sexta-feira, 1 de junho de 2007

Provas, Greves e o Dia da Criança

Sim, existe mesmo uma relação.
Nos dias das Provas de Aferição, os alunos faziam as provas de manhã e tinham aulas à tarde como se nada se tivesse passado. Os pais reclamaram…as crianças estavam cansadas.
Greve do dia 30…a escola estava fechada. Os funcionários e a grande maioria dos professores aderiram à greve, exercendo o seu direito a reclamar de um governo incompetente. Os pais reclamaram…as crianças ficaram frustradas.
Hoje, dia da Criança. Actividades de manhã, ao ar livre, com bastante exercício físico. Ao meio-dia as crianças foram enviadas para casa. A escola estava fechada à tarde. Os pais não reclamaram…as crianças não estavam cansadas nem frustradas.

7 comentários:

Teresa disse...

A citação do bonequinho está errada.

Os versos (do poema Liberdade, que sei de cor) são:

Grande é a poesia, a bondade e as danças,
Mas o melhor do mundo são as crianças
.

E continuo sem ter vindo aqui.

Eskisito disse...

Teresa:
Não tinhas também esta imagem na tua escola? Eu lembro-me claramente disto. A Maria também.
Mas, a imagem não tinha o texto (para o qual agradeço a correcção).
E, parece-me, claramente, que estou a ler o teu nome.
Beijos.

Alda Serras disse...

Curiosa esta análise... Vamos lá ver se percebi: os alunos cansaram-se com as provas de aferição logo não deviam ter aulas à tarde; os professores não têm direito a fazer greve, porque os pais ficam cansados por tomar conta das crianças e estas frustradas por perderem um dia inteirinho de aulas; mas se o mesmo dia é perdido entre brincadeiras e celebrações, as crianças ficam cansadas, mas os pais não sentem a frustração de os receber à tarde, porque afinal o dia é deles e para eles.

Eskisito disse...

Bell:
Exacto. Os pais irritam-se com tudo e mais alguma coisa...mas, quando o motivo é festarola, tá tudo bem. A culpa não é dos filhos, porque estes têm todo o direito de festejar...mas os pais têm de perceber os pesos e as medidas com que nos chateiam.
Beijos

maria cunha disse...

talvez seja preciso ser pai/mãe para tentar entender... não é o meu caso!


beijo

Eskisito disse...

Maria:

Não, acho que é mesmo preciso ser pai/mãe e parvo. Essa combinação é essencial.
Beijos

Rita disse...

Hoje em dia, ser criança não é fácil. No "meu tempo" (e olhem que eu não sou tão velha quanto isso) só tinhamos aulas de manhã ou de tarde depois íamos para casa da avó almoçar, fazer o TPC e o resto da tarde era para ir para a rua brincar (isso é que era vida). Tenho pena pelas minhas filhas...