segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Portanto, onde está a minha condecoração?

Segundo uma sondagem efectuada pela Gallup para o Fórum Económico Mundial, os professores são os profissionais nos quais os portugueses mais confiam. 42% dos sondados votaram nesta classe profissional. Em último lugar nesta sondagem, aparecem os políticos com uns míseros 7% dos votos.
Espera…então isso quer dizer que o povo português acredita mais em mim que na Ministra da Educação…o que quer dizer que, talvez (e mesmo só talvez) ela esteja mesmo enganada na forma como trata os professores em Portugal.
Mais curioso ainda nesta sondagem é que estes resultados são iguais por todo Mundo (salvo raras excepções), professores em primeiro e políticos em último.
Não percebo. Se somos assim tão importantes por esse mundo fora e em Portugal, como é possível que esta classe esteja a ser vilipendiada diariamente por decisões absurdas atrás de decisões absurdas? Como é possível que a Ministra da Educação tenha proferido que preferia perder a confiança dos professores e ganhar a confiança dos alunos? Como é possível que após seis anos de licenciatura eu nunca tenha leccionado uma aula que fosse para o estado?
Acredito que um destes dias tudo isto mude. Que apareça um ministro competente que desfaça todo o mal que esta senhora tem feito pela educação em Portugal. Mas temo que quando esse dia chegar, seja tarde demais para muitos professores que, tal como eu, consideram todos os dias desistir da nobre tarefa do ensino e voltar a começar tudo de novo.

16 comentários:

Flávio disse...

É uma questão de mesquinhez.
O político ressabiado por ser o último classificado em termos de confiança, ataca o primeiro dessa classificação com o objectivo de desmotivar os professores o suficiente até estes enveredarem por uma carreira política. É um caso de "can't beat them, make them like you"

Maria do Consultório disse...

Eu até ia deixar aqui um comentário brilhante, mas não vou deixar, tenho de ir preparar a minha candidatura a Presidente da Junta.

elvira carvalho disse...

E então não é para confiar? Se são os professores em muitos casos a dar aos alunos, não só a sabedoria, mas a educação e os valores morais que os pais, ou por excesso de trabalho, ou por inaptidão para o papel de pais, ou porque eles tambem não tiveram essas bases, não lhes dão em casa.
Lembro-me das palavras da minha mãe quando me levou à escola a primeira vez, já lá vão mais de 50 anos. Ela disse: "Deixo-lhe aqui a minha filha, para a ensinar e educar. Se precisar bater, bata. Quero que ela venha a ser uma mulher educada."
Ministro competente? Deus os ajude na espera, porque eu penso que isso só na semana de 9 dias. Parece que os escolhem a dedo.
Um abraço

Rita disse...

Mas quem é que no seu prefeito juízo ía votar nos políticos como profissionais de confiança??? Nem mesmo eles próprios...
Jokas

O Livreiro disse...

Ouve lá, abre mas uma loja de informática e deixa-te de tretas de queres ser professor.

Um abraço.

Andreia disse...

Pois temo muito que se esse tal ministro chegar, seja mesmo tarde demais...:(

beijo

Azul disse...

Queres condecoraões?!?
Assim á borliu e tudo?
TENS DUAS lá no sítio!!!!

BJUFAS!!!

elvira carvalho disse...

Finalmente um prémio do Sexta-feira. Criado por mim, um prémio de Amizade, Com uma parte de um poema meu, sobre a foto de uma tela que pintei, para retratar a solidão do homem , na imensidão da planicie. Diz "Benditos sejam os que ainda sentem no coração a ternura da Amizade" E este é para os seguintes amigos.


Na semana passada atribui-lhe um prémio que me parece não ter recolhido ainda. Está lá no Sexta-feira. Pode dividi-lo com a esposa.
Mas não é para repassar.
Um abraço

Andreia disse...

Este novo aspecto do blog está mesmo "muito à frente"! Parabéns!

beijo

Dualidades disse...

Essa sondagem foi aldrabada, de certeza!
Não há ninguém que não confie nos informáticos! :o))

Dualidades JP

Belzebu disse...

E ainda por cima acabamos de perder uma excelente oportunidade de nos vermos livres da Dona Lurdinhas, nesta remodelação! Enfim, se calhar só quando 60 ou 70% disser que já chega de tanta anormalidade na Educação, é que o Engenheiro a corre de lá!

Aquele abraço infernal!

mik@ disse...

estás com um look muito giro :)

um dia destes mando-te um mail novamente. mas imagino que andes ocupadito e então isto pode esperar :)

beijinhos

Ninica disse...

Eskisito a presidente!!! seja lá do que for...
beijo

Hélder disse...

A minha opinião sobre este assunto é conhecida. Não consigo ver os professores como vítimas, peço desculpa. Reconheço as injustiças que têm sofrido, mas mantenho que se puseram a jeito para muita coisa e continuam a ter mais armas para lutar que outras classes profissionais.

Hydrargirum disse...

Mestre, o teu blog aparece-me todo desformatado...é de mim, ou de ti?

caditonuno disse...

eu após (quase) 6 anos tenho 1560 dias, nao me pude queixar até ao início do ano passado, pois sempre tiv horário completo. nos dois últimos anos... 14 horas. o salário nao chega pra nada e por vezes a vontade de sair é mais forte.

boa sorte pra ti, que pelos vistos ainda estás pior que um colega meu...