segunda-feira, 11 de junho de 2007

Um desafio

Fui desafiado pela minha Maria para falar sobre as minhas últimas 5 leituras. Ler sempre foi um dos meus maiores prazeres. Se me querem ver feliz, é oferecerem-me um livro.
Mas, vou ser monótono…infelizmente andei numa de leitura temática. A revista Sábado andou a oferecer uns livros dedicados a mistérios, numa clara referência ao boom “Código Da Vinci” (que, embora não seja uma das minhas últimas leituras, não posso deixar de dizer que acho um pouco exagerado o que se disse sobre o livro).

Portanto, e por ordem de leitura:

5 – O Códice Secreto de Lev Grossman Editorial Presença. Mau…entediante…apesar de ter uma boa base, vagueia demasiado em pormenores técnicos.

4 – A Regra de Quatro de Ian Caldwell e Dustin Thomason – Editorial Presença. Gostei bastante. Não é tão pretensioso como o Da Vinci, e a história é bastante linear, apesar do cerne do livro ser sobre um livro chamado “Hypnerotomachia Poliphili”

3 – A Irmandade do Santo Sudário de Júlia Navarro – Círculo de Leitores. Brilhante. De todos os que li sobre a temática do grande mistério, este é fabuloso. Nunca é técnico, nunca entedia, e o facto de ser bastante policial ajuda ao tema.

2 – O Codex 632 de José Rodrigues dos Santos – Gradiva. Cristóvão Colombo nascido em Cuba, Alentejo…adorei! Não podia acabar a leitura temática de outra forma. O Da Vinci português, o Codex. E, tal como alguns dos anteriores, este peca por ser demasiado técnico. Apesar de o final ser fantástico, o desenvolvimento do livro é um pouco previsível e entediante devido à carga de pormenores técnicos.

1 – Vida de Casado de Luís Luz – Magnólia. Foi dos primeiros blogs que comecei a ler. Acho fantástico o facto de ele falar das confusões típicas de uma família com tanto amor, sarcasmo, coragem e loucura. O livro é uma colectânea dos textos do blog, e uma coisa é certa: se se tiver de gastar dinheiro num livro de um blog que seja neste. Porque vale a pena.

E agora, vem a batota. Vou acrescentar os que estou a ler neste momento. Felizmente são só dois.

2 – Cultura. Tudo o que é preciso saber de Dietrich Schwanitz - D. Quixote. Um casal muito amigo meu ofereceu-me este livro. Já tinha lido parte e tinha falado tão bem dele que eles mo ofereceram só para me calar. Imaginem todas as aulas de história a que não ligámos nenhuma, condensadas num livro…parece chato. Nada. O autor consegue explicar tudo de uma forma cativante que nos fica na memória. Aconselho a todos os que queiram saber mais.

1 – Os Dias Exemplares de Michael Cunningham – Gradiva. Três personagens que se cruzam em três histórias diferentes, em três tempos diferentes. A ideia é boa, mas o livro não me está a convencer muito. Mas, já com As Horas, eu senti o mesmo, mas no final gostei bastante do livro.

Pronto. Já está. Agora vou passar isto às seguintes vítimas:

À Professorinha – Trabalho de Verão

À Stôra – Trabalho de Verão

À Diabba – Quero ver que livros se lêem no inferno

À Bell – Trabalho de Verão

Ao Nuno da Alice – Quero ver as tuas últimas sugestões

Bom trabalho a todos.

18 comentários:

Professorinha disse...

No que tu me meteste agora!!!... É que vai mesmo ser trabalho de Verão... ValhameDeusssssssssssss...

Diabba disse...

grunffff... kusko!!! sou hiper-mega-re-tri-bi-contra desafios (hihihihihihi), mas pq, não só tu, mas tb a Teresa me desafiou, vou fazer-vos a vontade! (lá para o final da semana)

E não, não estou a ler o Livro de S. Cipriano!

beijo d'enxofre

Nuno da Alice disse...

Hey Vitinha tenho de fazer o k? De colocar no meu blog aquilo que li recentemente e falar um pouco sobre? Tipo Ginas e Lesbus 2000?

nelio disse...

o único que li dos que referes foi o codex 632. estranhamente não li o código davinci, nem vi o filme. estranhamente não, às vezes acontece-me isso, quando um fenómeno cultural se torna demasiado exuberante, resisto-lhe estoicamente. às vezes perco boas coisas, mas assumo o risco. nem sequer é muito consciente.

Teresa disse...

A Diabba também me falou ontem do Códice 632, acho que vou ler, para não ficar só com aA Fórula de Deus a meio...

Beijo.

maria cunha disse...

Ainda não li nenhum, mas o Codex 632 já está à minha espera... Fiquei curiosa com a Regra de Quatro...

Beijo

Eskisito disse...

Professorinha:
Mas isso bem feito...tens um verão inteiro para o fazer.
Beijos

Diabba:
Ainda bem que o aceitas...com tanta boa vontade...hehehe
Beijos

Nuno da Alice:
Sim, no teu blog fazes lá um texto bonito sobre os teus últimos 5 livros lidos...infelizmente para o público, a Gina não conta como livro...
Um abraço

Nélio:
Raramente digo isto, mas vê só o filme. O livro, na minha opinião, é um pouco chato. (eu só vi o Gladiador 5 anos depois de ter saído)
Um abraço

Teresa e Maria Cunha:
O Codex acabou por ser uma desilusão...é maçudo e técnico demais...mas o final (últimas 15 páginas) é fabuloso...basicamente a história desenrola-se toda nessa parte.
Beijos

Maria Cunha:
Em relação à Regra de Quatro, o livro é bom, porque aborda o tema central de forma clara...e história que o rodeia é bem estruturada. Se gostares, lê também a Irmandade do Santo Sudário...a história é bastante boa e lê-se num ápice.
Beijos

Alda Serras disse...

Ainda não li nenhum dos que referes, excepto "As Horas". Convenceste-me a ler o tal da cultura.

Não tenho lido muito ultimamente, mas como o trabalho é só para entregar no Verão...

[Prometo não fazer batota neste desafio. ;)]

Maria do Consultório disse...

Eh marido, quem lê isto até pensa que tu és inteligente...;)

E não andes aí a caluniar os "Os dias exemplares", o livro é brilhante. Mau!


BJUFAS

foryou disse...

Boas escolhas!

"Cultura. Tudo o que é preciso saber"
Também aconselho! E eu nem sou suspeita para aconselhar porque nunca consegui ser boa a história, disciplina que detestava (o que é que me interessa a mim a vida dos outros que até morreram antes de eu nascer??!!)

Goste de "As Horas" o mesmo não aconteceu com "Dias Exemplares", mas gostos não se discutem e acho que mesmo assim vale a pena ler.

"Código Secreto" e "A Regra de Quatro" gostei mas e adorei o Codex mas aqui sou suspeita porque sou fã do autor.

"Vida de Casado" é sem dúvida não só um excelente blog, como um livro a adquirir. Muito bem pensado, muito bem escrito sobre coisas simples e complicadas do dia a dia da vida em comum, contadas a brincar.

Os restantes, confesso, a minha ignorância.

Nuno da Alice disse...

A Gina não conta como livro desde quando ahn? Tenho uma que é de lombada larguinha com os melhores farfalhos do ano de 1976 e é livro sim senhor!

Morsa disse...

Desses todos, li o Codex! Surprise surprise... Enfadonho nas partes técnicas, excitante no início e no final... Era bom que fosse sempre assim tão fácil. Mas tenho a dizer que as cifras não foram assim tão difíceis pra mim como para o historiador/professor/amante/traidor!

Ah e as partes de sexo, por muito engraçadas que sejam (livro ou filme português de sucesso tem sexo no meio), ficavam mal no resto do livro! O homem deve estar-se a bater ao filme! Mas não vai a lado nenhum. Digo eu!

hmocc disse...

Em tantos li apenas 1, "A Regra de Quatro".

Para além desse, lí também o Código Da Vinci, que considero ter um estilo mais básico que a "Regra" e li ainda o Labirinto (Kate Mosse), que navega as mesmas ondas temáticas, e que, quanto a mim, o faz melhor que os outros 2.

Fiquei curioso pelo "Santo Sudário".

A minha recomendação, para ti que lês inglês é o "The Dice Man" de Luke Rhinehart. Imperdível.

Diabba disse...

grunfff... já está!

Cruxe disse...

Desses todos li o Codex 632. Expectacular (principalmente pelo final surpreendente), mas muito técnico e com muita descrição de locais e da história. Resumindo, parece que vamos num carro, em plena auto-estrada, e de vez em quando abrandamos para ver e apreciar a paisagem.

Agora ando a ler o "A Quarta Aliança" que vinha com o Sábado. A história é boa, mas a escrita é um demasiado monótona para o meu gosto. Acho que vou interromper este por uns tempos e vou "devorar" o Há Vida em Markl: Opus 2 :)

Os próximos que quero ler: Códice Secreto (se bem que agora me assustaste), o Código de Deus e A Conspiração.

Teresa disse...

Irra, com o meu vício das releituras, tenho mesmo de me actualizar um bocadinho mais! Destes todos, só li A Regra de Quatro. Esperava melhor, ainda aandeu duas semanas de volta dele, o que em mim é mau sinal.

Um beijo.

Eskisito disse...

Bell:
A Cultura vale a pena...palavra de Eskisito.
Tens tempo para responder ...um verão inteiro...e, sem batota.
Beijos

Princesinha:
"Os Dias Exemplares" que tu me estás a obrigar a ler??? Não, não o estou (ainda) a caluniar...hehehe
Beijos Grandes

Foryou:
Ficam-te as sugestões...e, em relação ao Codex, sinceramente...não fui mesmo muito à bola.
Beijos

Nuno da Alice:
AH! Assim, já posso considerar como livro (os melhores farfalhos...brutal). Faz mas é lá isso...dá lá umas boas sugestões ao povo.
Um abraço

Morsa:
Tens razão nas cifras...também as achei um pouco fáceis. Excepto a do cofre.
Enganas-te...o livro vai mesmo passar a filme...em Hollywood...pois é, o Zézinho safou-se bem.
Um abraço.

hmocc:
O Santo Sudário surpreendeu-me...pela simplicidade e pelo género policial/mistério.
Vou aceitar a tua sugestão, e tentar arranjar o livro.
Um abraço

Diabba:
Já lá passo...hehehe
Beijos

Cruxe:
Mas, que o final é de loucos...O Códice Secreto é a mesma coisa que A Quarta Aliança...a história é boa, mas chata que nem um calhau.
Depois diz algo do Opus 2.
E vivam as promoções da Sábado.
Um abraço

Teresa:
Mas, dentro do género, A Regra de Quatro ainda é dos melhorzinhos...
Ainda não leste o Código Da Vinci?
Beijos

Teresa disse...

Atenção ao correio na 6.ª feira.
Um beijo.