quinta-feira, 7 de junho de 2007

Deve ser uma piada…


Como o meu estado de saúde melhorou, sem ser necessário ir perder tempo para bichas de hospitais ou centros de saúde, resolvi informar-me sobre o estado das coisas nos últimos dias…e descobri que afinal o senhor José Sócrates e o seu Governo são uns verdadeiros cómicos.
Ora, li três títulos de notícias fabulosos. O primeiro dizia: "Os portugueses são dos europeus que mais pagam pela saúde”. Não sei porquê, esta não me surpreendeu. Em comparação a países onde o rendimento per capita é o dobro ou o triplo do nosso, os governos de países como a França, a Holanda ou a Inglaterra apoiam mais as despesas de saúde que o governo português.
Agora, o segundo título é que me atingiu que nem uma bomba: “Despesas com saúde vão deixar de ser dedutíveis no IRS”. Um relatório do Governo diz que o Serviço Nacional de Saúde está a abrir falência, e que uma das medidas para o salvar é acabar com as deduções no IRS das despesas relacionadas com a saúde. Vão poupar 524 milhões de euros (nem sequer vou falar nos 700 milhões que segundo o Tribunal de Contas desaparecerem do governo…).
Ora, a lógica diz-me o seguinte: se Portugal é um dos países onde mais se gasta em saúde, e onde o governo menos apoia…não deveria dar lucro em vez de prejuízo?
Mas, depois li o terceiro título: “Governo assina protocolo para investimento de 25 milhões. Computadores e Internet a preços reduzidos arrancam hoje”. Portanto, a prioridade é a informatização do país. Não a saúde, não a educação. Os princípios básicos de uma sociedade.
Eu estou a contribuir para essa mesma prioridade (embora esteja a pagar do meu bolso o portátil e a Internet que vai fazer o envio deste post). De forma informatizada, digo que esta gente está toda maluca e que este país vai de mal a pior.

16 comentários:

o livreiro disse...

Ora seu piegas, tu devias ouvir uma certa pessoa q na tua situação iria de certeza ao SAP mais próximo.
Quanto aos computadores de borla do mesmo mal me queixo eu q tenho todos os meses de pagar a internet porque não carenciado. Sou um pobre trabalhador q paga impostos para outros terem isso e mt mais.
um abraço e um bj para a maria

Maria do Consultório disse...

o livreiro está armado em comunista...não querem lá ver!

Cruxe disse...

Foge, que não percebes nada. Não ves que o estado arranja esses apoios, mas depois tira os apoios à saúde (fechando os SAP, por exemplo) de forma a que as morram mais pessoas e assim eles não precisam de dar apoio a tanta gente. :)

Teresa disse...

Isto é tudo uma vergonha!
Há dois anos precisei de meter baixa para acompanhar a minha Mãe, na altura muito doente. Nunca tinha metido uma baixa na vida, fiquei a saber que só o médico de família ma podia passar. Nunca tive médico de família, nem no centro de saúde estava inscrita. Lá fui fazer a minha inscrição, e andei uma semana inteira a caminhar para lá para ver se conseguia apanhar uma vaga nas consultas, porque estava na bicha dos "sem médico" - o meu proceso era o n.º 23 mil e tal desse grupo no centro de saúde de Sintra.
Valeu-me a médica que acabou por me consultar, que quando viu que eu era desse grupo me perguntou se queria passar a ser doenete dela. Não lhe saltei para os braços nem sei porquê.

Há tempos tive de ir às urgências do Amadora-Sintra. Feita a triagem inicial, consideraram que eu era - seria amarelo?, não me lembro da cor, só sei que à minha frente só passava alguém que lá aparecesse com as tripas de fora, consideraram que era urgente. Cheguei lá à uma da tarde. Fui vista já passava da meia-noite...

Que te posso eu disser que não saibamos todos?
Um beijo.

ana disse...

Pois, eu às vezes acho que os noticiários vão ser as sitcom do futuro, fazendo o pessoal rebolar com tanto riso.
Hoje de manhã, como de costume, fui tomar o meu café antes de ir trabalhar. Sequência dos títulos do noticiário que estava a dar na televisão:
1º "Desempregados vão deixar de ter isenção nas consultas do SNS" - claro, num país com uma taxa de desemprego tão minúscula, desempregado é quem não quer trabalhar e esses malandros não merecem qualquer tipo de regalias! Vão trabalhar, seus calões!
2º "Reduções nas pensões de reforma poderão atingir os 30%" - nem sei para que faço eu os meus descontos todos os meses. Vale mais deixar-me levar na conversa do Santander e do BES e do Millenium, esses sim, sabem que o que os portugueses precisam todos é de PPR. E claro, como trabalham para "ajudar" as pessoas, têm que ter a sua recompensa monetária - coisa mínima...
3º "Taxas de juro devem chegar aos 5%" - Ora adivinhem lá quem é que vai lucrar - outra vez - com isto? E quem será - outra vez e sempre - prejudicado? Quem é, quem é?
4º (para terminar em beleza o fuzilamento) "Concurso para a OTA vai arrancar até ao final do ano". Bom depois desta já nem tinha forças para me insurgir.

Senti-me apunhalada e triste. Muito triste com um país que parece uma daquelas tias de Cascais todas arranjadinhas, mas que não tomam banho porque já lhes cortaram a água há muito tempo e se encharcam de Channel nº5 para disfarçar a coisa; que usam sapatos do mais caro mas têm os pés cheios de joanetes; que dizem que comer pouco é sinal de delicadeza, mas o que têm é a despensa vazia!

Ponto positivo: pelo menos não falaram do TGV e da sua imperiosa necessidade para o país.

Nuno da Alice disse...

Pois eu digo que enquanto um político destes do governo, de preferência o Sócrates ou a porca da ministra da educação ou o Mário Lino ou o nazi ministro das finanças ou...ou..ou..., não apanharem uma bela tareia de uns quantos touros enraivecidos pela dor da corda na garganta, isto só tende a piorar.
A luta faz-se não só nas mentes como também nas ruas. E ainda num comentário aqui no teu blog um anormal que deve ser teu amigo, presumo eu, acha que greves devem ser coisa de gente pobre...
Abraço Vitor e bebe uns Reais Lavradores brancos que a dor não passa mas alivia.

Exorcísmico disse...

Cruxe: até que enfim encontro alguém que defende a mesma teoria que eu!

Nuno: não achas que Pedras Negras é melhor?

Rita disse...

Cá para mim deveria haver opção de escolha, quem quisesse ou não tivesse alternativa continuava a depender do SNS quem pudesse optava por um Seguro de Saúde, assim como assim eu continuo a pagar a Segurança Social, praticamente não usufruo de nada e quando chegar à idade provavelmente nem 5€ de reforma vou ter. Ainda ontem (boa maneira de passar o feriado) fui para a CUF com a R pequenita e estive lá duas horas uma das quais a aguardar resultados. Se tivesse ido para o Amadora/Sintra ainda lá estava...

Eskisito disse...

livreiro:
Essa é que é essa. Uns pagam impostos para outros usufruirem das regalias...e as reformas vão baizar entre 30 a 40%. Fantástico.
Um abraço

para sempre, maria:
Eternamente crítica.
Beijo

cruxe:
Nem mais. Nada como fechar os SAP's para justificar investimentos em treta que não interessam ao menino Jesus.
Um abraço

Teresa:
Por acaso, também passámos por uma dessas há uns meses por causa da Maria no Distrital de Santarém...e, é mesmo vergonhoso. Mas, a OTA é fixe.
Beijos

Ana:
O teu comentário dava um post. É mesmo isso (e eu ainda te vou roubar a ideia do Channel). Um país de faz de conta a pensar no que pode parecer.
Beijos

Nuno da Alice:
Lá está meu amigo...revolução. Não quero bater no ceguinho, mas é precisa. Para que se abram bem os olhos ao que passa por aí.
E, quanto aos Reais Lavradores, só se não aparecer o velho a estragar a noite, garanto-te que faz mesmo é recordar outros gloriosos tempos.
Um abraço grande e obrigado pela "memória".

Exorcismo:
Não sei o que te dizer a não ser o seguinte: PEDRAS NEGRAS???? EH LÁ!!
Um abraço

Rita:
Concordo inteiramente. A S.S., o SNS e todas as tretas do estado que supostamente nos facilitam a vida deveriam ser opcionais. Porque garanto que nesse dia nunca mais usava essas "regalias".
Isso da R...espero que não fosse nada de mais...
Beijos

Maria do Consultório disse...

Crítica???
Desculpa lá mas não, gosto é de mangar!

Eskisito disse...

para sempre com resposta:
Pois, frutos exóticos...
Beijos croma do catano.

o livreiro disse...

Para sempre,Maria:
Não tou armado em comuna, só vejo as coisas pelo lado positivo.
"MAU" como costumas dizer.
blufas.

Professorinha disse...

Claro que é uma piada! Ainda não ouviste falar da terapia do riso? É para te curares mais depressa :)

Eskisito disse...

livreiro:
Já lhe dei o arroz...
Um abraço

Professorinha:
Resultou plenamente...
Beijos

hmocc disse...

Aviso: comentário extremamente longo...

Na minha vida fui 2 vezes operado ao nariz e nunca por razões cosméticas, antes pela necessidade de respirar por esse apêndice da minha cara.

Na primeira estive 3 anos à espera que: 1) fosse inaugurado o Amadora-Sintra; 2) que todas as outras prioridades passassem à minha frente; 3) E quando chegou a minha vez andei que tempos em exames e consultas externas, etc.

A operação correu mais ou menos bem, a noite que passei nos cuidados intermédios nem por isso, já que só me deram uma garrafinha de plástico para eu me aliviar, mas numa sala com outros 7 moribundos ficava díficil.

Foi tudo gratuito, excepto que na altura tinha de pager 300 escudos por cada consulta externa, e ainda foram umas quantas.

No fim, fui sujeito à mais dolorosa sensação que tive até hoje quando me arrancaram uns tubos que me tinham posto no nariz, que mais parecia que me estavam a puxar os pulmões cá para fora com um alicate.

A segunda "ronda" deveu-se ao facto da primeira operação não ter resolvido grande coisa. Felizmente estava já a viver no Reino Unido.

Esperei cerca de um ano (sim, também se espera) mas como o governo estava perto de eleições, deidiram que queriam acabar com as listas de espera e ofereceram-me a hipótese de eu ser operado num hospital privado, sem custos para mim.

Obviamente aceitei logo, porque o médico era o mesmo, tive apenas 2 consultas prévias à operação e passei apenas uma noite no Hotel, perdão no hospital privado onde tive um quarto só para mim, com casa de banho privativa que nenhuma enfermeira me impediu de usar, e onde não tinha de partilhar do sofrimento de ninguém nem forçar outras pessoas a usufruir do meu.

O problema nunca foi resolvido a 100%, mas respiro hoje melhor do que quando saí de Portugal.

hmocc disse...

moral da história: Se estás mal, muda-te.