sábado, 5 de janeiro de 2008

Água del Cano

Quando adquirimos hábitos tão simples como abrir uma torneira, encher um copo com água e matar a sedinha que nos aflige, custa-nos, de repente, passar a depender de água engarrafada. A sério que custa. E, sem saber porquê.
A minha Maria já abordou o tema, mas eu sou mais de esmiuçar a coisa e andei às voltas com isto até perceber o que se passava.
Tudo começa quando, chegados de férias de Natal, vamos beber o belo do copo de água e esta não está inodora, incolor e insípida. Aliás, tem uma cor branca, sabe a ferro e cheira a ferro.
Estranhámos, mas aceitámos aquilo como temporário. Duas semanas depois achei que o prazo para temporário já tinha terminado.
Informei-me sobre o que se passava. Descobri que segundo um relatório do IRAR (Instituto Regulador de Águas e Resíduos) relativo a 2006, nove concelhos do distrito de Santarém revelam, em 16 captações, níveis de arsénio acima do permitido, entre eles Alpiarça. No mesmo relatório declara-se que “estes municípios passaram a estar em incumprimento com a alteração dos parâmetros mínimos, impostos por directivas comunitárias, de 50 para 10 microgramas de arsénio por litro de água.
Procurei então saber o que a autarquia estava a fazer para resolver isto. E, numa notícia retirada do Mirante (Jornal regional de maior tiragem do Ribatejo) descobri que: “No caso de Alpiarça, a autarquia reclama-se pioneira não só no cumprimento das exigências legais como na procura de soluções."Somos dos poucos concelhos do país que cumpre a lei na íntegra", disse à Lusa o vereador com o pelouro do Ambiente, José Carlos Ferreirinha, que critica o IRAR por se limitar a apontar quem não cumpre e não apresentar qualquer solução.
Isto sim é falar! Aliás, até fiquei com a lagrimazinha ao canto do olho de tão emocionado que fiquei com o interesse deles em resolver isto.
Continuei a ler notícias. Os autarcas de todas as terras envolvidas neste caso de água contaminada têm avisado as populações e criado novas formas de abastecer água aos habitantes. E em Alpiarça? “Em Alpiarça não foi feito qualquer alerta mas tem vindo a ser detectado arsénio em excesso desde 2004.”…” Em termos de população exposta, Alpiarça lidera a lista, com 6.500 habitantes sujeitos a água com duas vezes a quantidade admissível de arsénio.
Se calhar o arsénio nem faz assim tão mal…”vómitos, náuseas, vertigens, diarreia ou obstipação ou ambas alternadamente, alterações gastrointestinais, sensação de formigueiro, entorpecimento dos membros, dispneias, colapsos, polinevrites, conjuntivites, hiperqueratoses, melanodermia, cancro da boca, cancro do esófago, cancro da laringe, cancro da pele, cancro do pulmão, problemas de fígado, baço ou rins
Pois…eu é que estou a ver isto de um ponto de vista pouco informado. Sim, porque acredito que os nossos autarcas estejam a tentar fazer o seu melhor. Vamos lá ler mais uma notícia…O QUÊ? “Os elementos do Partido Socialista na Assembleia Municipal de Alpiarça aprovaram o aumento do preço da água e uma nova tabela de taxas de resíduos”.
Nesta taxa de resíduos estará incluído o arsénio?

14 comentários:

elvira carvalho disse...

Pois amigo enquanto decidem como ou o que fazer aconselho vivamente a água engarrafada. Por muito que lhe custe. Ainda há dias deu uma reportagem na TV sobre isso.
Aumento? Não devia estranhar. Há muito que em Portugal é assim. Primeiro os aumentos, depois os aumentos, mais tarde os aumentos, e por fim se sobrar tempo,vê-se o que se pode fazer pelo zépovinho.
Um abraço e bom fim de semana

Professorinha disse...

Aqui em casa já bebemos água engarrafada há anos... Começou a saber a lixívia e desistimos logo... uma pessoa nunca sabe o que vem na nossa torneira, infelizmente...

Fica bem

O Livreiro disse...

"Cá em casa a água é muito boa por isso nunca compramos água engarrafada", CAPITALISTAS.

Um abraço

Lisa's mau feitio disse...

Não, Mestre. não está incluído. Eles deixam sempre a factura pior para pagar depois. E de preferência, noutro departamento que não o deles. Eles têm lá culpa de alguma coisa?
Enfim...
Melhores "copos de água" virão.
Beijoco
Lisa

Mo disse...

Olha, e já agora quais são os outros concelhos? Para ver se também me calha...

Andei à procura da notícia, mas n encontrei.

Aqui bebe-se água engarrafada, mas costumamos ir buscar a uma nascente...

Lisa's mau feitio disse...

Eskisito:(

tu nem queiras saber o q me aconteceu:(
vai ao blog da Maria e lê o comentário q lá deixei... E diz-me, por favor, que o blog vai sobreviver ao q eu lhe fiz:(

bjs:(

Lisa's mau feitio disse...

Credo... digo eu agora já convalescida do choque que apanhei...
Eskisito, tu e a tua Maria estão cá dentro, caraças.
Salvaram-me, literalmente, a pele.

Credo, Deus Santíssimo... E olhem que eu não estou a gozar...
Por agora vim respirar de alívio e agradecer... Amanhã faço a escandaleira toda sobre o quanto vocês são extraordinários.

Hoje não que estou em choque com a auto-destruição do blog e o coração tb anda fraquinho com problemas da vida. Mas amanhã? Esperai por mim...

Lisa do mau feito, a burrita :(

Gata Verde disse...

Que aspecto tão limpinho...
;)

Lisa's mau feitio disse...

Fogo!
Qdo te pedi para me salvares o blog, não tinha em mente que iria receber de volta o mais belo BLOG DE NOTAS da blogosfera!
Está lindo!
Mas linda, "mai" linda foi a vossa atitude. São muito grandes vocês!!!!Obrigada!!!

Rita disse...

Ora então quer dizer que tu e a Mariazinha andam a beber água com arsénio desde 2004??? E ainda estão "normais" (na medida do possível)? Nada de escamas nem membranas interdigitais, ou cabelo roxo ou nada assim de estranho??? Não??? Vê lá bem...
Jokas

Azul disse...

Eu cá, como tenho a mania que sou finória(!!!) e como vivi uns tempos valentes em Espanha, onde a água canalizada é pura e simplesmente intragável, ando sempre com a garrafa de água atrás.
Não importa a marca, importa é que não contenha arsénio...
Valha-me a santa, só de ler esses efeitos secundários todos, já me está a dar uma trevadinha...
Vocês arreiem neses gaijos,PÁ!

Eskisito disse...

Elvira:
É verdade. Temos mesmo de começar a consumir a bela da água engarrafada. O que me custa é a desresponsabilização destes governantes. E a lata de aumentarem os preços...
Beijos

Professorinha:
É a primeira vez que sou forçado a comprar a água engarrafada. E fazendo umas contas rápidas, gasto um monte de dinheiro para um serviço que me devia ser assegurado pela autarquia. Que remédio, não é?
Beijos

Livreiro:
Aguinha do Lidl...bem boa.
Um abraço

Eskisito disse...

Lisa:
Mas podiam ter avisado...pelo menos morria consciente do que me matou.
Beijos
(em relação ao teus outros setecentos comentários já estamos falados...mulheres)

Mo:
Chamusca, Almeirim e um monte de outros. Procura no Google água e Alpiarça que aparece logo a notícia.
Beijos

Gata:
O que me irrita é mesmo o facto de a água parecer mesmo água...excepto quando se olha de perto e se vê os bichinhos a boiar.
Beijos

Eskisito disse...

Rita:
Ainda não notei nada...sinto-me mais inteligente e interessante, mas acho que isso é mesmo meu...hehehe
Beijos

Azul:
Sim, mas a água em Espanha também é uma valente trampa.
Agora estamos apenas a pagar pelos erros dos outros. Irrita-me e vou-me mesmo a eles.
Beijos