quarta-feira, 4 de julho de 2007

101 posts ou a língua afiada de volta.

OK. Eu sou uma pessoa racional, tenho um Q.I. acima da média, considero-me culto e educado (e ai de quem se atrever a escrever algo contrário a isto, porque senão…).
Mas, fui chamado à atenção por duas pessoas que existem no éter da blogosfera, que estava a ser cometido aqui um crime obscuro, o primeiro bloggate. O facto de se plagiarem blogs.
Cai a acusação sobre um blog de seu nome “Spring Gold”. Um ou uma tal de Kanoff tem vindo a assaltar todos os blogs possíveis para construir o seu, desde o Pacheco Pereira até a pessoas do dia-a-dia.
Ora, é aqui que o meu cérebro pára. Porque raio é que se plagia um blog? Pode até ser plagiada a maior obra de arte do mundo, mas é efémera e sem reconhecimento. Se o Pacheco Pereira escrever um insulto ao susceptível José, no dia seguinte tem um processo em cima. Se for eu, bem posso morrer de tédio à espera, porque ninguém do Governo lê esta treta.
Ora, também não se ganha dinheiro com isto. Portanto, não existem razões monetárias para tal acto.
Sobra apenas a falta de imaginação. Mas, eu compreendo a Clara Pinto Correia, porque essa quase que foi obrigada por razões contratuais a plagiar. Ela tinha mesmo de apresentar um texto. Mas, um blog é livre, e como tal, pode ou não existir, pode ou não ser abandonado a qualquer altura.
Sendo assim, sobra a insanidade mental, de uma pessoa que colecciona pedaços da vida de outras, com o intuito de se auto-satisfazer. E isso é preocupante. Mas, mais preocupante é isto acontecer neste mundo fictício que é a blogosfera.
Por isso, tenho a dizer ao/a criador/a desse blog: isso não faz sentido. Pelo menos, não no meu cérebro.

31 comentários:

Marta disse...

Preocupante, preocupante, � essa pessoa n�o ter a m�nima no�od e quem �

Dina disse...

Existem pessoas que se transformam noutras, umas vezes por obsessão outras sei lá porquê...por isso que alguém plagie outros por, talvez, não ter nada que considere útil para dizer e querer mostrar ser quem não é, não me parece assim tão estranho.
Se calhar sou eu que sou estranha por pensar assim...achas?

Tiago disse...

Decididamente, fico tão espantado como tu. Cá para mim, há quem ache que isto de ter um blog está na moda, e quando a imaginação não ajuda, toca a copiar um texto daqui ou dali. É estranho, sim, preocupante, talvez...

Saltapocinhas disse...

ou então não sabe escrever, só sabe fazer copy/past...
Tadita (o)!!
Parabéns pelas fotos!
Andaste por albufeira, não foi??

Saltapocinhas disse...

ah, e o que a CPC fez não tem deculpa! é muito, muito feio!!

Anonymous disse...

Culto? Educado? Vives mesmo no mundo Eskisito. Ninguem culto vive ... em Alpiarça, e ninguem educado alega ter a língua afiada. Já sei, já sei, o facto de se ter a língua afiada não é sinonimo de má educação, mas permita-me que discorde. Na sociedade em que vivemos hoje tudo o que seja provocatorio, ironico, e verdade, leia-se, politicamente incorrecto é má educação. E sabes que mais não é assim tão mau ser mal educado, aliás, não é mau de todo.

Diabba disse...

Tolices...
por acaso já vi uma coisa dessas, tenho uma amiga que é criadora de gatos (Bosque da Noruega) e um dia sem querer tropecei num blog que tinha as fotos dos gatos da minha amiga (ela tem site e tudo), com o título "os meus gatos", deixei lá um comentário demolidor, não foi publicado sequer, mas as fotos dos gatos foram retiradas...

beijo d'enxofre

PS: Deixei-te um grelo no blog da Rita, vai buscar!

O meu mundo disse...

realmente ha coisas que nao lembram ao diabo....

bigada pela vistinha:)

bjinhu

Peste disse...

pois... é estranho e o unico nome q me ocorre para lhe chamar é atrasado... triste... ou mesmo burro!!!

maria cunha disse...

é o que dá a falta de imaginação... e de bom senso... não é o primeiro caso que conheço... aliás há algum tempo assisti a uma acusação ao vivo num blog que costumava ler... no dia seguinte a autora em vez de pedir desculpa apagou todo o conteúdo anterior do blog e disse que tinha havido uma falha técnica...
realmente aqui não há motivo para plagiar ninguém...


beijo

Paulinha disse...

Li neste blog (http://o-da-joana.blogspot.com/2007/05/novo-provrbio.html) um provérbio engraçado!

Anonymous disse...

sobre o plágio!

Professorinha disse...

Plagiar já é mau, mas plagiar tão publicamente é estupidez... e burrice...

Enfim...

Fica bem :)

Formiguinha disse...

É o que dá seres criativo ;)

Rita disse...

O que o/a plagiador(a) pretende na realidade é um blog com as partes mais interessantes dos outros blogs ou seja assim um Top Blog, não é plágio, é so transcrição só que depois esqueceu-se de lá pôr as aspas e o in.
Exemplo:
"OK. Eu sou uma pessoa racional, tenho um Q.I. acima da média, considero-me culto e educado (e ai de quem se atrever a escrever algo contrário a isto, porque senão…)." in Eskisito Rules.
Get it???
Jokas

Inha disse...

E roubar blogs? Já ouviste falar?
Alguém me explica uma coisa destas quando todos podem abrir um à borla?????????

Há com cada um/a que não lembra ao diabo!...:(

NINICA disse...

«...um Q.I.acima da média, culto e educado...» pois e essas palavras no fim de cada frase...é a pontuação, não!!!!
Ele há cada um....Mas gosto de ti à mesma...vá....
BEIJO

olho_azul disse...

Olá!
Descobri este espaço pela mão da professorinha e gostei imenso. Vou passar a visitar mais vezes.

Em relação ao teu post, quem se lembraria de uma cena dessas?
Completamente hilariante... e ao mesmo tempo rídiculo. Mas ele há gente capaz de tudo!

Um abraço

Diabba disse...

oh moço, vê lá se controlas a tua chavala... grunffff keu vou-me a ela kela num ganha pa pensos!!!
grrrrrrrrrrrr

(hihihihihihi)

beijo d'enxofre

Eskisito disse...

Marta:
É sem dúvida...
Beijos

Dina:
Todos temos direito à nossa opinião...desde que seja nossa.
Beijos

Tiago:
Mas, não é obrigatório. No dia em que deixar de ter ideias fecho a tasca...
Um abraço

Eskisito disse...

Saltapocinhas:
Se calhar é mesmo isso.
Não, andaste perto. Portimão, na Praia da Rocha. Obrigado pelo elogio.
CPC?
Beijos

Caro/a Anónimo/a:
No parêntisis que segue esse meu comentário, lê-se " e aí de quem...". Logo...
Em relação à questão de má-educação e politicamente correcto, todas essas noções estão a ir por terra devido ao nosso Primeiro...
Um abraço

Diabba:
Isso é que já é preocupante...mesmo.
Em relação ao grelo, não te safas, passa pela Rita.
Beijos

Eskisito disse...

O meu mundo:
De nada, e obrigado pela tua.
Não consigo encontrar lógica nisto, a sério que não.
Beijos

Peste:
Ou atrasada, triste, ou burra. Não sei o sexo da pessoa em causa.
Mas, é mesmo triste.
Beijos

Maria Cunha:
Não há mesmo. Por isso, não compreendo. E, pedir desculpa não é um hábito português...tal como assumir erros.
Beijos

Eskisito disse...

Blueye:
Bem-vinda ao meu cantinho. Sim, o provérbio cai que nem ginjas aqui.
Um beijo e obrigado pela visita

Anónimo/a:
Não percebi.
Um abraço

Professorinha:
E, sem razão...não se compreende mesmo.
Beijos

Eskisito disse...

Formiguinha:
Por acaso, não sei porquê, ninguém me plagia a mim...sniff sniff
Beijos

Rita:
Já agora, porque raio é que escolheste esse excerto? MAU...
Beijos

Inha:
Não sabia dessa. É possível?
Bem, isto anda tudo maluco.
Beijos

Eskisito disse...

Ninica:
Enquanto português, defendo a utilização de toda a linguagem portuguesa...incluíndo calão ou asneiras...apenas não as escrevo aqui, porque me dirijo a pessoas que podem não concordar com este ponto de vista...
Logo: QUAL PONTUAÇÃO, #$%#$%#&????
Beijos

Olho_Azul:
Bem-vinda a este canto de parvoíce e tal. Agradeço-te a visita e as próximas que fizeres. Mas, não te iludas pelo tom inteligente deste post. Isto foi apenas uma excepção à idiotice habitual.
Beijos e novamente, sê bem-vinda.

Diabba:
Eu não tenho nada a ver com isso...MUAHHAAHHAAAAAAA!!!!
Beijos

Cruxe disse...

Existe um blog ("Plagiadissimo") que colecciona o melhor que se publica na blogosfera. E coloca as fontes. Acho até que é uma ideia interessante.

Eskisito disse...

Cruxe:
Já lá fui. Por acaso é mesmo um conceito interessante.
Um abraço

Azul disse...

Olá ,querido EsKisito.
depois de uns dias de ausência,voltei aos meus cantinhos favoritos.
1ª surpresa: ete post...bom relativamente ao spring gold e ao Kanoff,não há nada a dizer,já foi tudo dito acima.Palavras para quê????
E,2ª surpresa das surpresas!!!!!:ENtão aqueles pézinhos são teus?????!!!!!!! mas,rapaz!!!!!tens mesmo pézinhos de Cinderela!!!!!!!!valha-me a santa!!!!!!
:)

Teresa disse...

Ó Eskisito,
Ainda por cima és ingrato! EU já t plagiei! Não te lembras? Roubei-te aquela fotografia da greve do blog! É certo que te pedi licença antes... mas de qualquer forma é um plágio, não é?

E uma vez, há meses, pedi à Robina para usar uma fotografia que era PERFEITA para um post que eu pensava escrever... (este: http://gotaderantanplan.blogspot.com/2007/03/maior-vergonha-de-toda-minha-vida.html, a fotografia é mesmo de perder a cabeça). Gaita! Sou uma plagiadora, estou a lembrar-me de que também gamei o Take This Waltz de Leonard Cohen à minha amiga Carla!

Bom, falando sério, a minha reacção aos plágios, principalmente em blogues, é de perplexidade total, até porque é grátis e qualquer pessoa pode iniciar um ou quantos quiser; pressupõe-se que o dono ou a dona do blogue o criaram por terem alguma coisa a dizer sobre certo (s) assunto(s), gostarem de escrever, ou de fotoghrafia, ou de cinema, ou de culinária, ou de jardinagem, etc.

Enfim... não percebo mesmo qual o interesse em copiar coisas dos outros. Porque suponho que o que está aqui em causa são textos...

E fiquei curiosa de conhecer esse tal "Plagiadíssimo", vou procurá-lo.

Beijos.

Eskisito disse...

Azul:
E, és sempre bem-vinda a este canto. Excepto quando fazes comentários preconceituosos aos meus pés. hehehe
Beijos

Teresa:
Nunca tive muitos princípios com a questão das fotos. E, existem blogs que estão inscritos na associação que tutela o copyright. Eu, não me chateio. Mas, irrita-me o conceito (excepto no caso do Plagíadissimo, que por acaso está muito bem esgalhado)
Beijos

Klatuu o embuçado disse...

AVISO!!!!


Este texto - http://dente-de-marfim.blogspot.com/2007/07/inveja.html - é PLAGIADO do «Abrupto» de Pacheco Pereira!

A menina Kanoff - CUJO BLOG É TODO PLAGIADO - fingiu apagar o anterior blog - e transferiu tudo! para http://dente-de-marfim.blogspot.com - que agora reservou só para «aderentes» depois de a ter caçado de novo!

GRANDE blogosfera! :)

___
Hi5: http://kanoff.hi5.com/