terça-feira, 5 de junho de 2007

A loucura de Herman ou o reflexo da Tuguisse aguda

Agora foi Ana Bola a sair de cena. Insatisfeita profissionalmente, resolveu abandonar o projecto Hora H. Anteriormente, Maria Vieira tinha feito o mesmo. Vítor de Sousa e Joaquim Monchique nem sequer consideraram o projecto.
Herman, em entrevista à TV 7Dias disse que o programa estava a ganhar contornos de programa de culto.
Posso tirar duas ilações desta situação. Uma primeira, relativa à aparente loucura de Herman. Programa de Culto? O facto de o povo dizer umas frases feitas e conhecer as personagens tipo, não fazem um programa de culto. E, desde os Monty Phyton ou o Fawlty Towers que não existe espaço para mais programas de culto de humor. Portanto, Herman deveria apenas pensar que, indiferentemente das audiências, o programa é um fracasso para o que era esperado de um dos maiores génios do humor em Portugal.
A segunda, prende-se com a Tuguisse. Herman continua a acreditar que o seu programa é genial. Os seus fãs, cegos com as palas da dependência de ideias, apoiam o mestre e dizem que este é um dos seus melhores programas. Por outro lado, existe a facção de tugas que querem enterrar Herman vivo. Por nenhum motivo, ou por todos. Sempre fomos extremistas…ou gostamos ou esfolamos vivo.
Não saber analisar uma situação a frio é um dos maiores defeitos do tuga. É a tal Tuguisse aguda. É ou não é. Pão pão, queijo queijo.
Claro que o melhor medicamento para esta maleita é o “dar a cara”. Porque nessa altura, o tuga encolhe-se e inventa uma qualquer desculpa esfarrapada para ter dito o que disse.
Talvez por isso, isto esteja assim. Pelos Hermans, pelos Sócrates, pelos Zés Povinhos que dizem “mata e esfola”. Enquanto uns falam demais, outros não saem do silêncio.

31 comentários:

Maria do Consultório disse...

É o mesmo que está a acontecer aos Gatos. A cada programa torna-se notório que este formato não tem nada a ver com o grupo.
Tenho pena que estejam a decrescer tanto em qualidade, mas é um facto.
Quanto ao Herman, por muito génio que ele seja, não pode dormir à sombra de um epíteto...tem mais é que encarar a realidade e ser permeável às críticas.

Teresa disse...

Posso criticar o Herman porque sempre fui a sua maior paladina no que ele tem de bom (e muito bom mesmo):

a) Genial em sketches, a apanhar os ridículos de extractos sociais, do mais rasca ao mais Quinta da Marinha... Há uma vastíssima galeria de personagens a comprová-lo.

b) De uma generosidade bonita de se ver com os novos. Joaquim Monchique, Maria Rueff e outros ainda hoje andariam a fazer pontinhas obscuras em rábulas de revista (ainda há revista? sempre odiei, mas...) se não fosse a mão generosa que ele lhes estendeu. Tem um enorme talento para detectar outros talentos.

Coisas que não suporto nele:

a) A possidoneira. Quer imitar formatos que não encaixam cá bem. As suas intervenções à la Jay Leno deixam-me constrangida. Pior, deixam-me envergonhada. Por ele.

b) A afectação. Quando ele diz nem uma só palavra que seja em estrangeiro apetece-me encher-lhe as trombas de estalos, seja francês, inglês, alemão ou italiano (falo muito bem duas delas, arranho sofrivelmente as outras duas).

c) A má-criação. Quando se tem um convidado, deve deixar-se que ele brilhe. O oposto do que ele faz. Cala as pessoas. Interrompe-as com chalaças parvas e boçais (principlamente se forem estrangeiras). Lembro-me de há muitos anos, no "Parabéms", lhe ter ficado com um ódio de morte quando ele interrompeu a torto e a direito o Christopher Lee, que eu só associava aos filmes do Drácula - que nunca tinha visto - e estava a revelar-se uma pessoa interessantíssima.

d) O novo-riquismo. Acho que ele merece cada tostõ que ganha. Acho muito feio que transforme isso nunca exibição. Não fui educada assim.

Posto isto, devo dizer que nos últimos ano até me tenho esquecido de que ele existe. Ainda tentei ver este último programa alguma vezes, mas não me arrancava mais do que vagos e desinteressados sorrisos. Não é o glorioso Herman que eu lembro. O Herman do "A Minha Vida Dava um Festival de Cinema" - tenho isso em vídeo, quando passar a dvd fica-te prometida uma cópia, a ti e à Maria. Talvez a melhor coisa que me lembro de lhe ter visto, por sorte gravei-a.

Eskisito disse...

Mariazinha do meu coração:
Tens razão, mas os Gatos vão ficar para outra altura.
Em relação ao Herman, é exactamente como dizes...por ter tido sucesso no passado, pensa que tem o futuro garantido.
Beijos grandes...

Teresa:
O teu comentário dava um post impressionante. Adorei a análise ao post e ao Herman. Mas, o meu intuito não era criticar apenas o Herman, mas uma sociedade de Hermans.
Beijos

maria cunha disse...

Há algum tempo atrás, num programa da SIC Radical, "Conversas Ribeirinhas", o Herman José disse que os portugueses do interior eram muito básicos e por isso só percebiam certas piadas se ele dissesse umas asneiras pelo meio...

Ora eu sou do interior, nasci até muito perto da fronteira e tenho alguma pena que os meus pais não tenham escolhido esse dia para ir comprar caramelos e teria eu agora outra nacionalidade, mas adiante... como eu dizia sou do interior e nem por isso gosto de asneiras. Sei-as quase todas e até as uso, mas gosto de humor com alguma classe... as piadas brejeiras nunca me disseram nada... e como eu, conheço muitas outras pessoas do interior que pensam da mesma maneira...

Além disso muitos dos sketches dos programas do Herman, senão mesmo a maior parte, são escritos pelo Nuno Makl e até pelos Gato Fedorento...

Não, não lhe dou qualquer crédito. É um homem mal educado que está agarrado à fama que o Tal Canal lhe deu...

nelio disse...

mais do que o hermann, quem merecia um post era a ana bola, que tem sido das pessoas com mais talento e mais esquecidas, nomeadamente ao nível da escrita.

ana disse...

Pois, o herman. Lembro-me de na minha adolescência usar um reportório hermanesco ao melhor nível. Lembro-me de algumas frases-chave para responder automaticamente a uma ou outra expressão. Lembro-me de chegar da escola ao final da tarde para ir ver a roda da sorte apenas porque era o herman que apresentava.
Lembro-me de um Herman com todos os defeitos que a teresa mencionou, mas que lhe perdoávamos porque tinha um estilo próprio no humor que fazia.
É desse Herman que me lembro, que marcou uma parte da minha vida e que entretanto enterrei (enterrou-se!)
Por não querer desiludir-me mais com aquele que já foi para mim um ídolo, há anos que não assisto a nenhum dos seus programas.
Por isso acho precisamente que é no público que reside o problema e não no artista. Há que saber conservar uma imagem positiva das pessoas e do seu trabalho, mas também entendo que se o herman ainda não pecebeu que já passou da validade é porque continua a ter público para a sua brejeirice.

E, para terminar, cito o próprio: "A julgar pelo cheiro, já deve ter morrido e ainda não recebeu o aviso lá em casa..."
Mas como diriam os fãs cegos "felizmente não cheira"!

Eskisito disse...

Maria Cunha:
Por acaso, também vi essa entrevista...onde diga-se, o Pedro Ribeiro conseguiu o impossível numa entrevista ao Herman: liderou a entrevista.
Não me lembrava era dessa pérola. Mas, faz parte do "mundo" em que o Herman vive.
E, sim, a grande maioria dos sketches são escritos pelo Markl e c.ª. Os gatos já não passam por aí, estão demasiado ocupados a acabar com a sua própria fama.
Concordo...o Tal Canal foi o brilhantismo...depois vimos alguns períodos positivos. Mas, a mudança para a SIC marcou, para mim, o final do brilhante Herman.
Beijos

Eskisito disse...

nelio:
Sejas benvindo a este humilde canto. E, tens toda a razão. Aliás, a Ana Bola, o Vitor de Sousa e a Maria Vieira são bem mais que do que aquilo que mostravam com o Herman. Talvez vá mesmo escrever sobre isso. Obrigado pela ideia.
Um abraço e volta sempre.

Eskisito disse...

Ana:
É bem verdade. A Roda da Sorte foi provavelmente o melhor do Herman na nossa altura. O episódio final, em que ele abate a tiros de caçadeira todo o cenário, é mítico. Mas, tens razão, o facto de ele ainda subsistir no mercado, é pelos fãs que ainda se alimentam de tudo o que ele produz.
E lembro-me do "Felizmente não cheira..." Aliás, ainda hoje a utilizo em momentos menos dignos do meu ser.
Beijos

foryou disse...

O Herman é (foi?!)um dos melhores humoristas do país. Recordo-me quando surgiu, fazia rir naturalmente.

Como acontece muitas vezes, o dinheiro tem mais poder. E nessa linha há que pôr a qualidade de lado se necessário fôr. É pena!

Enfim, também não sou a pessoa certa para tecer críticas pois deixei de o ver há muito tempo (prezo em demasia a minha saúde mental)

R disse...

Eu sempre pensei que os tugas fossem de brandos costumes, demasiado acobardados para esfolar alguém e demasiado invejosos para idolatrar

Eskisito disse...

foryou:
Benvida ao cantinho. E, em relação à fama, ela corrompe a mais pura das mentes...muito embora ache que a do Herman não precisasse de muito para o ser.
Um beijo e obrigado pela visita.

Eskisito disse...

rb:
Benvindo ao meu cantinho.
Por acaso, se não fosse contradizer o que disse, concordaria totalmente contigo.
Um abraço e obrigado pela visita

Dina disse...

Neste momento não sou grande fã do Herman...nunca consegui ver um programa da Hora H por falta de paciência para aquele humor esfarrapado e sem graça.
Ele devia ter mantido o programa com o formato do Herman Sic pelo menos enquanto conversava com os convidados sempre ia conseguido obter alguma audiência...
Ok podes incluir-me na facção dos que não gostam nada mas não me acuses de o querer enterrar vivo que fico logo com falta de ar...

Peste disse...

cum catano... já não posso com o Homem... já teve os seus momentos, mas actualmente e invariavelmente produz sempre a mesma coisa.

já cansa... mas realmente... o tuga é do q dá e foge...

hmocc disse...

Quanto ao Herman julgo que está tudo dito. O homem está gordo (pelo menos de dinheiro) pelo qua a necessidade já não é o que era e o engenho também não.

Agora a verdadeira razão deste comentário prende-se com a tua afirmação de que, e passo a citar: "(...) desde os Monty Phyton ou o Fawlty Towers que não existe espaço para mais programas de culto de humor."

Como julgo que deves ter um leitor de DVD nem que seja no computador, vou apenas fazer algumas recomendações, que, não sendo comparáveis em formato ou conteúdo com as duas referências que dás, são séries de humor, de culto, no seu próprio direito (digo eu...).

Aqui vão:

- Seinfeld
- The League of Gentlemen
- The Office

Agora outras sugestões de séries que sendo recentes não adquiriram estatuto de série de culto:

- Arrested Development
- The Mighty Boosh
- Monkey Dust (animação)

Diverte-te!

Eskisito disse...

Dina:
Acho que já ninguém tem mesmo paciência. E, sou-te sincero, não tinha muita paciência para o formato Herman SIC.
Beijos e não volto a fazer menções a enterrados vivos.
Beijos

Peste:
Mas, é inegável que o programa é fraco, não se assemelhando a um Herman de outros tempos. Mas, é a pedância do mesmo que nos obriga a olhar para o lado.
Beijos

hmocc:
Ainda não vivo na dita caverna H. Conheço bem as séries que referiste (tirando as últimas duas) e podia acrescentar mais umas quantas. Mas, de qualquer forma, obrigado pelas sugestões.
(espero que estivesses a referir-te ao Office britânico...)
Um abraço

Cruxe disse...

Eu fui um grande fan do Herman e, de certa forma, continuo a ser. Simplesmente acho que o Herman é bom, principalmente, a fazer sketches (tal como o Gato Fedorento que passaram do genial programa de sketches "non sense" para um programa que tem alguns momentos bons).

Tenho a certeza de que via a Hora H se fosse tipo Herman Enciclopedia.

O Herman teve o seu auge no Tal Canal (genial, de facto) e estendeu-se pelo Enciclopédia.
Lembro-me que nessa altura havia dois géneros de espectadores de comédia portuguesa: Os fans do Herman e os fans dos Malucos do Riso. E dizia-se que os que viam os Malucos do Riso e não achavam piada ao Herman era porque nos Malucos as piadas não obrigavam a pensar e no Herman era preciso alguma inteligência para perceber algumas piadas.

E o Herman SIC? Eu gravava e via os sketches do C.R.E.D.O. Fantásticos!!!

Agora, o Hora H, tem algumas piadas e personagens geniais, de facto, mas perdem-se no meio do programa.

PS: Eskisito, desculpa a aula de pretuguês, mas escreve-se Bem-vindo e não benvindo. eheheheh

Graça disse...

não posso com esse gajo!!

Nuno da Alice disse...

O Herman foi a única pessoa em Portugal a conseguir fazer-me rir, desde puto até que o senhor resolveu ir para a SIC. Aí acabou-se quase por completo. O grande Herman que sempre idolatrei, quer pelas piadas únicas quer pelas bardajices com que eu delirava em chavaleco, foi-se definhando qual chama em pau de fósforo. O homem está a dar o últmimo suspiro na SIC, obviamente que não fala mal do programa em causa uma vez que está no ar, mas como pessoa super inteligente que é sabe melhor que todos nós a porcaria que ali está. Programa de culto? Nunca na vida! Penso que o Herman só se voltará a encontar num projecto que neste momento penso só ser possível nos moldes possibilitados pelo canal público: sem pressões, sem ganâncias de audência, sem Joões Baiões, actores da Globo, etc, etc. Quando e se isso acontecer teremos de volta um Herman que anda adormecido, um Herman perdido e esgotado em "piadas" de tias e tios, muito culpa de insistir em fazer-se acompanhar de Marias Vieiras (argh), Anas Bolas (arghh)...saudosos tempos com Lídia Franco, Vitor de Sousa, Miguel Guilherme e tantos outros.
Abraço Vitor.

Maria do Consultório disse...

Eu nunca fui grande fã do senhor, nem sou de "cultos". Mas, julgo que o que está a ser posto em causa neste post, não é o Herman mas sim a nossa falta de capacidade em chamar os bois pelos nomes.
E este boi está moribundo. Seja ele o Herman ou o Zé dos anzóis. Já não tenho pachorra para o discurso "ainda sou o melhor". Até pode ser considerado o melhor mas não é por isso que devemos ter pejo em criticá-lo. Ou manter a reverência estúpida para com o seu trabalho.Se de facto o consideramos o melhor, devemos ter a clareza de espírito de saber ver o que está bem e o que enão está.

Maria do Consultório disse...

Cruxe:

Já agora, és uma ventoinha???
Ou querias dizer "fã"?
Se calhar era isso.

Eskisito disse...

Cruxe:
Desde a mudança para a SIC que deixei de seguir a carreira do senhor. Era o verdadeiro espectador ocasional...mas, não ponho em causa que hajam alguns bons sketches. Mas, perdi a paciência.
Um abraço.
P.S. - Obrigado pela chamada de atenção.

Eskisito disse...

Benfiquista:
Mas, não lhe podemos negar o génio.
Um abraço.

Eskisito disse...

nuno da alice:
Tens razão. O Herman era o humorista que nos punha a rir à brava. Mas, depois na SIC acabou. Lembras-te de alguma noita na residência em que ficávamos a ver o Herman? Nem uma.
E, concordo contigo. A única maneira de o resuscitar é mesmo colocá-lo na RTP, a fazer o que gosta sem tretas à volta dele.
Mas, discordo na questão Ana Bola e Maria Vieira. Acho que são boas actrizes, a questão eram as personagens tipo a que foram expostas...
Um abraço

Eskisito disse...

Mariazinha:
Tens mesmo razão...chamar os bois pelos nomes...e este já cheira um bocadinho.
Beijos grandes princesinha.

Cruxe disse...

Para sempre, Maria: tens razão, mas não é totalmente incorrecto dizer fan. Fan vem de fanático. É um anglicismo.
O mais correcto é mesmo utilizar a palavra "fã".

Nota: Eu mereci esta. ehehehe

Nota2: Por este prisma, também não se devia dizer sketch. Também é uma palavra inglesa. Sendo coerente com o tema do post, o correcto será dizer soquete (como dizia o diácono Remédios) :)

Rita disse...

Eu concordo com o Nuno da Alice, a SIC é que acabou com o Herman.
Eu nem sequer vi um único Hora H, nem sei como é nem tenho vontade de ver.
Por outro lado eu acho que o problema aqui não é "não saber analisar uma situação a frio", porque já toda a gente reparou que aquilo não está a dar nada, mesmo quem ainda continua a seguir o Hora H. O problema é o "deixa andar". Ele, deixa andar porque continua-lhe a cair nos bolsos. A SIC deixa andar porque... porque é que será mesmo?
Jokas

Rafeiro Perfumado disse...

É também triste ver que na altura em que está a descer, os "amigos de sempre" se pirem, qual ratos a abandonarem o navio. E o que eu me ri com o Herman, do tempo do Hermanias, Humor de Perdição, etc...

Eskisito disse...

Maria e Cruxe:
Mau, as meninas param quietinhas???
MAU!

Rita:
A SIC enterrou-se no contrato...e o Balsemão é muito amigo do Herman...daí ele ainda não ter ido à vida.
Beijos

Rafeiro:
Acredito que haja uma razão bem maior para eles saltarem do barco...mesmo que seja só para defender a sua carreira.
Um abraço

Cruxe disse...

Eskisito: Ò pá! Foi ela quem começou.... :P