sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Orgulho-me

Nasci destinado a algo. Ninguém acreditou que nasceria saudável, inteiro ou vivo. O meu choro anunciou que lutaria. Por alguma coisa, por alguém. Viveria toda a vida que me queriam roubar no útero.
Cresci forte. Cai para me levantar a seguir. Magoei-me e aprendi a engolir a dor e as lágrimas. Fiz-me homem mais cedo. Fui obrigado. Vi a tristeza e a pobreza entrarem na minha casa quando ainda sonhava sonhos de criança.
Aprendi. Tornei-me obcecado com pequenas coisas e grandes ambições. Queria ser e inventar. Criar o mundo melhor, o mundo perfeito. Voltei a cair em sítios novos apenas para me levantar outra vez. Deixei de chorar.
Ao chegar a altura em que tinha de decidir o que queria fazer da vida continuei a estudar. Pensei no bem que fazia, apesar do esforço que infligi ao meu corpo e aos meus pais. Dormia pouco. Servia cafés de noite aos ricos para pagar de dia a educação do pobre.
Apaixonei-me. Vivo um amor que já dura anos e durará eternamente. A única razão do meu viver.
De um dia para o outro, todos os sonhos morreram. Passei a ser mais um de uma fila interminável de homens com futuro e carreira que viram o poder arrancar-lhes o tapete debaixo dos pés. Lutei novamente pelo meu futuro. Fiz coisas das quais nada trouxe comigo a não ser o pecúlio que me alimentou. Trabalhei longe do mundo real e aturei escárnios e abusos de poder apenas porque sabia ser necessário o pão de cada dia.
Quando apareceu uma oportunidade de resgatar a minha vida assim o fiz. Julguei tomar o passo certo. Escapar ao infortúnio que me tem vindo a perseguir ao longo dos anos. E tudo pareceu perfeito.
Agora entendo que cai mais uma vez. Mas desta vez demorei o meu tempo no chão que os ossos são velhos e o espírito começa a mostrar cansaço. Fui humilhado na minha própria mente e resolvi parar para pensar.
Hoje levantei-me. Aprendi novamente a chorar. Mas não o vou fazer. Vou lutar para que todos os meus sonhos se concretizem. Nem que para isso tenha de cair mil vezes.

18 comentários:

Dina disse...

A vida por vezes pode ser difícil mas pensa que tudo o resto pode correr mal mas tens algo que muitos gostariam de ter e nunca conseguem...e isso não se compra com dinheiro.
Seja o que for que te tenha derrubado mais uma vez tu, aliás vocês, vão conseguir ultrapassar mais esse obstáculo. Tenho a certeza!
E...chora que pelo menos limpas a alma.
Bjs aos dois

V. disse...

Gostava de te conseguir dizer qualquer coisa bonita mas não consigo.

Não te desalentes. Para mim a vida tem sido cair-levantar-cair e muitas vezes sem tempo para me levantar já estava a cair outra vez. Endureceu-me, fez-me perder muitas vezes o sentido das coisas mas... cá estamos, certo? Isso importa. Estás cá com a tua Maria, juntos, nesta "viagem". Têm-se um ao outro. Confia nela. Quando te faltar, as forças ela pega em ti do mesmo modo que fazes com ela.

Atreve-te a deprimir! Vou aí ter contigo e depois... olha que eu não sou a Maria!

Beijinho

Azul disse...

Amigo.

A vida é feita de altos e baixos.

Já demonstraste ser um Homem de força, e uma força de Homem.
CHorar? Não faz mal a ninguém.Serve para limpar a alma, quando mais nada parece ajudar.
Cair e saber que te vais conseguir levantar? é o melhor dos começos!
Vivemos para Amar e o Amor já tu encontraste.
O resto são adversidades pelas quais tens de passar, e , sabendo de antemão que isso de nada te servirá de consolo, pelas quais todos nós, seres normais,temos que passar...eu tenho dias assim, e hoje é um deles.
Por isso, a única coisa que me ocorre, são palavras que já todos conhecemos mais do que de cor:

" Pedras no meu caminho?
apanho-as todas.
Um dia Vou construir um castelo!"

Tu és um GRANDE HOMEM, e um homem grande.:)

Sei que tens a ajuda que precisas, de quem mais amas, neste momento díficil de ultrapassar.Mas já sabes que se precisares , sei lá , de dizeres uns valentes palavrões, eu estarei no messenger!

Bjinhos gandes!

Formiguinha disse...

Caramba!!!!

Ainda subiste mais na minha consideração!!!

És um lutados nato!

Não desistas por favor.

Bêjos

Alf disse...

Dá-lhe com força.

Abraço

Andreia disse...

Olá!
À Pouco tempo que passo por estes lados, mas o que é certo é que desde que vim a primeira vez, tenho vindo muitas (ao teu blog e ao da tua Maria). Gosto de passar por aqui, porque muitas das vezes identifico-me com o que escrevem!
Hoje não é diferente! Também já caí algumas vezes, uma das vezes a queda foi tão grande que a dor ainda não passou... mas continuei a lutar, pois a vida é assim mesmo! Luto por mim, luto pelo esforço que a minha família faz por mim, luto pelo meu PAI (que sei que está a olhar por mim!), luto pelo meu mano que gosto tanto, luto pelo meu Ricardo(que me apoia sempre em tudo!)... Em conclusão luto porque não estou sozinha (quando me sinto por vezes sozinha, sei que estou a ser injusta com aqueles que me acarinham...mas bem sei que há dias assim!)!
A vida é assim tem altos e baixos, temos que aproveitar muito os altos e aprender com os mais baixos e nunca , mas nunca mesmo baixor os braços...cheguei à conclusão que a vida é uma luta constante!
Seja o que for que te deita abaixo, lembra-te que não estás sozinho... Sei que vais superar!

Desculpa, alonguei-me:(

Beijo

Maria do Consultório disse...

Se não queres fazer dieta diz!E tudo por causa de um estufado de soja...:)
("pexoua peferida...")
beijo

Ana disse...

Um percurso de vida difícil sublinhado pela persistência... continua assim!!!

Beijocas

São disse...

Olá , colega!!
Não vai chorar, porquê?! Não me vai dizer, certamente, porque"um homem não chora". Conselho se fosse bom ...enfim, conhece. No entanto, permita-me que lhe sugira isto: chore a sério e, só depois, com a alma lavada e o coração aliviado , finque os pés no chão, agarre pela mão esse amor correspondido ( coisa quem toda agente tem...)e VÁ Á LUTA!!

Coragem!!!

São disse...

Desculpe: amor correspondido e feliz é cois que nem todos nós temos!! Era isto que deveria estar escrito aí em cima.

Bom fim de semana!

Rita disse...

Tá visto que a teiomosia é o teu forte, é assim mesmo quando sabemos o que queremos e onde queremos ir não nos devemos deixar abater... Continua Homem que assim vais longe.
Agora se este paleio todo foi por causa do estufado de soja como diz a "pexoua preferida" ainda te dou mais força e ainda tenho mais consideração por ti.
BLHARG!!!

Anonymous disse...

Olá amigo,
a vida está sempre a pregar-nos partidas. Há que comtinuar a lutar de cabeça erguida e, tenho a certeza, um dia tudo mudará. Chorar às vezes até ajuda... Sê forte, agarra-te ao teu amor e continua a lutar.

pensamentosametro disse...

Gostava de te dizer qualquer coisa que não fosse um lugar comum. Apenas te posso dizer que para além de não dar muito "jeito" isto do cair e levantar cansa, muito, mas dá resultado é uma questão de sorte, de fé, de competência, de obstinação e tempo, mas algures ao longo da estrada acaba por compensar quando surgem as inevitáveis 1ªs vitórias. Se se te acabar o "betadine", diz que tenho um grande stock...

Beijos

Tita

O meu mundo disse...

olaa
e é assim mesmo que tem que ser...nunca se deve baixar oa braços...por mais que custe e por mais quedas que tenhamos...
grande texto,grande ehistoria de vida, grande coragem...

parabens

Graça disse...

Que posso eu dizer!?
Mencionas aqui em tantas palavras a realidade da vida de um pobre que eu não sei mesmo o que acrescentar mais, provavelmente não há mais nada a acrescentar.

Beijos do Graça

elvira carvalho disse...

Eskisito; gostava de lhe chamar amigo, gostava de lhe dizer qualquer coisa que o amenizasse a sua desilusão, o seu sofrimento.
Infelizmente não me ocorre nada.
Então apenas manifesto a minha admiração, por si, pela sua Maria, que me parece uma grande Mulher.
E deixo-o com

Porque os outros se mascaram mas tu não
Porque os outros usam a virtude
Para comprar o que não tem perdão.
Porque os outros teem medo mas tu não.

Porque os outros são os túmulos caiados
Onde germina calada a podridão
Porque os outros se calam mas tu não.

Porque os outros se compram e se vendem
E os seus gestos dão sempre dividendo.
Porque os outros são hábeis mas tu não.

Porque os outros vão à sombra dos abrigos
E tu vais de mãos dadas com os perigos.
Porque os outros calculam mas tu não.

Sophia de Mello Breyner Andresen

Um abraço

nelio disse...

that's the way! haverá outra maneira de viver a não ser caindo e levantando? se há, eu ainda não descobri. o que vale +e que se vai ganhando calos e as quedas custam cada vez menos...

um abraço

ariba disse...

Amiguinho, ainda bem que já estás de pé novamente! Fazes cá muita falta!
Não acho que os ossos sejam velhos...e o espírito pode estar apenas cansado, mas a tua força continua e a prova disso é este texto lindíssimo qe escreveste.
Força! Estamos contigo!

Beijinhos.