segunda-feira, 11 de junho de 2007

Olha! É o David!

Há cerca de nove anos atrás estava eu a ver um concerto dos Silence 4, em Vila Viçosa, convencido por um amigo meu para lá ir, visto que não havia nada de jeito para fazer em Portalegre. Não porque não gostasse da banda. Gostava. Mas, com o boom dos mesmos, este era já o quarto concerto no mesmo ano.
Éramos 4 a ver o concerto (eu, o convida, outro convidado e um nativo). À nossa frente estavam 4 raparigas. Ora, contas bem feitas e parvoíce masculina à mistura, lá nos começámos a meter com elas. Claro que não deu em nada.
Nunca chegámos a ver os Silence 4 juntos, a não ser naquele dia. Mas, naquele dia, eu era um idiota que a estava a incomodar e ela era uma das miúdas que estavam à minha frente. Só chegámos a essa conclusão três anos depois de nos namorarmos.
No Sábado, fomos ver o resistente David Fonseca. Eu e a minha miúda depois. Mudámos, casámos e vivemos uma nova vida. E, ao que parece, também o David Fonseca.
Quem ainda se lembra do David Fonseca ao vivo com os Silence 4, lembra-se de uma múmia em palco. Pouco ou nada falava com o público, não se mexia e mostrava alguma emoção. Canta brilhantemente, o que o salvou de um destino de esquecimento.
Mas, este David que vimos no Sábado é um David diferente, mudado. Louco, entusiasta, fala com o público, incentiva-o, puxa-o ao seu mundo. David é um espectáculo e o espectáculo é David.
Conheço algumas músicas dele…as suficientes para ainda ter cantado uns refrões. Mas, os covers feitos por ele são do mais fabuloso possível. Desde o My Sharona até Roy Orbinson, passando obviamente pelos Silence 4, o homem canta de tudo. O auge da noite foi a introdução da música “The 80’s”. David começa contando as suas amarguras enquanto adolescente que odeia discotecas e a música que lá se ouve, embarca num medley de música de discoteca dos anos oitenta e noventa (MC Hammer, Technotonic, Ace of Base e alguns mais obscuros), chegando finalmente à música em si, momento em que todos em palco e no público enlouquecem.
Uma grande música que desconhecia por completo, foi a surpreendente “Adeus, não afastes os teus olhos dos meus”.
Acabei a noite a comentar com a minha miúda (hehehe, sabe tão bem dizer isto) que uma música como “Come into my heart” seria um sucesso nos E.U.A.
David teve azar, nasceu Português. Mas, é genial.

13 comentários:

maria cunha disse...

conheço muito pouco do trabalho do David. nunca sequer o vi ao vivo ou comprei um cd dele, mas confesso que gosto de tudo o que ele vai cantando por aí...

Cruxe disse...

Então e ele ontem nos "Fedorentos" a cantar a versão inglesa da música da Mónica Cintra: Afinal havia outra.

Como dizia o RAP: A Mónica, quando cantava, mostrava que estava magoada. O David mostra que está mesmo lixado... eheheheh

Morsa disse...

Conheço o miúdo há mais algum tempo que tu. Aliás, desde o dia do lançamento do álbum que conheço a banda. E tive também o privilégio de falar não só com ele mas também com a Sofia Lisboa, a outra "alma" dos Silence 4. Sempre tive uma paixão pelo grupo e em especial pela voz quente e melodiosa do David Fonseca. Actualmente, só o vi a actuar com os Humanos (grupo que comecei a achar mais piada graças à minha ex-namorada) e achei-o diferente!
Hoje, li o teu post sobre os Silence 4 e recordo-me que era exactamente isso que eu pensava nos tempos em que os via e ouvia ao vivo de forma quase mensal. Quem fazia a festa, normalmente, era o excelente Rui Costa (baixista) e o baterista que agora não me lembro do nome! E também concordo contigo noutra coisa... Se em vez de David Fonseca ele se chama-se "Dave F." ou algo parecido, provavelmente hoje seria tão conhecido como outros não tão bons como ele... Mas que são americanos e têm um grande factor C pelas costas. Coisa que este miúdo nunca agarrou!

E alguém sabe que todas as músicas da Antena 3 (aquelas de apresentação dos programas) são feitas por ele? Pro bono e por amizade aos radialistas? Pois é... Kid got skills...

Um grande abraço! Adorei este post! Rejuvenesci uns anos por uns minutos

Morsa disse...

"(...)Se em vez de David Fonseca ele se chama-se "Dave F." (...)"

Olha o pontapé no Português...
"(...)Se em vez de David Fonseca ele se CHAMASSE "Dave F"(...)".
Peço desculpa.
Se puderes edita o outro e apaga este...

Maria do Consultório disse...

Eskisitinho do mê coração!

Ah pois é...não levaste uma chapada nessa noite nem sei bem porquê...Chatos que são os gajos! Credo!;)
É verdade sim senhora, foi ao som de silence 4 que pela primeira vez te vi . Agora, 9 anos passaram...e continuamos a "ouvir a mesma canção".
Até o Farrapo já vai ser pai!!Vê lá bem!

Beijo GRANDE!

Rita disse...

Bem, tenho 3 posts a comentar:
1) Adorei o Kitt, eu e o meu irmão até chegámos a fazer a colecção de autocolantes - mas a minha série preferida dessa época era a Galactica
2) A Paris que vá p'rá prisão, até pode ser que lhe saia a sorte grande - eu, se lá tivesse um Scofield ía já...(espero que o Sr.Marido não passe por aqui)
3) Em relação ao David Fonseca também nunca o vi ao vivo mas gosto imenso da voz dele e acho que qualquer coisa que cante fica sempre bem e se o rapaz está mais colaborante no palco, melhor - só mais pontos a seu favor.
Jokas (não há aqui posts parvos, há uns um pouquito vazios de conteúdo mas também mais divertidos)

Eskisito disse...

Maria Cunha:
Vale a pena. Vai com o meu selo de aprovação.
Beijos

Cruxe:
É precisamente esse o David que falo agora...ele é assim durante todo o concerto...
Um abraço

Morsa:
Os S4 foram sem dúvida uma grande banda. E, marcaram a adolescência a muito boa gente. É pena que não tenha passado para os dias de hoje, porque os jovenzinhos de hoje não conhecem a banda. Tenho muito pena de não ter visto os Humanos...muita mesmo.
Em relação ao comment, não dá para alterar...tem de ser o autor.
Um abraço

Princesinha:
Já dizia o Rui: Não se ama alguém que não ouve a mesma canção...por isso é que eu te amo tanto...
Beijos grandes

Rita:
1) O Galactica também me marcou, mas o KITT é o KITT.
2) Tu e as séries...
3) O David vale a pena...se tiveres oportunidade, vai ver...
Em relação às parvoíces, o conceito é esse...divertimento.
Beijos

Ninica disse...

Pois foi..um concerto do catano!!!
E nós lá, para apreciar a cena. Esperamos por um próximo (pode ser de outro), para nos divertir-mos mais uma vez!!!!

Eskisito disse...

Ninica:
Desde que não seja o Tony...hehehe
Beijos

Dina disse...

Adeus, não afastes os teus olhos dos meus...essa música não é um clássico português do início do século passado?? Era uma música cantada por Júlia Barroso ainda eu não tinha nascido nem estava sequer em projecto.
Espera aí que vou confirmar.
Nem mais, mas com nova roupagem, uma sonoridade muito diferente.
Olha passa pelo Músicas da nossa vida que coloquei lá o vídeo.

Eskisito disse...

Dina:
Não, ele apenas roubou uns versos à canção original. Mas, ficou genial...e ao vivo com as imagens de fundo que fizeram uma parte importantíssima do concerto, é fabuloso.
Já lá fui ouvir outra vez.
Beijos e espero que estejas melhor.

Teresa disse...

Confesso que ganhei uma certa aversão aos Silence 4 desde que há três anos fiz uma viagem de carro para a Serra Nevada com a minha irmã (que os adora) quase inteirinha ao som deles.
O outro problema é eu cada vez ir tendo mais dificuldade em conciliar o tempo sempre escasso para revisitar toda a música sem a qual não passo e toda a que quero descobrir ainda na clássica e na ópera.
Alguma coisa tem de falhar.

Um beijo.

Eskisito disse...

Teresa:
Mas, David Fonseca é diferente dos Silence (coisa que se pode dizer poucas vezes de vocalistas a solo, que já pertenceram a uma banda). Tem um som nada monótono e arrisco-me a dizer que se gostas de Coldplay, é muito no género do primeiro albúm. Vale a pena (na minha humilde opinião).
Beijos