segunda-feira, 2 de julho de 2007

O mais longo post de sempre...Parte 1

Ao acabar o ano lectivo, encarei uma festa de final de ano como uma forma de libertação. Apesar de me encontrar a assistir à mesma bastante contrariado, acabei por me divertir.
As actividades de agora já não são apenas os teatrinhos e as cançonetas. Agora os alunos dançam (tentam) Hip-Hop e outras tretas do género. Eu sei que, cada vez mais, se chega a adolescente mais cedo…mas descobri que os professores dão uma ajudinha quando ensinam os alunos e as alunas a abanar as ancas como se estivessem num show de strip.
Claro que o cliché fácil também marcou lugar com a coreografia da Estrelinha de uma qualquer serieta para crianças…com direito a pais humilhados e tudo. Só mesmo visto.
Claro que os pais fizeram o seu papel de idiotas…aliás, não só os pais. Os avós, os primos, os tios, os irmãos, as primas afastadas e os vizinhos... Qual Gala das 7 Maravilhas, qual quê. A festa de fim de ano escolar em Alpiarça é que é.
O problema, foi o número de lugares sentados. Os alunos por estarem sentados ocupavam mais de metade da sala. E os adultos eram, como já se percebeu, mais que muitos. Por isso, nada mais lógico do que começar a levantar as criancinhas e começar a sentar o rabinho nos lugares reservados. Alguns de nós ainda tentámos convencer as pessoas que era realmente necessário, para permitir a entrada em palco de forma regrada, que as criancinhas deles estivessem sentadas. Após alguns insultos, desistimos.
Existem ainda coisas que me fazem sorrir no ensino. Existe ainda esperança no nosso futuro, na forma de pequenas crianças que ainda sabem brincar.
Os nossos empregadores ofereceram-nos flores, como forma de nos comprar um sorriso. Uma das turmas em que leccionei ofereceu-me o livro de curso. E, recebi um obrigado, que quase me levou às lágrimas. Um grupo das melhores alunas que tive, chamou-me à parte, apenas para me dizerem aquela palavra. Não havia texto ensaiado, não havia o poema ou a frase feita. Apenas obrigado.

13 comentários:

maria cunha disse...

até eu, já "ultrapassada" na idade tentei o hip-hop... e por muito mal que tenha corrido...
há sempre beleza na história... que depende principalmente da forma como a procuramos...
e venham as lágrimas, só as sinceras, por favor... para nos aliviarem... do desconforto das nossas vidas... tão fútil, por vezes, tão importante tantas outras...

bjo

nelio disse...

olá, estou a ver que as férias lavaram a alma e aguçaram o dente. foi a melhor descrição de festa de fim do ano escolar que alguma vez li. tudo aquilo que eu pensava e nunca tivw a coragem de dizer, nem fica bem a um pai dizer tais coisas. revelaria uma total falta de respeito pelo trabalho dos educadores... mas vindo de um professor tem outro sabor. :)

Diabba disse...

Fucka-se, esta coisa de nao ter acentos... (vou escrever sem eles, os comentarios acima estao horriveis com tta sigla)...

Bom, pelo que ja percebi essas alunas especiais vao-te ficar no caracao! Ate aquela que num dia em que comeu uma qlqr leguminosa... soltou um gas! hihihihihihi

A minha diabbita ainda nao tem idade, mas qdo andar na escola e houver estas festarolas, tenciono nao faltar a nenhuma e fazer (tambem) aquelas figurinhas de mae babada k filma e fotografa tudo.

Ahhhh e ja li a aventura da viagem (onde?? vao a Maria ver) essa viagem ja foi, verdadeiramente, um pedaco das ferias.

beijos d'enxofre

ps: escrever sem acentos requer super atencao, estava sp a voltar atras para os retirar!

Formiguinha disse...

Bem vindo de volta a este micro universo dos bloguistas :)!!!

Esse obrigado deve ter compensado tudo o resto não é???

Onde anda a srª Ministra nestas alturas???

Rita disse...

Também não é preciso mais nada. Obrigada às vezes é mais do que suficiente.
Eu já fui a uma festinha da escola da R Grande e confesso que sou do mais babado possível. Estava a ver muito longe do palco e ela praticamente não fez nada só cantaram (a sala dela) uma canção mas eu não me contive, estas lágrimas fáceis que teimam em cair por qualquer coisinha...
Jokas

V. disse...

As palavras mais simples são muitas vezes as mais difícies de dizer, as mais sentidas e as melhores de ouvir.

Tenho a certeza que esse "obrigado" nunca esquecerás!

Marta disse...

E que valeu mais que 1000 flores...

Eskisito disse...

Maria Cunha:
Por acaso, encontrei-me mesmo nas férias. E, este obrigado foi um combustível para acelerar esse reencontro. Em relação ao Hip Hop...sem comentários.
Beijos

Nélio:
Por vezes, não se tem bem a noção do propósito das festas com alunos. Aquilo deve ser para eles e feito por eles. Se eles querem Hip-Hop, que venha o Hip-Hop...agora fazer as coisas para ficar bem visto...não me convence.
Um abraço

Diabba:
Algo me diz que deves mesmo ser uma mãe babosa. Não sei porquê...
Em relação aos acentos, acho que já passou o treco do blogger.
Beijos

Eskisito disse...

Formiguinha:
Provavelmente a congeminar mais umas quantas formas de me deixar no desemprego...
Beijos

Rita:
Apesar da idade me deixar um pouco mais mole, desta vez foi mesmo sincero o que senti. E, adoraria poder passar por aquilo, mas como pai...aí sim corria baba e ranho.
Beijos

Thunderlady:
Acredita que não. Aliás, estas irmãs farão parte do meu Kit "Isto vale a pena" para o resto da vida.
Beijos

Marta:
Todas no mundo. Porque as flores murcham, mas as palavras ficam gravadas.
Beijos

maria cunha disse...

pois eskisito o que nós somos capazes de fazer por uma sobrinha :)... até hip hop... mas valeu, pela companhia dela, não pelo hip hop!


beijinho

Professorinha disse...

A tua descrição fez-me lembrar o sarau que houve na minha escola. Vieram várias escolas para mostrar os seus atributos... Eu a certa altura fiquei a pensar se não seria tudo a mesma escola. Era hip hop para lá, hip hop para cá... tudo a abanar o que tinha e o que não tinha. Até fiquei incomodada com a maneira como aquelas miúdas se ofereciam...

Se calhar sou demasiado antiquada...

Maria do Consultório disse...

Não mencionaste o rissol e a mine!

Eskisito disse...

Maria Cunha:
Assim tudo bem...isso serve de desculpa...mas por pouco.
Beijos

Professorinha:
Lá está porque é que te dei a nomeação...é isso mesmo, faz mesmo impressão.
Beijos

Mariazinha:
Explicar às pessoas que isso eram os pais dos meninos...não eu.
Beijinhos