sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

América, um retrato social

Para quem não percebe nada das eleições presidenciais nos Estados Unidos da América (como eu), de certeza que o processo das primárias que decorre agora é um verdadeiro mar de dúvidas. Dois partidos decidem qual o melhor candidato numa pré-eleição. Tudo bem. Dois partidos? Não há mais? Quem decide?
Em relação aos dois partidos, isso é quase igual a Portugal. Eles têm mais, mas são todos liderados pelo Manuel Monteiro. Ou seja, não têm expressão política. Quem decide os candidatos fortes do partido são os delegados eleitos pelo povo. Uma forma de separar os Marques Mendes dos...(epá, não há um político em Portugal que aproveite? Não..., olha, fica em branco).

Acabaram agora (tipo há uns dias, mas isso não interessa) as primárias no estado de New Hampshire. No partido 1 ganhou a Sr.ª Hillary Clinton. No partido 2 o velhadas veterano John McCain (sou só eu que fico com vontade de comer batatas fritas sempre que ouço o nome deste senhor?).

No partido 2 a coisa está mais que decidida. É o Zé Ninguém contra o Rambo. John McCain (lá está, deu-me vontade outra vez) foi prisioneiro de guerra, senador, esteve contra o Bush Sr. e o Jr., ou seja, tem um currículo que lhe permite ganhar isto com uma perna às costas.

No partido 1 a coisa está negra (repararam na piada fabulosa, visto que um dos candidatos é negro? Não...falhados). Se de um lado temos a primeira mulher que tem chances de ser presidente, do outro temos o primeiro negro com chances de ser presidente. Barrack Obama (não, não fez parte do A-Team) tem o perfil correcto para ser o próximo presidente. Charmoso, elegante e, está contra o Bush Jr.

Nesta parte desta análise cuidada das primárias dos EUA já vocês se perguntam: O que raio é que eu tenho a ver com isso? Não me basta já ter que aturar os políticos portugueses?

São excelentes perguntas que responderei mais tarde, mas agora tenho de me despachar.

O que me levou a escrever tudo isto foi uma única frase, que ouvi de um dos partidários da Hillary Clinton, após a sua vitória em New Hampshire:

- "New Hampshire é um estado branco, temente a Deus...não admira que Hillary tenha ganho..."

Sendo assim, tenho a concluir que os americanos evoluíram no seu pensamento.

Como assim, perguntam vocês? Porque isto não foi um comentário de forma nenhuma racista ou saído da mente de uma daquelas pessoas que vestem de branco com um lençol a tapar-lhes a cabeça em forma de cone. Foi sim um pensamento dedutivo-lógico nunca antes visto na América: se Deus afirma que o lugar da mulher é em casa, nada melhor do que pôr Hillary na Casa Branca. E, se a Casa se chama Branca, não podemos lá pôr o Obama.

Estes americanos são mesmo do melhor.

20 comentários:

Eskisito disse...

Pensando bem, eu também não me safo na Casa Branca...ora porra!

Rita disse...

Se Deus afirma que o lugar da mulher é em casa porque c%&$"o é que eu saio dela todos os dias às
7.30 da matina e só volto às 7 da noite...
Jokas

mik@ disse...

lol não e dificil encontrar quem esteja contra o bush jr... mas dos americanos espera-se tudo.
engraçado era ver a hillary contra esse sr negro, mas se eles são do mesmo partido não dá não é. ou vai um ou outro.... tssss, a luta assim nao tem piada.

Azul disse...

Olha Rita, agora estiveste muito bem.

E quero lá saber das politiquices dos americanos!Povo mais estúpido...
para desgraças desse tema, já nos chegam as nossas aves raras da política á boa portuguesa!

André disse...

No outro dia estive a tentar perceber o que são as primárias, mas parece que como tudo por aqueles lados aquilo é uma fraude e várias tentativas de corrupção pegadas. Ou não ouve-se compra de votos, envolvendo vários favores políticos e financeitos (e que é permitido) por parte dos que ainda estão a votos àqueles que vão sendo 'eliminados'.

elvira carvalho disse...

Está hoje muito subtil, amigo Eskisito. E irónico. Por ser Sexta-feira?
Tenho uma história no Sexta-feira que gostaria que lesse. É pedir demais?
Um abraço e um excelente fim de semana

Saltapocinhas disse...

os americanos devem ser dos povos mais ignorantes do mundo.
julgam-se o centro do universo e que não há vida para lá do novo méxico...

Celeste disse...

Bem, tenho a dizer que os EUA são o supermercado... não! Hipermercado da diversidade humana, e nem todos são estúpidos. Aliás, são bastante simpáticos. Pelo menos na costa leste, que é onde eu (e milhares de nós) temos família.

No entanto, eu tenho para mim que aquilo é o regime político perfeito. Ou seja, uma ditadura (bem) disfarçada de democracia.

E, como tal, os programas escolares não se alargam por aí além (não vão eles abrir a pestana!) em termos culturais. Eles são educados para serem assim, alienados do resto do mundo. E a nível formal, escolar.

E mais, lá toda a gente tem que escolher um partido, e parece que fica registado como tal: democrata, republicano (Bah!) ou independente.

E claro que certos cargos terão isso em conta. Como cá, aliás!

Mas a minha priminha mailinda, mandou-os badamerda e escolheu ser independente.

Beijinhos :)
PS: Quanto às eleições, tudo menos Bush! Há mais algum irmão?

São disse...

Gosto do seu sentido de humor, mas o que é certo é que a única potência mundial na actualidade são os EUA .
Portanto interessa mesmo seguir com atenção as eleições de lá!!
Bom fim de semana!

Lisa's mau feitio disse...

Eskisito,
São. São do melhor, sim senhora. E se são americanos, têm sempre razão. É óbvio. (ironia)

De resto, vou começar a questionar pq em Portugal não se cumpre um dos mandados divinos: a mulher estar em casa. Nisso a Rita, lá em cima, bateu os pontos!! Eu, mulher, levanto-me tão cedo, chego tão tarde. Nunca estou em casa, Senhor. Ponde os olhos na minha causa!
bjinhos e bom fim-de-semana!
Lisa

(não sou eu q te gabo o blog! São os outros!! Eu só agradeci mesmo!!)
bjnhos!

Andreia disse...

Gostei da vontade de comer batatas fritas!LOL

Quanto à evolução do pensamento dos americanos... nada a dizer... tão grandes, mas tão pequeninos!:P

Beijo

olho_azul disse...

Só mesmo os americanos para terem um pensamento desses.

Quanto às batatas fritas, eu bem me parecia que aquele nome me soava familiar... Está na hora do almoço, acho que não vou resistir!

bjos

Dualidades disse...

Os americamos são do mais engraçado que existe! Têm do 8 e do 80!

Nós temos de levar com eles, no seu melhor e no seu pior!

Abraço

Dualidades JP

Graça disse...

«E, se a Casa se chama Branca, não podemos lá pôr o Obama.»

Fantástico!! Adorei!!

ehehehehehe!!!

Um abraço

Lisa's mau feitio disse...

Olá Eskisito, Mestre, o q desejares!
Vim confirmar que aquilo já está direitinho! Presumo q foste tu quem já lá andou nas entranhas a operar!
Eu até tenho para mim que Cirurgião é a palavra mais indicada para ti, mas pronto! Siga com Mestre que o q importa é realizar-te o ego!
Gostaria de te agradecer mil vezes o feito, mas sei que depois não me ajudas em mais nada e a gente não quer cá zangas e tu és um bem precioso na vida das entranhas do meu blog! O meu blog ainda tão novinho não me perdoaria uma zanga com o seu pediatra (blog bebé...2 semaninhas...pequenino...).
Contudo... Só uma vez fica-me bem fazê-lo: OBRIGADA ESKISITO POR MAIS ESTA INTERVENÇÃO CIRURGICA NO MEU BLOG!!!!!!!
Deixei de ter lá aquele "ésse" ridículo e estou mais aliviada!!

beijinhos e um Domingo feliz com a tua Maria!

elvira carvalho disse...

Quando puder passe pelo Sexta-feira. Tem lá prémio a recolher.
Um abraço

Lisa's mau feitio disse...

Vim apenas desejar-vos um início de semana de trabalho excelente.
Muito trabalhinho feliz com os meninos e sempre em alta! :)
bjs gd

Lisa

o_cao_que_morde disse...

O prazo para a votação dos Melhor Bloges de 2007 termina amanha dia 15
Vota nos teus Bloges preferidos, está tudo aqui.

Restelo disse...

este ultimo parágrafo... fantástico! conseguiste ligar a lógica da batata às eleições dos USA!

Anonymous disse...

Excelente!!!
Continua Esk.
Lena