terça-feira, 15 de janeiro de 2008

Poder ser preso por fumar

Num dia como outro qualquer, o jovem Pedro dirige-se a um café de bairro para tomar o seu café e aproveitar para avançar um pouco na sua tese de mestrado sobre “Promessas Eleitorais não cumpridas nos últimos 3 anos”, tema esse que já ia em 7000 páginas de texto.
Ao chegar ao café, retira o seu portátil e começa a bater nas teclas num frenesim desmesurado, próprio de quem fala sobre o governo. Mas, após a ingestão de mais um café, Pedro sente a vontade de se acalmar um pouco e resolve fumar um cigarro. Mas, tal é proibido segundo novas leis.
Ao olhar para a porta, vê que algumas pessoas se encontram no exterior a fumar, e Pedro, após fechar o portátil e guardá-lo na mala, pousando-o temporariamente na cadeira ao seu lado, dirige-se também para aquele espaço de fumo.
Enquanto fuma o seu cigarro, o cérebro de Pedro observa as pessoas que entram e saem daquele café. E vê, para sua surpresa, que várias delas trazem também os seus portáteis para trabalhar. Sendo que uma delas, ao sair, tem uma mala de portátil em tudo idêntica à sua. Após elogiar mentalmente o bom gosto de tal pessoa, Pedro vê outra pessoa a sair com uma mala igual. Mas, esta pessoa está mal vestida e aparenta fazer parte daqueles escalões sociais para os quais o Governo apresenta propostas para ganhar votos. E Pedro sabe que aquele é o seu portátil.
Lança o cigarro no chão, olha para a mesa onde estava e constata que efectivamente o portátil não se encontra onde o deixou. Lança-se na corrida possível atrás do meliante que lhe levou a sua tese, alcançando-o duas ruas depois. Usando os conhecimentos apreendidos nas suas duas participações num treino de futebol americano, Pedro lança-se fazendo uma das mais perfeitas placagens da história, apanhando o meliante totalmente desprevenido.
Por sorte, durante toda esta acção, outro senhor com uma mala idêntica à de Pedro observa tudo isto enquanto observa o seu novo computador portátil. Vê ainda quando chega a polícia para levar Pedro preso por ter agredido alguém sob uma falsa acusação, enquanto começa a pensar quanto é que vai pedir por aquele portátil no mercado negro. Mas, enquanto não o vende, começa a ler um trabalho com um nome bizarro: “Promessas eleitorais…

16 comentários:

Azul disse...

Pois, nunca se deve avaliar as pessoas pelo que aparentam ser , e sim pelo que realmente são.
é por isso que eu tenho por bem tratar todos por igual.
Porque , quem sabe , se o gaijo vestido de maltrapilho ali na esquina, não será o médico que me irá ajudar se eu fôr no meio da rua , cair e tropeçar e lixar o tornozelo?!?
Ou quem me garante , que a a senhora, toda aperaltada, com ar de quem vai ao cabeleireiro e á manicure todos os dias, não se senta depois no café da mesma esquina a dizer para as amigas, igualmente aperaltadas " eu dava era um grande murro nos cornos daqula grande p***!!!".
É que a mim já me aconteceu...
Este post fez-me lembrar a quele velho ditado:
" Sei que posso parecer um ladrão...."

elvira carvalho disse...

É Eskisito, é sempre perigoso julgar uma pessoa pelo aspecto. O senhor nunca ouviu dizer que quem vê caras não vê corações? Se esse senhor visse o meu irmão, não iria pensar que rtinha sido ele só porque ele não tem pc. Porque o meu irmão sim tem todo o aspecto de um maltrapilho, e é a melhor pessoa que conheci em toda a minha vida. Um homem que se farta de trabalhar e que tira o essencial para se alimentar e o resto é todo para quem precisa. E sabe o que mais me custa? É ouvir das pessoas que ele é um parvalhão, que podia ter uma vida excelente, e que quando ele precisar, ainda acaba a vida nalguma sargeta.
Um abraço.


Parece-me que ainda não recolheu o seu prémio.

Professorinha disse...

Ora aí está uma história que demonstra mesmoq ue as parências iludem... Eu sempre pensei que os maiores ladrões são aqueles de quem nunca se desconfia...

Olha bem o Sócrates...

:)

Maria do Consultório disse...

As iludências aparudem...essa é que é essa!
Eu, gaja boa, boa, boa, passo por burgessa, já viste a minha cruz? Tá mali!
Foi por isso que resolvi engordar. Pra me levarem a sério.
E que objectivo elevado, este...

Graça disse...

As pessoas julgam-me!!!
Eu sou feio e ando mal vestido!!!
Isso não se faz!!
Discrimanação social!!
Não gosto deste país!!!!

LOOL

Estou a desbafar pareço uma gaja.

Um abraço

Dina disse...

Como um dia escreveu Fernando Pessoa...somos um país de provincianos que continuamos a dar valor à aparência e esquecemo-nos que o essencial não está à vista.

Celeste disse...

Muito bom...

Concordo com a Dina, mas é preciso acabar com isso, educando as novas gerações.

E os professores têm uma posição privilegiada para fazê-lo ;)

Abraço

André disse...

Eu tinha era logo desancado o gajo! Se há coisa pior é roubar, ainda que para o caso tenha sido a pessoa errada. Sei que pode parecer exagerado, mas com essas coisas é deixar de ver tudo à frente :S

HzoLio disse...

Isto só me fez lembrar a compra do meu último carro.

Cheguei ao stand num Fiat Uno vermelho desbotado e os trapinhos que levava vestidos eram de trabalho (e como dizem ando sempre de pijama)...

O vendedor de serviço olhou-me de alto a baixo e chutou-me para uma colega... A colega pouca ou nenhuma atenção me deu!!!

No entanto revirou os olhos e arreganhou a taxa quando eu escolhi um dos modelos mais caros da gama e disse que pagava a pronto, para além de querer o que o carro já tivesse sido entregue!!!

Felizmente não tinham a cor que eu queria, mas arranjavam noutro stand...

Como não sou bom de assoar, e não gostei do 'tratamento', percebi onde é que o carro estava disponível e fui lá fazer a compra.

Temos pena...

Dualidades disse...

Já tinha ouvido que fumar mata, mas fumar dá cana é nova para mim!

Dualidades JP

Lisa's mau feitio disse...

Mestre, sou fumadora e jurei a mim mesma não comentar um único post que falasse de tabaco e nova lei e mais não sei o quê!!!
E só deixo estas palavras sem nexo porque percebi claramenre que o que está em causa é o famoso" as aparências iludem". E não me estico mais porque, apesar de tudo, não sei porque quem se deixou iludir pelas aparências foi o fumador e não outro qqer!!!! E como não comento posts sobre o tabaco e tal, por aqui me fico!!!

bjs no Mestre a um dia de chuva ajeitadinho para os vossos lados!
Lisa

wednesday disse...

Eskisito no seu melhor... Lindo mesmo, os preconceitos que afetam esta sociedade assutam!

Rita disse...

Fumar faz mal ao cérebro e provoca alucinações...
Jokas

Belzebu disse...

Estás a ver? É por essas e por outras que eu sou contra esta lei. Fumar até pode fazer mal, mas proibir faz desaparecer os portáteis! ehehhe!!

Desconfiem sempre dos engravatados, polidos e cheirosos, porque são esses que andam por aí a confiscar teses de mestrado contra o Engenheiro!

eheh!! Aquele abraço infernal!

Diabba disse...

Com que então a enviar-me mail com "cartão" envenenado hein?? boue-me a ti-e que num ganhas pa pensos!!

beijo enxofrado

Nota: não, não abri o cartão.

Lisa's mau feitio disse...

Eskisito... Eskisito...

Venho ali da tua Mary e estou preocupadérrimaaaaaaaaaaaaa!!!

Adivinha quem abriu ou tentou abrir o cartão???

EU.

:(

E ainda me meti à besta a executar o programa que aquela merdinha sugeriu. Não o consegui abrir para ler a tal mensagem de Amizade que anunciava ter. Mas, não satisfeita, ainda fiz "guardar como" assim ao estilo ah e tal, depois pergunto ao Eskisito como leio o cartão.

Agora digam-me que está tudo bem no meu computador, sim? :(

(suspiro...)