segunda-feira, 13 de agosto de 2007

National Geographic

O pessoal de Domingo de manhã, que vê todos os documentários sobre animaizinhos que fazem tudo e mais alguma coisa…o pessoal que vê os todos documentários na 2 sobre animaizinhos que fazem tudo e mais alguma coisa…pois é…eu sou um deles.
Um dia vi um documentário da National Geographic sobre tubarões. E, descobri coisas maravilhosas sobre eles, mas que a minha memória eliminou como “material que nunca te vai servir para nada”.
Claro que hoje quando me disseram que ia descarregar Tintureira, o meu cérebro identificou a posta que costuma ver congelada no Modelo nas arcas. Uma segunda voz avisava-me de algo…mas, o quê???

Etmopterus pusillus

Nome comum - Lixinha da fundura, quelmazinha, tintureira
Common name - Smooth lanternshark
Classe - Chondrichthyes
Ordem – Squaliformes (Tubarão Prego)
Família - Dalatiidae

Pois…a tintureira é um tubarão. UM TUBARÃO. Hoje carreguei um (vários) peixe mais alto que eu (mais longo, não entremos em preciosismos), congelado, a pesar uns bons 100 kg.
Conselho de amigo: nunca eliminem informação por muito desnecessária que a considerem. Nunca se sabe quando é necessário invocar uma dor de costas ou uma alergia a tubarões.

12 comentários:

Dina disse...

É por isso que eu gosto mais de ver os documentários sobre os orangotangos!!
Tubarão????? xii...graças a deus que me fico pelos peixes normais, nunca comi coisas dessas! Tintoreira? que raio de nome!

maria cunha disse...

e neurónios para isso?... tenho um (nasci loira, confesso!)... e de tão mau que é nem se consegue lembrar o que jantou ontem... (pois, é verdade... fui eu que cozinhei... quem quereria lembrar-se de tal?)... vou tentar reter "tintureira"... mas não prometo que o consiga fazer...

beijo

Saltapocinhas disse...

também vejo esses programas todos...aqui há tempos vi um sobre a inteligencia dos polvos e agora penso sempre nisso quando como polvo...e ainda por cima adoro polvo...que chatice!!

V. disse...

Ainda não li o teu "post".. vim dizer-te que recebeste um prémio :)

Bjocas e mais força ainda!

Stôra disse...

Oh eskisito, as coisas q tu nos ensinas... Sinceramente n me lembro de alguma vez ter visto num hipermercado a tal "tintureira"... ptt nunca comi. Mas parece-me melhor comer tubarão do que ser comida por eles! ;)
*Beijinhos* e força para o teu novo emprego!

Tiago disse...

Olá! Como gosto do teu sentido de humor, premiei-te. Passa pelo meu blog para confirmares. Abraço =)

V. disse...

tubarão assim, inteirinho? Irra, deve meter respeito, mesmo morto e congelado!

100 kg... vai lá vai!

Azul disse...

EHEHHEHHHEHHEHEH..........


para variar, de partir o côco a rir!!!!!!!!!!!!!
Já tinha saudades de ter tempo para vos ler!

( Ouve lá, eu não sou digna das tuas nomeações porque raio de *************?????!!!!!,ai o caraças.....= kidding: tou lá nas tintas para essa ***********)

Bjufas ,cheias de saudadecas!

Eskisito disse...

Dina:
Tintureira, que segundo a minha sogra é de igual sabor ao Cação, mas muito mais barato...e as sopas de Cação (tintureira) que ela faz...HUMMMMMMM
Beijos

Maria Cunha:
O problema é que o meu cérebro é um bocadinho esquisito, o que o torna parecido com o dono. Por vezes lembro-me das coisas mais parvas possíveis...excepto da tintureira.
Beijos

SaltaPocinhas:
Ainda no outro dia tive a congelar uns quantos...se soubesse tinha-te enviado uns...
beijos

Eskisito disse...

Stôra:
E, segundo umas informações que adquiri na net, a tintureira é dos tubarões mais agressivos para o homem...eu que o diga...
Beijos e obrigado

Tiago e Thunderlady:
Obrigado a ambos e o post que se segue é sobre isso mesmo.
Beijos e abraços

Thunderlady:
Já sem cabeça e pele e cauda...só o corpo (cerca de 1m80cm e 100kg)...pois é
Beijos

Azul:
Se não encarar isto com humor, dou em maluco...(Mais do que já sou)
Beijos

Ninas disse...

:)

A vantagem de ter um pai amante da pesca e um irmão que faz caça submarina é saber esse tipo de coisas.

Porque a verdade é que pouco vejo de documentários televisivos.

Rita disse...

Vê o lado bom da coisa podes chegar a casa e dizer:
-Maria, hoje estou derreado, andei à porrada com um tubarão...
Jokas
PS - Eu também devoro todos os documentários sobre animais (ontem vi um com crocodilos de Cuba que respondiam pelo nome - como se fossem cãezinhos, nem o meu gato é tão obediente).