quarta-feira, 30 de maio de 2007

Fura Greves

Este país revela-se neste dia. Não há máscaras, não há rodeios nem palavras doces. Diz-se todo o tipo de barbaridades.
Pessoas que se queixam porque não têm transportes, não têm médicos, não são atendidos. O resto do ano, queixam-se que os transportes estão caros, que a saúde está um caos e que continuam a não ser atendidos.
Jornalistas que fazem as perguntas erradas às pessoas erradas. Que deixam falar o membro do governo, mas bombardeiam com perguntas o dirigente sindical. Que dizem frases como “É óbvio que os professores aderiram à greve”.
Pais e alunos que se queixam de não ter aulas e das escolas estarem fechadas. O resto do ano, reclamam dos professores e das condições das escolas.
Afinal, para que serve uma greve? Para que o governo diga que foi um fracasso? Para que o sindicato diga que o país parou?
Quando há 35 anos se queria fazer uma greve, corria-se o risco de perder a vida. Hoje falta-se a um emprego. O estado quer mudar isso, mas ainda não foi desta.
Ao eleger José Sócrates, o povo falou. Enganou-se na deixa. Hoje o povo falou outra vez. Mas, novamente, enganou-se. Porque não era contra o Sócrates que falavam, era contra o resto do povo, o povo ignorante que não percebe que a greve não serviu para os chatear ou para lhes dificultar a vida, mas sim para mostrar que querem um país funcional e melhores condições nos seus trabalhos e nas suas vidas.
Mas, como é óbvio, a mensagem não passou…os Correios fizeram greve.

21 comentários:

Tigresse disse...

Bom, apesar de algum receio em fazer criticas ao nosso actual governo sob pena de nunca mais poder entrar na função pública (como Assistente Social dava jeito...)vou arriscar e fazer a minha critica, que é tão simples quanto isto: eu, em 25, quase 26 anos de vida nunca vi um governo socialista tão à direita quanto este!!!Acho simplesmente este governo vergonhoso! Mentiroso! Não tenho palavras! E eu sou de centro de direita, atenção! Mas antes disso, sou um ser humano, uma mulher,uma profissional que acima de tudo quer ver defendidos os direitos de todos os cidadãos portugueses (dos ricos aos pobres)!!! E não andar a ver uma cambada de politicos corruptos e incompetentes a gozar com o "zé povinho"!! Porque é isso que sinto que se anda a passar!
Peço desculpa a quem ofender, mas é isto que penso! Estou apenas a exercer o meu direito de liberdade de expressão, apesar de já ter havido um professor expulso por exercer este direito...
Beijinhos

Eskisito disse...

Tigresse:
Neste blog, enquanto for possível, a liberadade de expressão é um direito para todos.
E, acho que o acumular de governos incompetentes tem enterrado isto a torto e a direito. Por isso, concordo contigo...o Zé Povinho está mesmo a ser gozado.
Beijos

Rafeiro Perfumado disse...

O problema é que o povo falou muito baixinho...

Eskisito disse...

Rafeiro:
Como é hábito nos portugueses. Quer por medo, quer por ignorância, fogem da única oportunidade que têm para se fazerem ouvir.
Um abraço.

maria cunha disse...

não se pode esperar que um povo que não se preocupa sequer em ir às urnas depositar a sua opinião lute pelos seus direitos seja de que forma for...

... furei a greve, mas não foi por opção...

de qualquer forma acho que o governo não está a precisar de cartões amarelos, está a precisar de um cartão vermelho, mas para isso era necessário o tal cumprimento de deveres cívicos (dos quais eu sou tão fã)...

já vi jogadores expulsos "na bola" por faltas menos graves!


beijo

Eskisito disse...

Maria Cunha:
Na mesma situação que tu. Fui fura greves por imposição. Mas, concordo contigo, se o povo se abstém de escolher quem nos governe, é óbvio que cairá em desgraça nestas situações.
E sim, um cartão vermelho...como um cravo de outros tempos.
Beijos

Nuno da Alice disse...

Olá Vitinha e todos os que por aqui passam. Não é para fazer publicidade barata ao meu blog, pois não preciso nem quero saber disso para nada, mas esbanjem um minuto do vosso precioso tempo e vejam lá se isto que escrevi a 14 de Novembro de 2006 não está actual? http://naogostasnaocomas.blogspot.com/2006/11/greves-grevistas-os-que-no-o-so-cenas.html

Obrigado.

P.S. Ó Vitor vê lá se apareces no messenger só pra dizer um olá que ninguém te come pá!

Dina disse...

Ora nem mais...quem fala assim não é gago!
As pessoas só se sabem queixar mas quando é preciso agir...está bem está, os outros que façam mas sem os incomodarem muito...

Cruxe disse...

Sinceramente, eu acho que a greve acaba por ser uma palhaçada. E palhaçada percisamente pelo que tu dizes:

Para os sindicatos, a adesão anda sempre perto dos 100%
Para o governo... pfff, nunca passa dos 10%

Parece que estão a falar de futebol: "O gajo estava fora de jogo", "Não estava nada, estava em linha". É tudo a mesma merda.

Maria Cunha,
"de qualquer forma acho que o governo não está a precisar de cartões amarelos, está a precisar de um cartão vermelho"

Não, quem precisa de cartão vermelho não é o governo. São os políticos em geral. É apenas por culpa dos politicos que o país está como está. Não culpem os governos. Porque os governos não têm sabido governar, tal como a oposição não tem sabido fazer oposição. São todos iguais. A única coisa que sabem governar são as suas próprias vidas (veja-se o caso do Durão, ou do Guterres... belos tachos)

E depois as greves servem para quê? Servem para poupar dinheiro aos patrões que não pagam o dia -neste caso, bela prenda para o controlo do défice :) - e servem mesmo para chatear os outros que não aderem à greve (porque não querem ou não podem) e que ficam com a vida mais transtornada do que nos dias normais.

Peste disse...

eu axo q o tuga gosta é d desgraças e festas e claro... lamentar-se... mesmo que muitas das vezes seja ele o culpado tb

Formiguinha disse...

É por estas e por outras que eu sou cada vez mais comunista! A sério politiquice não é a minha onda, mas quando veja as imagens dos políticos apenas vejo demagogia e falsidade. A D. Odete Santos é que falava dos problemas que me afectavam: trabalho precário, aumento dos juros, recibos verdes - and so on!!! Mas agora até essa voz desapareceu do cenário político... D. Odete, volta que o Alentejo há-de ser nosso!

PS: Caramba o meu avô é que gostaria de me ouvir falar assim.

Teresa disse...

Subscrevo NA ÍNTEGRA o comentário da Tigresse, que não conheço. E eu, tal como ela, até sou de centro-direita, ou... vamos lá... de direita.
Este Governo já me esgotou todos os adjectivos vilipendiantes. Nunca uma designação assentou que nem uma luva da minha querida luvaria Ulisses neste conjunto de pulhas: chamam-se Governo porque andam todos a governar-se.
Quem sofre, como sempre, são os mais desprotegidos. O senhor entretanto faz jogging na Praça Vermelha. Acho que desde o Vasco Gonçalves nunca tinha detestado tanto um político.
Releiam Eça de Queiroz, está tudo lá...

É uma tristeza, mas nada mudou. É mais do que uma tristeza, aliás. É uma VERGONHA.

Morsa disse...

Eu, na qualidade de centro direita, rogo a Deus que haja aí uma epidemia qualquer para que os socialistas fiquem com uma caganeira tal que o Xô P.R. seja obrigado a dissolver a Assembleia!
Onde é que já se viu querer a lista dos faltosos para efeitos de punição? Ou ir buscar impunemente os motoristas dos autocarros com a GNR atrás? Ou criticar o direito à grebe?

Sou contra a greve. Nunca fiz e penso que nunca farei. Mas também sou contra aqueles que reprimem os direitos dos outros... Acho podre!

E pronto, cá tá o meu bitaque!

Um abraço e uma joka à Maria. Tenho sentido a vossa falta

Nuno da Alice disse...

Se um dia tivesses de trabalhar no duro pra ganhar uns míseros tostões pra dar de comer à famelga e ainda assim te quisessem meter a mão nos míseros tostões, a ver se não fazia greve, cagão do c******.

Eskisito disse...

Nuno Alice 1:
Já lá passei e li o texto. Fica lá o comentário, e sim, tens razão, continua bastante actual.
Em relação ao P.S., para isso era preciso que a senhora me deixasse ir ao massajador. Mas, sim, a ver se pomos a conversa em dia.
Um abraço.

Dina:
O problema é o sentido do deixa andar, que isto um dia resolve-se. Não vamos a lado nenhum assim.
Beijos

Cruxe:
Concordo contigo nas culpas a toda a classe política. Mas, o povo também tem culpa no cartório. E tem de se fazer ouvir, indiferentemente dos incómodos causados, ou do dinheiro poupado pelo estado.
Um abraço.

Peste:
Muitas vezes o povo é cego, e aceita de braços abertos as promessas dos políticos. Nas festas e nos mercados...
Beijos

Formiguinha:
E viva o nosso Cunhal...eu sinceramente concordo com o Cruxe: acho que todos os políticos são iguais...o povo precisa de uma nova revolução.
Beijos

Teresa:
Acredito que nunca vá mudar...e isso sim deixa-me resginado à única alternativa possível...abandonar o meu próprio país.
Beijos

Morsa:
Voltamos a tempos negros, em que o governo nos obriga adançar à sua música. Mas, a greve é um direito de todos, tal como é a liberdade de expressão. E vê-se em ambos os casos uma opressão digna da outra senhora.
Um abraço

Nuno da Alice 2:
Agradeço-te os asteriscos...e lá fomos congelados mais um ano.
Outro abraço

Teresa disse...

Eskisito,
O meu cantinho foi nomeado para o Thinking Blogger Award, e tenho de nomear cinco blogues para passar o prémio adiante, coisa que terás igualmente de fazer.
Escolhi o teu, espero que não leves a mal.
Um beijo.

maria cunha disse...

tens razão cruxe... cartão vermelho para os políticos...

de qualquer forma quero deixar claro que já houve em tempos políticos de qualidade no nosso país... atenção é uma opinião pessoal... não me lembro é quando a política passou a ser uma forma de estar na vida... uma profissão bem remunerada sem necessitar de grande esforço...


beijos
Maria

Cruxe disse...

Eu continuo a achar que o mal é não se responsabilizarem os políticos pela merda que fazem.
E outro dos problemas é que não se renova a classe política. Grande parte dos que lá estão, estão lá desde o 25 de Abril.
Basta ver o exemplo do Shô Prusidente. Foi PM durante uma década, mas mesmo assim teve que voltar.
Renovem-se os políticos, renovem-se os deputados, renove-se a classe política.

Eskisito disse...

Cruxe:
Renove-se também o povo. Pois esse vê passar a maré e não apanha o barco.
Um abraço

Cruxe disse...

Ultimamente tem havido muitos a apanhar o barco (ou o autocarro, ou o avião) e emigram :)

Eskisito disse...

Cruxe:
Eu bem tento, mas ninguém me quer a bordo...
Um abraço