domingo, 6 de maio de 2007

Legalizar…

Hoje houve uma manifestação para a legalização da marijuana. Juntaram-se cerca de 500 pessoas para pedirem ao governo que autorize o consumo legal de marijuana no país. Se calhar devíamos referendar isto. Podia-se tornar uma moda nacional, o referendar legalizações.
O meu pensamento é simples: do que é essas pessoas reclamam. Se forem apanhados a fumar droga, são multados em 25€. Só.
Sim, disse só. Porque eu fumo tabaco (sim, eu sei, vai-me matar e essa história toda). E, a partir de agora, se me apetecer fumar um cigarro num café, vou pagar uma multa de 50€. Parece-me um pouco despropositado. Porque raio é que eu que fumo uma substância legal pago 50 e quem fuma uma substância ilegal paga metade?
O Governo está apostado em tornar os fumadores (de tabaco) em marginais. Começamos a seguir o exemplo americano, e acabamos no meio da rua, a ser olhados de lado porque fumamos (tabaco). Mas, o Governo, que aumentou os impostos do tabaco de uma forma inusitada nos últimos dois anos, tem ensacado uma pipa de massa à conta de fumadores como eu. E, agora, junta à pipa uma nova pipa.
O mais engraçado é imaginar uma cena deste género. Alguém num café chama a polícia para multar-me porque estou a fumar num café. Enquanto o senhor agente passa a multa uma senhora de idade é assaltada no exterior do café. Não há um polícia por perto. Porquê?

Nota: Apesar do tom do post, sou a favor da interdição do fumo em alguns locais. Mas, não todos…

7 comentários:

Cruxe disse...

És criminoso sim senhor... mais nada... e só porque me apetece :P

Agira a sério, não tenho nada contra os fumadores, desde que educados e que respeitem o direito dos outros. No caso dos cafés (mas principalmente os restaurantes) vê-se demasiados abusos e eu, com filhos pequenos, sinto que cada vez tenho menos locais saudáveis para ir com eles (às vezes nem ao ar livre).

Ou seja, tudo isto para dizer que, se todos se respeitassem, não seria necessário proibir.

Quanto a tu pagares 50€ por fumares dentro de um café (onde passará a ser proibido) e outro tipo pagar 25€ por fumar uma ganza... bem... se ele estiver dentro do café tb deverá pagar os 50€ e provavelmente tb os 25€, ou seja: 75€.

Filipe Pratas disse...

Cá para mim, deve pagar só os 25... a ganza é um produto natural e o tabaco é um produto transformado em laboratório... lol

Eskisito disse...

Cruxe:
Tal como acrescento no final do post, concordo efectivamente com algumas proibições. Os restaurantes incluem-se na lista.
E, já me informei, como as substãncias são diferentes, os fumadores (marijuana) pagam apenas os 25€.
Só quero criticar a hipocrisia do estado na aplicação destas normas.

Dina disse...

Há 6 anos que deixei de fumar, mas mesmo antes disso não suportava estar num restaurante e enquanto comia estar a ser bombardeada com o fumo dos outros por isso concordo com essa medida.
Quanto às diferentes taxas a aplicar...não me parece correcto, no fundo estão ambos a praticar o mesmo acto ilegal...um fumando algo ilegal o outro num sítio não autorizado.

Morsa disse...

Enquanto há pessoas a comer na minha mesa eu não fumo... Garanto! Mas se vierem comer pró pé de mim ou se tudo já tiver acabado de comer... Meus amigos, se se pode fumar e eu quiser, vou fumar um cigarrito!

Anonymous disse...

O problema não é a multa... é a reincidência, se fores novamente "apanhado" a multa passa para um outro valor, além de que tens que ir, logo na primeira vez que és "apanhado", a uma coisa chamada qualquer coisa como desmotivação do consumo. Se tiveres um volume em casa ninguém te chateia, até podes andar com ele debaixo do braço num café, mas se fores apanhado com mais de 5 gramas (se não esdtou em erro) de haxixe tens que ir a tribunal comprovar que é a dose "necessária" ao teu consumo para uma semana. Uma questão para ficar no ar:não será útil aos cofres do estado o incoming de mais "massa" para os cofres do estado? Além de que o dinheiro disponibilizado e gasto com a toxicodependência será realmente aplicado a quem quer e precisa. Passa em www.mgmlisboa.org e kê o manifesto!

Anonymous disse...

Corrigido e com mais informação:

O problema não é a multa... é a reincidência, se fores novamente "apanhado" a multa passa para um outro valor, além de que tens que ir, logo na primeira vez que és "apanhado", a qualquer coisa como a desmotivação do consumo onde falas com um(a) psicólogo(a) e depois ainda te perguntam se queres justificação para o emprego! Se tiveres um volume em casa ninguém te chateia, até podes andar com ele debaixo do braço num café, mas se fores apanhado com mais de 5 gramas (se não estou em erro) de haxixe tens que ir a tribunal comprovar que é a dose "necessária" ao teu consumo para uma semana. Uma questão para ficar no ar: não será útil aos cofres do estado o incoming de mais "massa" para os cofres do estado (não descurando que um estudo da revista ‘Lancet’ propôs uma nova classificação para as drogas consoante os perigos e colocou o haxixe e a marijuana atrás do álcool e do tabaco)? Além de que o dinheiro disponibilizado e gasto com a toxicodependência será realmente aplicado a quem quer e precisa. Passa em www.mgmlisboa.org e lê o manifesto!