segunda-feira, 28 de maio de 2007

Minorias Sexuais...

ARTIGO 7.º
Todos são iguais perante a lei e, sem distinção, têm direito a igual protecção da lei. Todos têm direito a protecção igual contra qualquer discriminação que viole a presente Declaração e contra qualquer incitamento a tal discriminação
Declaração Universal dos Direitos do Homem


Supostamente, o compositor russo Tchaikosvki era gay. Fazia parte de uma classe sexual que era discriminada. A sua morte está relacionada com isso. Em 1893.
Ontem, numa parada gay na Rússia, os participantes foram alvo de agressão por grupos contra a homossexualidade e pela própria polícia russa.
Em 2007, os homossexuais ainda são discriminados. Seja nas ruas, na aquisição de um emprego, nas piadas e graçolas, nos governos, no exército, entre muitos outros, continuam a ser postos de parte devido a uma preferência sexual.
Se eu, me apresentar a uma entrevista de emprego, não vou mencionar que sou heterossexual. Mas, poderia sempre dizê-lo. Um homossexual provavelmente esconderá o facto de o ser, com medo de assim destruir qualquer hipótese de ser empregado. Com razão, na maioria das vezes.
Será assim suposto que eles tenham vergonha das opções de vida que fizeram? Se eu resolver assumir que sou hetero, será que alguém me olharia de lado?
Existem movimentos gay por todo o mundo para tentar mudar este preconceito. Alguns fazem um bom trabalho. Outros, nem por isso.
Como é que querem tirar a imagem da “bicha”, “pandeleiro”, entre outros, se acabam por organizar paradas em que os homens se vestem como a Floribela, ou pior, e as mulheres parecem camionistas? Como querem acabar com os estigmas impostos à homossexualidade, se eles próprios contribuem para que estes existam?
Ser gay não é ser exuberante, provocador, ou doente. Porque se um homem gostar de um homem, não é necessariamente uma mulher fechada num corpo de um homem. O mesmo sucedendo às mulheres. É apenas uma preferência sexual.
Ser gay, tem apenas a ver com uma escolha. Homem gosta de homem, mulher gosta de mulher. Ponto final.

19 comentários:

Teresa disse...

E ninguém tem nada a ver com isso. Ponto final.

Esta é uma das formas de discriminação que mais abomino. Um dos preconceitos mais odiosos que existem. Já fez estragos medonhos, destruiu vidas - veja-se o caso de Oscar Wilde.

Já vou um bocadinho mais longe. Tenho um post na Gota sobre isso - E que tal abrirmos os olhos?.

Também o Aznavour (completamente heterossexual), numa música chamada Comme ls Disent fala desta realidade na primeira pessoa. E com que dignidade!

Um beijo, vejo que voltaste às lides.

Mariah disse...

Cada um tem a sua forma de sentir o sexo, o amor, enfim ... a vida. Quando nos permitimos viver em função daquilo em que acreditamos, mesmo que contra tudo e todos, apesar de muitas vezes nos chamarem de "loucos" (se calhar sem aspas), somos corajosamente egoistas. A única verdade que existe é a nossa, e isso implica a tolerância pela verdade do outro. Se nos honrarmos com esta atitude, honramos o outro. E vivam as diferenças que nos fazem iguais!
Obrigada pelas boas vindas, já me sinto em casa .. só faltou mesmo o cházinho e os biscoitos.
Beijito.

maria cunha disse...

não podia estar mais de acordo...


bjo

Eskisito disse...

Teresa:
Não querendo pegar no assunto outra vez, chateia-me um bocadinho. E, escrevi isto, em parte, pela discussão sobre o Castelo Branco que surgiu nos comentários. Que, por pessoas como ele, todos os gays sejam conotados daquela forma.
E sim, I'm back!
Beijos

Mariah:
Às vezes, as diferenças são insignificantes. Este é um dos casos. Não se vê, sente, cheira. Por isso, não afecta. E, tens razão, torna-nos iguais.
Tenho umas pantufas a mais para ti. Os biscoitos é que acabaram.
Beijos.

Maria Cunha:
E ainda bem que assim é. Levo a tua opinião em conta.
Beijos.

Rita disse...

Pois é, o que me custa mais é que em pleno Séc.XXI haja gente que ainda pensa que a homossexualidade é uma doença. Como é que é possível? Tive um colega que era pouco mais velho do que eu e pensava assim, tinha duas palas nos olhos e não via nada à volta. Nem conseguia falar com ele sobre este assunto porque me irritava tanto que me apetecia bater-lhe tal era a minha indignação. É o que eu acho de pessoas que pensam assim, que tem duas palas nos olhos e são piores que os burros (coitadinhos que não têm nada a ver com o caso).
Será que não vêm o que é por demais evidente ou seja:
1º Ninguém tem nada a ver com isso
2º Ninguém tem nada a ver com isso
3º Ninguém tem nada a ver com isso
e assim por diante...
Jokas,

Eskisito disse...

Rita:
É mesmo isso...é uma escolha e ninguém tem nada a ver com isso.
Beijos.

Peste disse...

o homem é um animal cruel... rebaixa quem não segue a sua conduta...

como nós podemos amar os outros se não os respeitamos??

Eskisito disse...

Peste:
Amai-vos uns aos outros...acredito que fosse possível...mas a diferença e a ganância fazem deste mundo um mundo cruel.
Beijos

A Menina disse...

.. e mais nada!
:)

Professorinha disse...

Estiveste lá no blog (ou alguém por ti que assinou eskisito) mas não deixaste o teu link... Puramente por acaso cá vim ter através do blog do casado...

Tens razão no que dizes sobre os movimentos gay, às vezs fico um bocado parva ao ver algumas coisas, mas penso o mesmo de alguns movimentos feministas... Isto para provar que não sou tendenciosa...

Quanto a ser ou não gay, a mim é-me igual, não é isso que me impressiona numa pessoa, é uma opção e cada um faz as opções que quer.

Fica bem :)

Graça disse...

Concordo.
Concordo mesmo !!!!
Tens muita razão!!!
Apoiado!!!!!!!

LOOOL

Cumprimentos do Benfiquista

Eskisito disse...

Ticha:
Quem fala assim...
Beijos

Professorinha:
Já passei por lá sim senhora...
Quanto aos movimentos, acham que a grande maioria são virados para o próprio umbigo...e as acções que promovem são para ganhar dinheiro ou popularidade. Não adianta...
Ainda bem que passaste cá no meu cantinho e sê bem-vinda.
Beijos

Benfiquista:
Se eu algum dia me candidatar, já sei que vou mesmo contar com o teu voto.
Um abraço

Cruxe disse...

Acho que isto fica bem neste post :)

O teu blog foi nomeado "Blog Com Tomates"

Passa pelo meu blog e escolhe os teus 5 nomeados :)

Dina disse...

A orientação sexual como qualquer outra escolha na vida é algo muito íntimo, muito do "eu" da pessoa...
Infelizmente o preconceito existe e vai continuar a existir enquanto o Mundo for Mundo. Tenho amigos, tenho familiares e respeito-os pelo que são não pela sua escolha sexual.Orgulho-me de ter passado às minhas famílias essa forma de encarar as coisas.

Dina disse...

Eu escrevi às minhas famílias??? Pois escrevi...mas era às minhas filhas!! (era devido ao adiantado da hora)
Se alguém lê e leva isto a sério ainda pensa que tenha por aí uma família em cada porto mesmo sem ser marinheira!!

Inha disse...

Esqueci-me de acrescentar: qualquer que seja o tipo de sexo que se pratique.

Inha disse...

Subscrevo. Aliás acho o exibicionismo, de todo, desnecessário.

BeijInhas

Eskisito disse...

Cruxe:
Não sei se hei de tomar isso como um elogio ou como...sei lá.
Mas, obrigado. Um abraço.

Eskisito disse...

Dina:
Ainda bem que deste essa educação a todas as tuas famílias...hehehe.
Mas, como educadora, moldaste as tuas filhas e as tuas alunas a pensarem de uma forma correcta. Se cada um de nós assim o fizer, pode ser que isto mude.
Beijos

Inha:
Bom comentário. Indiferentemente do sexo ou escolha sexual. Nem mais.
Beijos.