sexta-feira, 17 de agosto de 2007

É por estas e por outras que me chamam nomes…

Mas, tem de ser. Passo a explicar. Nasci em Coruche, e lá vivi 19 anos da minha vida. As Festas do Castelo são o seu ponto alto, pelas bandas e pela pinga que sobeja. Mas, coisa que nunca me cativou foram touros e largadas dos mesmos. Nada contra, há quem goste e tal. Mas ontem vi algo que me motivou raiva. Na SIC, uma reportagem sobre as Festas de Coruche, onde se mostrava o quão estúpidos conseguem ser os humanos, e neste caso específico, os Coruchenses.
Apesar de deixar o vídeo afixado no final do post, tenho de realçar algumas pérolas do mesmo, porque não consigo ficar calado.
Começa com imagens de uma largada de touros, onde o touro está amarrado com uma corda. O jornalista, começa a reportagem a dizer “O espírito ribatejano em toda a sua pujança.” Facto: a largada de touros à corda não é um costume, tradição ou treta nenhuma ribatejana. Entrevista uns quantos espectadores deste espectáculo deprimente que se saem com maravilhas como “Gosto de Bois.” ou “É Coruche, é muita bom!”. Triste…
Depois entrevistam um maluco qualquer que pegava touros sentado, cuja modéstia é inexistente, pois diz que aquilo é que era de macho. Passam a entrevistar El Presidente, que já foi forcado (e professor, e tudo e tudo…) que afirma de forma convincente “Ser forcado é uma actividade radical…”. Enquanto pronuncia isto, vê-se na imagem um touro a escorregar num passeio…
Na senda das entrevistas proveitosas, entrevistam um campino que afirma que a largada foi fraca porque “Não podemos fazer folclore nenhum…dar a varada no touro…ele agarra-se ao cavalo…”. Dar uma varada ao Touro??? Agarra-se ao Cavalo???
A reportagem é finalizada com um convite a todos os que queriam visitar Coruche nas festas, porque aquilo é que é “Tradição ribatejana…”.
Se existe coisa que me irrita é o legado ribatejano que me passa pelas veias. Ter de ser aficionado à força, ter de gostar de actos bárbaros e cruéis contra animais. Não o tenho em mim, peço desculpa por desonrar assim as minhas origens. E, o facto de se passar em Coruche deixa-me enfurecido.
Para o Sr. Dionísio, El Presidente, deixo um recado: Se te amarassem uma corda a uma extremidade e te fizessem correr atrás de anormais que acenam com lenços vermelhos, chapéus de chuva (??) e gritassem “Eh humano lindo!!”, acredito que não gostasses lá muito desse desporto radical.




23 comentários:

O Livreiro disse...

eskisito como sabes eu até gosto de touradas mas não à corda porque o que me "alembro" essa é típica dos açores, podiam ers dar formação aos senhores da tv para eles falarem do que não sabem.
fica bem.

bjufas perfumadas

Diabba disse...

Nem me atrevo a ver o video... normalmente fico a espumar com estas coisas.

Sou uma fanática torcedora "pelo touro", pulo de alegria sp que o desgraçado dá uma cornada bem dada nesses grrrr... grunffff... nesses gajos armados em machos!

Abomino qualquer tipo de crueldade gratuita, sobre animais, com que umas almas, pobres de espirito, se divertem!

beijos bué enxofrados

V. disse...

Só tenho uma coisa a dizer: abaixo as touradas, largadas de touros e afins. Não suporto ver nem o touro a ser torturado nem quando há alguém ferido, com o touro enraivecido a espezinhar e sei lá mais o quê.

(Se o meu avôzinho me ouvisse dizer isto dava-me já uma traulitada... ele, que nunca me deixava estar presente a ver matar os animais porque corria sempre mal)

Ninica disse...

Eu mal por mal...prefiro ver a bola...vê lá tu ao ponto que eu chego!!!! Também sou ribatejana, e nada aficionada...passa-me completamente ao lado...
Temos pena...
jokas...

foryou disse...

E que tal uma arena de leões onde se largam humanos?! Também era capaz de ser giro, não?!
Pois... isso não! Que nós somos um povo muito evoluido, nada de coisas barbaras...
ai ai santa paciência!

Graça disse...

Viva as touradas!!!
Abaixo os Verdes!!! Esses grandes filhos da p......

Beijos

Dina disse...

Ó Benfiquista não é preciso ofender, ainda por cima porque nem era a esses leões que o comentário se referia.

Graça disse...

Vai tudo parar ao mesmo!!!
Eu não gosto deles!!!!!!!
Sou Ribatejano com patilhas grandes
LOOOOOL

Esses grandes.....

Diabba disse...

Desculpa Esk, mas tenho que deixar uma frase ao teu amigo benfiquista...

"dinheiro e boa educação, nunca são demais" - Charlie Chaplin

Teresa disse...

Não vi o vídeo. Recuso-me. ABOMINO tourada, como deves calcular.
A primeira e última a que fui, acho que tinha quatro ou cinco anos, foi a da inauguração da praça nova de Santarém. Tiveram de me trazer cá para fora, porque eu desatei numa choradeira desgraçada com pena do touro. Desde esse dia... nunca mais!

Só não me importo nada de ver uma pega... porque será?...

Beijo.

elvira disse...

Também detesto touradas, pegas e afins. Não sou ribatejana, mas não creio que por se ser ribatejano, tenha que se gostar dessa barbaridade. Também não gosto dos Benfiquistas que ofendem os outros(eu também tenho em casa um assim, e levo a vida a chamar-lha a atenção). E eu até nem sou leoa. Mas infelizmente, reconheço que Também existem pessoas assim de outras cores. Só penso que se devem respeitar os outros. Voltando aos touros, ás vezes costumo dizer que se houvesse reencarnação, era bom que na próxima vida se invertessem os papéis.

Van Dog disse...

ODEIO touradas!
Adorei o último parágrafo...

AEnima disse...

Ola eskisito!

Nem de proposito, ontem vi o teu blog pela primeira vez e hoje estive a ver umas fotos dos teus gatos lindos!

Como e' possivel voces nao saberem, nao deixem a Guida andar ao sol. Os gatinhos brancos facilmente ficam com cancro de pele. Comecam a fazer feridas com a pele queimada nas orelhinhas e no nariz muito facilmente!

Beijinhos para voces

Ass: A cangalheira emigra

Cruxe disse...

E depois há isto.

Touradas também não é comigo. Não sou radical a dizer que sou contra, mas não gosto, pronto. E abomino quem olha para mim de lado e comenta, então mas és ribatejano e não gostas de tourada?

NÃO! NÃO GOSTO.

Marta disse...

Eu gosto mesmo é da parte em que levam uma boa cornada! Isso sim, é de macho! :)

beijos

maria cunha disse...

felizmente poucos ribatejanos que conheço partilham qualquer tipo de admiração por touradas...

já devem saber que sou totalmente contra este tipo de sacrifícios a animais... abomino touradas, circos e qualquer outra forma de espectáculo que tenha por fim a exibição de animais...

beijo

Rita disse...

Confesso que quando ouvi (porque não estava de frente para a TV) essa história sobre Coruche me lembrei de ti mas já sabia que não gostavas de tourada assim como eu também não.
Nem sei o que dizer, a entrevista ou reportagem ou lá o que foi, foi uma completa estupidez de princípio ao fim e a tourada e tudo o que se assemelha é uma anormalidade que não consigo compreender...
Jokas

River disse...

Desculpe lá, mas esse seu aparte ao Presidente da Câmara (fosse ele, qual fosse), foi extremamente infeliz!

Maria do Consultório disse...

Gostei do "fosse ele qual fosse"...yeah right!

Formiguinha disse...

Gostei!!!

Concordo plenamente contigo! Não é por pertencermos a uma determinada região que temos que aceitar de forma acritica o que lá se pratica.

Bêjos

Stôra disse...

Eskisito, o teu post está demais mas a parte final é melhor do que uma sobremesa!!!! (Fon fon fon - tradução: LOLão)
Há que dizer as verdades! Eu concordo ctg; imagino o quanto te deves sentir envergonhado...
*Beijinhos*

Azul disse...

Homem!

Tens todo o meu apoio!!!!

ariba disse...

Olá Eskisito!
No dia em que regresso a este mundo virtual dou logo de caras com temas polémicos! assim é que é homem!!
Por acaso também vi a tal reportagem. Estava no bar do parque de campismo e, mesmo sem que ninguém ali me conhecesse a mim ou às minhas origens ribatejanas, tive quase o impulso de me levantar e mudar de canal! Também fico muito incomodada quando digo que sou do ribatejo e as pessoas comentam "aah, terra de touros e toureiros!!" Nem por isso. Não conheço nenhum toureiros e em relação a animais parece-me que também há uma boa comunidade de cães e galinhas!! Enfim, estereótipos.
Estive em coruche por altura das festas (não nos encontrámos, infelizmente:((() e o meu moço, que é de outras bandas insistiu em ir espreitar a largada porque nunca tinha visto uma coisa assim...queria entender qual o interesse, qual a piada, qual o motivo de tanto entusiasmo... 10 minutos depois olhava para mim e perguntava qualquer coisa do género "Mas... é isto...?" Qual o interesse, qual a piada, qual o motivo?...não lhe soube responder e basámos.