segunda-feira, 6 de agosto de 2007

O culto do eu

Este fim-de-semana tive uma conversa sobre o culto do eu, a blogosfera e o facto de isto ser um escape para as nossas parvoíces diárias e para os pensamentos mais estranhos ou comuns que nos assolam o cérebro.
Posto isto, acho que existem bons blogs e maus blogs. Acho que tudo depende do que eu acho. O blog mais lido do país, o Abrupto, é uma verdadeira seca. O Pacheco Pereira que me perdoe, mas este género de blog não me agrada. Logo, mau blog.
Gosto de blogs que falem da vida, das coisas que nos ocorrem, nos chateiam, nos façam pensar. Bons blogs.
Não gosto de blogs a atirar para o pseudo. Não gosto de blogs de promoção pessoal. Não gosto de blogs cheios de coisas prosaicas e amores perdidos. Maus blogs.
Gosto de blogs que me ensinem coisas novas. Gosto de blogs que me falem de gostos pessoais, de coisas que nos façam rir e chorar, que nos transmitam emoções. Bons blogs.
Afinal, o que é um bom blog? Aquele que me apetece ler e reler, que me faz lá voltar diariamente. Pode ser o teu blog, leitor que já está a pensar que eu estou parvo e que não devia ter tema para escrever. Mas, leitor que ainda não desistiu, está enganado.
O culto do eu existe em cada gesto diário. No pentear do cabelo, na forma como nos vestimos, na comida que comemos (ou deixamos de comer), tudo o que fazemos tem a ver com o nosso culto ao eu. O problema da blogosfera é que, por vezes, criamos um novo eu. Um eu moralista, pseudo-intelectual, ridículo, inventado em palavras que não se sentem. Esses eus irritam-me. Maus blogs.
O blog em que o eu que escreve é o eu que vive no mundo real. Isso é um bom blog.

34 comentários:

V. disse...

Vê lá tu que nunca li o blog mais lido da blogosfera... (já agora, existe algum sítio para ver o "ranking"?)

Leitora aqui não achou nada deste discurso parvo e não desistiu de ler até ao fim (como todos os outros).

Há uns tempos, no inicio do meu blog, escrevi que o bom de ter um blog é que podíamos ser nós próprios.

O meio virtual a oferecer-nos a capacidade de sermos o mais real que consigamos para connosco mesmos.

Eskisito disse...

Thunderlady:
Existe mesmo. Chama-se blogómetro e ele e o Markl estão sempre nos primeiros lugares.
Temos mesmo de ser nós próprios. Porque isto não faria sentido de outra maneira.´
Beijos

Professorinha disse...

É o Abrupto o mais lido?... Eu também nunca lá pus os olhos...

Bons blogs são os que falam de nós, do que aprendemos e tentamos transmitir...

Bom blog é aquele que nos prende...

Dina disse...

Concordo contigo a 100%!!
Está tudo dito...
Bjs

Cruxe disse...

Há blogs que fazem grandes dissertações sobre a vida. Alguns mais filosóficos que outros, mas sempre a tentar mostrar o lado mais intelectual do autor.

Há outros que falam apenas das coisas simples da vida, do dia-a-dia dos seus autores. É neste que se insere o teu e é por isso (e pelo facto de te conhecer) que gosto de ler. Acho que já te conheci mais nestes meses que "te" leio do que nos anos em que convivemos todos juntos.

Diabba disse...

Já visitei o Abrupto 2 ou 3 vezes... imagina lá pq é que não voltei?? e pq é que não está na minha lista de blogs favoritos?
Não sei pq, mas suspeito que ter esse gajo nas listagens dá, aos donos dos blogs que o têm, uma sensação de "eu conheço uma estrela" e não conhecem nada!
Tb me irritam um bocadinho aqueles blogs cor-de-rosinha, em que o mundo é maravilhoso e parece que o dono/a anda sp a saltar de nenufar em nenufar, com uma felicidade interminável.
Os porno-blogs, tb me deixam de pêlo em pé e, não é de excitação! Alguém acredita, sinceramente, que a vida daquelas pessoas é assim??
E os escritores e poetas de algibeira?? Não há paciencia!!

beijo d'enxofre (muito venenoso, hoje)

Cardin! disse...

amigo esk, foi bom falar ctg este fdsemana, e mto haverá sempre pra dizer sobre esta porra dos blogs. Basicamente visito 2. não por serem blogs na sua essência. não é assim que os vejo. pq se fosse, não os visitava. a sério!

Visito o pica-milho pq é de um amigo valente que tenho, e aquilo que hj é um blogue meio pessoal, começou por ser um diário das aventuras e parvoíces de fdsemana do nosso grupo de amigos. era mais fácil e proveitoso falarmos por ali, que enviarmos emails.
Visito o teu, pq dpx de me mostrarem o link, começei a ler episódios da TUA vida pessoal, e como teu amigo, começei a reviver episódios da tua/nossa adolescência e a matar saudades de mais um amigo que o tempo e o destino levaram pra longe do meu quotidiano.
É raro escrever opiniões, só o faço se o assunto e a disposição estiver para aí voltada. MAs de facto não gosto de blogs, por todos os motivos que te disse este fdsemana, como o que abordas neste teu ultimo post. Parece-me evidente que os blogs trazem os seus bloggers para uma esfera mto próxima de um big brother INACREDITAVELMENTE auto infligído/imposto. Ainda ontem a Raquel me contava que um amigo a quem ELA LIGOU, lhe deu inúmeras novidades acerca da sua vida particular, ao que a Raquel ficou feliz por saber e por o ouvir, mas lhe disse que ele devia ter ligado mais cedo.. ao que ele responde "epah, mas eu já falei disto no blog há algum tempo..." ou seja, se queres saber da minha vida.. vai ao blogue. pq é lá que como tu próprio dizes, se ri, se chora, se fica a saber da história da vizinha, do que é que comeste ao almoço e jantar, de onde te deitaste qd chegaste cansado do peixe congelado, de tereis ido aqui ou ali.. de teres furado um pneu... enfim... "you name it!! E é mesmo deste big brother que eu não gosto.. ainda por cima consciente.. mesmo que dpx desculpável, por de facto ser intenção fugir a 7 pés desses neologismos/rotulescos.
Concordei de imediato com a tua MARIA, qd disse que não escrevia o que os outros queriam ler, ou para fazer sentir no leitor, que estavam perante uma pessoa fantástica e cheia de filosofias e pensamentos bué profundos e importantes... fuck that!! o blogue é o que é.. não se pode contornar a questão do culto do eu, que é a minha teoria e única, para justificar a sua existência. DE repente ficámos submetidos a uma gaita de rotina e caras comuns, e é ali que se despeja, aquilo que só faria sentido despejar numa amena cavaqueira de café, com os amigos.. enfim!!
Pode ser menos ou mais doentio, mas é o culto do eu.. misturado com um novo conceito brotheriano da escrita, que mtas vezes me parece abusado.. na profundidade.. na privacidade.. mas enfim! tu és ESkisito pah! e por isso.. pode ser..

Agora livra-te de alguma vez quereres publicar esta porra, só pq em termos capitalistas te seria interessante divulgares a tua vida e aventuras.. livra-te!! dou-te com a marreta na tola pah!! passa-te logo a eskisitice e começas a comer e a beber por uma palhinha!!! LIVRA-TE!! ;)

Teresa disse...

Concordo inteiramente contigo. E com a Diabba (ou não nos déssemos nós tão bem).

Não tenho paciência para vários géneros de blogues, que podem ser todos muito diferentes entre si. De um deles até falas aqui. Fico muito feliz pelo sucesso que tem, olha que bom para o dono, etc. Ficará muito bem dizer que se lê o Abrupto? Ficará. Eu não leio.Não tenho paciência.

Como não tenho paciência para blogues a atirar ao poético. É que eu, por acaso, até gosto muito de poesia, e julgo ter sentido crítico suficiente para distinguir a boa da má. Só encontro lixo e piroseiras. Os donos desses blogues têm o mais legítimo dos direitos a mantê-los e a despejarem para lá todas as coisas desinteressantes ou mal escritas que lhes passarem pela cabeça. Eu tenho o mais legítimo dos direitos a não pôr lá os pés. E ficamos todos felizes.

Não tenho paciência também, por exemplo, para erros de Português, pior ainda se são graves. Se na primeira visita a um blogue deparo com uma calinada séria (sei distinguir), não volto lá. Acabo de espreitar pela primeira vez um blogue onde não voltarei. Escangalhei-me a rir com o título e subtítulo, deliciei-me com o boneco a enfeitá-lo e já estava toda sorridente a pensar que tinha descoberto um sítio novo e prometedor. Isto até ter tropeçado em duas asneiras monumentais. Recuso-me a ler alguém que escreve deixas-te (deixaste) e amá-mos (amámos), ponto final. Até pode ter coisas engraçadas para contar, mas a irritação que os erros em mim provocam anula o resto.

Há blogues que visito regularmente (neste momento menos, claro), há outros que vou deixando de visitar, porque os considero profundamente desinteressantes. Mais depressa vou ler um blogue de mecânica, onde até poderei aprender coisas úteis como a diferença entre uma chave inglesa e uma fio de prumo, sei lá eu!

Fatalmente, depois de algum tempo, começamos a conhecer alguma coisa da pessoa que escreve, ou pelo menos da persona que ela adoptou. Não suporto gente com os olhos postos no umbigo, por exemplo, e essa é uma das primeiras coisas que num blogue detectamos acerca de quem o escreve. O mais curioso é que, geralmente, quanto mais desinteressante é a pessoa, mais maravilhosa se acha. Não tolero igualmente sabujice e lisonja. Outro grupo a riscar. Há blogues que posso voltar a visitar ocasionalmente, mas só muito dificilmente comentarei, porque só me apetece dizer coisas desagradáveis. If you don't have something nice to say... já sabes o resto.

Isto já vai longo e eu vou retomar o trabalho.

Beijo grande.

Miss Alcor disse...

Que belo post!
Descreveste exactamente como as coisas são e deveriam ser. Também me farto um bocadinho de blogs pseudo e de gente que só aparece para criticar!
Bem visto!

Célia M. disse...

Parabéns pelo post, está muito bem!
Não conhecia o teu blog, mas pela amostra parece-me um "bom blog" ;)

Nuno da Alice disse...

Bem, para começar deixa que te diga que há pessoas em que o seu blog é feito dos comentários que deixam nos blogs alheios. Gigantescos, gigantescos....
Há algum tempo que não escrevia nada por aqui, mas tenho lido religiosamente todos os posts. Gosto quando falas de coisas que a todos nos inquietam, desgosto um pouco quando entras no campo pessoal. São gostos. Eu nem tenho tido tempo para actualizar o meu blog, o grande amor da minha vida "a música" rouba-me o tempo que sobra. Quando aqui venho olho para aquelas plantas que tens ali em cima e fico sempre à espera que o Koala apareça :) Quando terei esse prazer?
Abraço e tudo bom para ti no martelanço do Red Fish.

pensamentosametro disse...

O meu blog é uma coisa onde escrevo o que me sai pela boca fora e nada mais é meu é privado e mesmo dos convidados só lê quem quer, quanto ao Abrupto passei por lá duas ou três vezes, onde costumo ver mais vezes o Pacheco Pereiro é na caixa do supermercado.

Bjos

Tita

Ninica disse...

Ganda eskisito.... gosto de ti, pá.... por seres assim..e dizeres essas coisas...também eu(novata nestas coisas) gosto deles assim...
jokas...

Eskisito disse...

Professorinha:
Bom blog é aquele com o qual temos alguma coisa em comum...nem que seja o sofrimento de ser professor neste país.
Beijos

Dina:
Posto isso, nada mais há a dizer.
Beijos

Cruxe:
Curiosamente, consegue-se ser mais pessoal no blog que na vida real. Talvez por não nos preocuparmos tanto com o que dizemos.
Um abraço

Eskisito disse...

Diabba:
Por acaso, esqueci-me de falar nos porno-blogs e na nova moda de ser puta e escrever um blog sobre isso. E, isso é mesmo irritante, e de que maneira.
Beijos

Cardin!:
Apesar de tudo o que foi dito nessa conversa, se algum dia me quiserem publicar, eu sou o primeiro a dizer que sim. Money makes the world go round. E, essa é que é essa.
Um abraço

Teresa:
Um blog sente-se pela sua essência. Ao abrirmos uma página, decobrimos um novo mundo. O problema é se esse mundo tem pequenos anões a dar cabo da sua beleza. Por vezes irrito-me comigo próprio por parecer deixar que os anões me destruam o meu.
Beijos

O meu mundo disse...

acho que depois de ler o post todo acho que posso considerar o meu blog +/-...nao sei...neste momento nem sequer consigo pensar...

bjinhu

Eskisito disse...

Miss Alcor:
Quanto aos maus blogs, ainda nos conseguimos safar. Agora os comentadores (normalmente anónimos) que existem para nos chatear a cabeça...esses sim, maus bloggers.
Beijos

Canochinha:
Bem vinda e obrigado pelo elogio. Mas, ainda não me considero um bom blog.
Beijos e obrigado pela visita.

Nuno da Alice:
Por vezes apetece-me desabafar. Dai os campos pessoais. Mas, tento evitá-los (agora tem andado complicado).
Ainda hei-de conseguir ir ver a tua banda a actuar. Se sobreviver à odisseia peixal.
Um abraço e obrigado pelas tuas palavras.

Eskisito disse...

Tita:
Da próxima veres que o vires, diz-lhe por mim que eu lhe insultei o blog...hehehe
Beijos

Ninica:
Eu também gosto muito de ti miúda...também eu já fui (e acho que ainda sou) um novato nestas andanças, mas divirto-me à brava com isto.
Beijos

Alguém+ neste mar de gente, disse...

tens razao. tenho a mesma definição de bons ou maus blogs...mas nunca tinha pensado que poderia estar certa! pensei 'olha mas que pouco sentimentalista ou culta me saiste, so gostas dos blogs que falam de parvoices ou coisas que acontecem aos outros no dia a dia' pois mas realmente aborrecem-m blogs muito filosóficos... ou d grandes amores. n é isso que me inspira realmente.

Graça disse...

Basicamente não gostas do meu blog!!
Ok eu compreendo, é o peixe!!! é o peixe!!!

Van Dog disse...

Parecia que estava a ouvir o meu dono: "mau cão!"; "bom cão"... ;)

Maria do Consultório disse...

Mê amori:

Tu já sabes o que eu penso, não é?
Nao vale a pena estar para aqui a escrever uma grande disertação sobre o assunto.
Não tenho a mínima pachorra para as veias poético-bloggers.Fico logo com o sobrolho a tremer!
Mas deixa lá, quando eu te souber dar uma definição de blog digo-te.
beijo gandalhão com pé com pupas (putas das melgas!!!)

Nuno da Alice disse...

Abraço grande Vitor!

ariba disse...

Bem, e segundo a tua teoria, que também é a minha, este é um bom blog! Tem o que se poderia chamar de "programação variada" se fosse um canal de televisão! E assim, não enjoa, antes pelo contrário, há sempre aquele bichinho do "deixa cá ver o que é que há hoje no blog do Eskisito..."

Beijinhos

nelio disse...

pois eu gosto essencialmente dos blogs "livres" que refletem as flutuações de humor e a diversidade de interesses de quem os escreve... irritam-me os temáticos, os cheios de poesias, o abrupto é uma chachada e o do markl nem sequer lá fui.

um abraço

olho_azul disse...

Bons blogs são aqueles que visitamos assiduamente, por essa mesma razão, por serem bons!
Realmente um blog é algo onde podemos depositar o nosso eu, seja por sentimentos, seja por relato de uma ou outra situação, seja mesmo numa imagem.

Um abraço

Eskisito disse...

Alguém+nestemardegente:
Não é uma uestão de ser culta ou sentimental, simplesmente, os temas simples, como as nossas vidas, são muito mais apelativos para um leitor. Aliás, um blog é um diário...se o diário for chato, ninguém o quer ler.
Beijos

Benfiquista:
Ouve, nem a árvore com cheiro a pinhal te safa...
Um abraço

Van Dog:
São sempre pontos de vista...
Um abraço

Eskisito disse...

Meu amor pequenino:
O pé já sarou, os dias passaram, e tudo o que pensamos está envolto numa névoa de peixe...o que interessa relamente um blog se é o teu corpo que sinto quente ao meu lado quando me deito?
Beijos cheios de carinho e cura milagrosa para as tuas dores.

Nuno da Alice:
Esse abraço será sempre bem-vindo. E devolvido com força e saudade.

Ariba:
Dizes isso porque te conheço, ou porque o blog te interessa??? Ah, pois é...
Beijos

Eskisito disse...

Nelio:
O do Markl é fixe, mas ele é muito self-centered. O ego dele enchia uns quantos blogs.
Um abraço

Olho_Azul:
Concordo contigo. Visito regularmente um blog de fotos (Fotógrafos de Elvas), onde as fotos são todas de amadores. Algumas delas são verdadeiramente fabulosas. Mas, o blog não tem ambições de nada, nem comentários pseudo às fotos. É isso que o torna genial. Aconselho-te.
Beijos

Saltapocinhas disse...

espero que o meu não esteja na tua lista negra até porque temos gostos muito parecidos!
subscrevo o teu post na íntegra!

Azul disse...

TALVEZ NÃO SAIBAS E TE POSSA PARECER SURREAL:

tu és um Druida.


Nâo vou dizer mais nada, porque sei que tu sabes do que eu estou a falar e a tua maria também

ponto

Eskisito disse...

Azul:
Tipo Panoramix??? A sério que não vou lá...
Beijos

Azul disse...

Exacto.

Tipo Panoramix!!!!

Nem mais nem menos.

E não te preocupes,um dia vais lá.

Rita disse...

Eu cá acho que cada um tem o direito de escrever aquilo que lhe dá na real gana assim como eu tenho o direito de ler apenas aquilo que me dá gozo. Não diferencio os blogs como bons ou maus apenas como os de que gosto e os de que não gosto. Do teu gosto, é claro...
Jokas