segunda-feira, 18 de junho de 2007

Ler é saber

Afastado de uma ligação à Internet, sobrou-me como opção para passar o tempo em Elvas a leitura de jornais e revistas, muitos dos quais com uns quantos meses sobre a sua publicação. E, é incrível a quantidade de informações que nos passam ao lado quando não lemos jornais. A minha desculpa para não os ler é até bastante simples: mantenho-me actualizado através das notícias on-line. Leio as mais importantes e as restantes são alvo de uma triagem.
Mas, ao ler o jornal em si, no formato de papel, pouco amigo do ambiente, devoro todas as notícias. Desde as mais parvas e inúteis até às mais elaboradas, tudo me passa pelos olhos.
Continuo, no entanto, a preferir ler as crónicas. Essas não são imparciais, não seguem regras e deontologias. Limitam-se a ser opiniões mordazes ou cómicas de situações do dia a dia. É por isso que gosto de ler os blogs alheios. A opinião conta e é expressa sem pudor.
No Correio da Manhã li uma crónica onde se apontava o dedo às obras nas auto-estradas. O facto de continuarmos a pagar portagens em estradas condicionadas, esburacadas e onde não são oferecidas as condições mínimas para se circular. A hipocrisia de se manter um pagamento para utilização em condições que não são respeitadas.
Li também que a cultura feita no nosso país é deixada aos lobos em troca de lucro fácil. Que filmes portugueses não passam nos cinemas, ou que são alteradas as sessões para se passar as estreias de blockbusters de Hollywood. Que peças de teatro são canceladas por falta de espectadores. Que os Xutos levem 10 euros por bilhetes enquanto os Stones levam 65.
Li bastante, absorvi bastante. Existem muitos bons cronistas portugueses. Falam de forma esclarecida sobre todo o tipo de temas. Gostava bastante de um dia poder escrever crónicas para um jornal. Um sonho como qualquer outro. Poder dizer o que penso e ser lido por milhares de pessoas.
Como não o faço, partilho convosco, público do meu blog (dos quais muitos já se tornaram leitores assíduos) os meus pensamentos e as minhas opiniões. E recebo os vossos comentários, que me fazem pensar. Por vezes, dão-me força. Fazem-me acreditar em mim.
É isso que vou continuar a fazer. Por vocês.

24 comentários:

maria cunha disse...

acho bem que continues... eu cá vou voltar para ler o que por aqui escreves.

beijinho

Eskisito disse...

Maria Cunha:
Por vezes, dá-me para o sentimentalismo, mas gosto de saber que faço as coisas com um objectivo...e neste momento o blog existe porque pessoas como tu o lêem.
Beijos

maria cunha disse...

obrigada :)
beijo

Azul disse...

Pois,realmente é pena.
Porque escreves maravilhosamente;
porque serias bem pago por escrever uma crônica;
porque...tantos "porque"...
Afinal,os blogs acabam por substituir possíveis livros que poderíamos escrever, e que poderiam bem vir a ser o nosso ganha-pão.
Afinal,há por há tanto escritor ( estou a lembrar-me de umA) que não vale um chavelho e que estão sempre nos picos do best-seller...
MAS eu tenho a esperança de que,mais dia,menos dia,me acabes por convidar para eu ir á tua sessão de autografos.
E,a bem dizer da verdade,com o sucesso que este blog está a tomar,julgo que não faltará muito tempo para que a minha profecia se cumpra.
Parabéns,esKisito,mais uma vez.
Pelo prazer que nos dás sempre que te conectamos!
á Maria também e que esteja,também ela, a dar autografos na banquinha ao lado da tua!!!!

zugas disse...

Realmente é um crime os xutos levarem 10 euros por concerto! Prisão com eles por favor

Alda Serras disse...

Queres ser, portanto, um fazedor de opinião? Continua a escrever as crónicas dos teus dias, quem sabe se em breve não estarás a dar autógrafos numa qualquer feira do livro. Avisa quando isso acontecer, tá?

Peste disse...

eu axo bem q continues a lutar pelo q gostas e em vez d ficares aí sentado a olhar para aqui, sugeria q começasses a lutar pelo q gostas de fazer para mim seria bom demais e sentir-me-ia lisongeada por poder ver-te um dia nas páginas duma publicação.

beijos

Rita disse...

Espero muito bem que continues... Escrever aqui tem uma vantagem em relação às crónicas dos jornais, tens direito a feedback.
Jokas

Eskisito disse...

Azul:
Derretes-me com tantos elogios (a Maria agradece também a parte que lhe toca). E, se algum dia for eu a dar os autógrafos, concerteza que convidarei todos vós para esse maravilhoso evento...por enquanto, quem tiver bom gosto, lê as minhas crónicas aqui no blog.
Beijos

zugas:
Então não é...indecente no mínimo.
Um abraço

Bell:
Aviso sim, todos os que me apoiam aqui diariamente com o seu melhor feedback. Se, obviamente, esse dia chegar...
Beijos

peste:
Eu luto, mas as armas que tenho ainda não são as melhores...mas, vou lá chegar.
Beijos

rita:
E feddback como os vossos é do melhor para a alma.
Beijos a ti e às R's.

V. disse...

Eskisito, antes de mais obrigada pela passagem no eu canto, espero que te tenhas sentido lá tão bem quanto eu aqui.

Acerca de escritas e leituras, bem, já te disse que um dia destes és tu quem vai ter um blog publicado :)

Saltapocinhas disse...

descobriste agora porque não posso responder ao desafio da bell? é que eu TENHO internet, e por isso o tempo para ler tem sido muito pouco.
Só dá mesmo para ler artigos de revistas e jornais!

PS: Quem é a Maria?

A Menina disse...

continua sim, que a malta gosta e agradece!

.. mas continua a sonhar também com as crónicas num jornal todo xpto :) não faz mal a ninguém!

;)

nelio disse...

pois estou mais ou menos como tu em matéria de ler mais notícias na net do que nos jornais. também o nosso panorama de jornais tem-se vindo a degradar bastante, já fui leitor fiel do público, mas este novo não me diz muito, falta lá qualquer coisa, só o compro à 6ª, mais pelo ípsilon do que pelo jornal propriamente dito. concordo que as crónicas de opinião ainda são o melhor dos jornais, mas escrevê-las não significará ter que aturar aquela maralha toda? a não ser que sejas uma veneranda figura...

Eskisito disse...

Thunderlady:
Já andava na calha uma visita ao teu espaço...mas prolongada. Por isso, hoje foi o dia escolhido...e está-se lá muito bem, apesar do gosto musical.
Em relação à publicação, apesar de ser uma muito boa ideia, agora contento-me em receber comentários sobre as coisas que aqui escrevo. E, garanto-te, sou feliz por isso.
Beijos

Saltapocinhas:
Isso não é desculpa...eu também tenho net e devoro os meus livrinhos...
Como sei que já descobriste, a Maria é a minha esposa. Dona do melhor consultório da net.
Beijos

Ticha:
Continuarei até que a ponta dos dedos me doa...hehehe
E, até podia ser só num jornal regional...já ficava contente.
Beijos

nelio:
Não, faço mesmo parte do povo que chora e que grita por justiça. E, aturar idiotas é quase a minha profissão. Em relação aos jornais, concordo contigo, o conteúdo no geral começa a tornar-se algo de monótono, não pela escrita, mas pelas notícias abordadas.
Um abraço

Diabba disse...

Sou contra que continues por nós!!

Deves continuar mas por ti!!

E tu escreves crónicas, maiores ou mais pequenas, não interessa, o que interessas é que sintas e gostes do resultado da escrita!

beijo d'enxofre

Eskisito disse...

Diabba:
Hoje li no und3rblog uma citação que dizia: "a felicidade não consiste em fazer o que gostamos, mas em gostarmos do que fazemos." Eu gosto de escrever aqui, mas gosto bem mais que vocês me leiam. E, que deixem o vosso bitaite.
Mas, não ligues a isto, eu acho que o período da esposa anda a afectar o meu sentimentalismo parvo.
Beijos

Marta disse...

Não tens que o fazer por nós, mas sim por ti. Nós somos meros espectadores que partilhamos contigo um mesmo gosto, um mesmo prazer!

beijo

R disse...

Olha que escrever uma crónica num jornal não deve ser assim tão difícil... mas, se queres que te diga, prefiro ler as crónicas dos blogs que as dos jornais...

Dina disse...

Sabes que já escrevi uma crónica semanal(que acabava por ser quando me dava jeito e tinha assunto)para um site elvense?
Deixei de o fazer quando a minha mãe faleceu e não voltei a criar coragem para retomar essa tarefa...mas posso passar-te a pasta. Queres?? Tens liberdade para escreveres sobre o que quiseres.

V. disse...

Eskisito, tu também sofres a TPM e os "efeitos colaterais" da tua esposa?

V. disse...

:)

E obrigada.

Eskisito disse...

Marta:
Mas, meros espectadores que me animam os dias com os vossos comentários...os quais agradeço.
Beijos

RB:
Eu sou fã dos dois sistemas. E, brevemente vou escrever um post sobre isso, devido a uma crónica que li que não fazia sentido nenhum.
Um abraço

Dina:
Pagam??? Se pagarem, na boa, começo já hoje. Se for "pro bono" continuo a escrever aqui neste site e a partilhar convosco os meus pensamentos e sentimentos.
Beijos

Thunderlady:
E de que maneira...sofro fisicamente com a quantidade de porrada que levo nesta altura e mentalmente, com a quantidade de vezes que tenho de pensar cada palavra antes de a dizer.
E, de nada...
Beijos

Dina disse...

Pagar...pois...sabes...não.

Eskisito disse...

Dina:
Então miga, muito obrigado pelo convite, mas passo.
Beijos