terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Khima…mas que raio de nome é este?

Como me vi forçado a trocar de carro, vi-me também forçado a mudar de autorádio. Mal habituado ao leitor de CD’s e MP3’s, vejo-me agora com um autorádio que é mesmo o que o nome indica: um rádio. Nem leitor de cassetes tem. O que me obriga a fazer algo que já não fazia há anos: ouvir as rádios portuguesas. Só este tema daria espaço para um post (se não mesmo um blog inteiro). Ouvir determinadas estações de rádio faz-me pensar que ainda não estamos em pleno Inverno no ano de 2008, mas sim no Verão de 2007. “E agora a nova música de …” quando o álbum foi editado em 2006.
Bom, o que me levou a pegar neste tema foi mesmo um desses “novos” cantores da nossa praça, o Sr. Pedro Khima. Como não vejo a TVI, nunca dei pela chegada dele. (as pessoas mais atentas estão já a dizer que se eu sei que ele apareceu por causa da TVI é porque vejo aquilo e sou fã e isso tudo…tenham calma). Ouço há cerca de uma semana para cá duas músicas do Sr. que são massacradas diariamente na rádio (juntamente com os meus ouvidos). E uma delas deu-me aquela sensação de dejá vú…que é como quem diz, já ouvi isto antes, há muitos anos atrás…
Fiz todo o género de pesquisas na net sobre o Sr e sobre esta música “Um gesto que é meu”. Mas não consegui descobrir o que queria. Ou seja, não posso lançar aqui a minha acusação de plágio, porque não tenho provas (embora tenha quase a certeza de que esta música é claramente inspirada numa música qualquer dos anos 80).
Não perdi contudo o tempo da minha pesquisa. A segunda música que me massacra tem o nome “Esfera”. E tem uma daquelas letras lamechas que fazem chorar as pedras da calçada (ou como li no Youtube nos comentários “apetece-me fazer amor ao som desta música”…sim, para depois me suicidar).
Reparem neste parágrafo:

“Mais, mais...
Quero mais...
Mais, mais...”

Brilhante. Eu não conseguiria melhor. Contudo conseguiria bem melhor que isto:

“Só assim dá para mim conseguir que não doa mais”

Epá! “…dá para mim conseguir…”. O que é isto?! Depois ainda se admiram que queiram fazer acordos ortográficos de treta. Com pessoal a escrever letras assim (e pior ainda, a serem cantadas por todas as teen burgessas e tias que vêem as novelas da TVI de Portugal), não querem que isto seja considerado um país de analfabetos?
E pago bem a quem me descobrir o original da outra música. Porque me irrita que existam tão boas bandas em Portugal que nunca saem da garagem e que estes azeiteiros se safem tão bem…quando nem sabem escrever.

21 comentários:

Lisa's mau feitio disse...

É tipo o outro:

"Eu não sei o que me aconteceu, foi feitiço, o que é que me deu para gostar tanto assim de alguém, como tu..."

Eu não quero imaginar como seria esse alguém, nem que raio de feitio o dito alguém teria. Mas, assim de repente, cheira-me a que nem fosse boa peça. Só enfeitiçado é que ele lá foi. E parece estar bem arrependido. Pois aquele amor foi algo que "lhe deu". E até nem era suposto estar assim tão apaixonado. Isto é ele que o diz. não sou eu que sou má pessoa.
Mas isto sou a dizer...
E haveria mais. Mas "prontos".

(tá mmo lindo o meu blog, oh Mestre!!!!ehehehe)

O Livreiro disse...

As músicas desse gajo já me comemçam a irritar, é sempre a mesma coisa do príncipio ao fim.

um abraço

Dina disse...

Mas tu achas que ele canta? Eu acho que não. Quando o ouvi a primeira vez pensei logo que ele devia ter uma grande cunha para conseguir gravar um cd daqueles e que ainda por cima as rádios o passassem.Olha que neste campo sei do que falo!

Rita disse...

*Eskisito

Rita disse...

E tu Eskisuto, querias escrever burguesas ou burgessas? :P

Hydrargirum disse...

Mas essa tua indagação para mim tem sido constante desde que voltei a Portugal...
Em relação a quase tudo!!!!

Este país está pior do que qd eu o deixei....!!!

E até eu já me tinha queixado à boca cheia sobre quem seria esse Pedro Khima...

Isto é a ainvasão Morangos com Açucar...é o que é...acho que devo fazer um post a pensar nisto!...deste-me uma boa ideia!

Abraço

Azul disse...

Bom, agora que já consegui parar de rir, por causa do inicio deste post e por causa do anterior, deixa-me cá dizer-te que te dou toda a razão.
Eu conheço algumas dessas bandas a que te referes e que não passam da garagem porque, por cá, o que se quer é mesmo muitos KhI..quê?...

Anonymous disse...

Este post deu-me uma bela ideia para uma canção!
Não espera, não é preciso, vou antes copiar. Que isto de trabalhar faz suar. E depois, há sempre a questão da perda desta voz abichanada...Maaaais, maaaais, quero mais.

Mafalda disse...

se ele se tem deixado ficar quietinho nos sally lune é que ele brilhava! não é que fosse grande espingarda, mas sempre era melhorzito do que ter que levar com ele a solo!

Rita disse...

Coicidência do caraças, estava a ler este post e nesse preciso momento estava o Sr. na rádio a cantar o "Gesto que é meu". Querido Eskisito tenho que confessar que adoro ouvir estas duas na rádio pois no meu itinerário diário pelo IC19 oiço-as todos os dias e muitas vezes mais do que uma vez por dia o que faz com que as R's (incluíndo a pequenita) as cantem a plenos pulmões. E para mim é um must ouvi-las a cantar estas canções para adultos!?!
Jokas

Logan disse...

É isso e o raio do Kisomba, Cú Duro e agora Cú duro PROGRESSIVO!!! Mas que é essa m*rda??!! Eu nem consigo pensar numa piada pra esta do progressivo páh, é impressionante!! Raio de treta, Portugal é um granda produtor é de m*rda isso sim!!

Com tanta coisa boa que tinhamos nas colónias, ouro, diamentes...tinhamos logo de ter trazido os pretos páh!!

Em relação a esse cromo de que falas nem conheço mas também não o quero conheçer obrigado...e essa do quero mais faz-me lembrar uma dos Xutosn com o mesmo nome.. não deve ter nada a ver....

ai ai, tanta vergonha....mas porque raio é que os meus antepassados tiveram de vir arrear pau pela euopa abaixo, porque não ficaram eles lá em cima, vieram praqui em valentes rampages psicadélicas turvar o seu precioso sangue ariano porquê??!! Quando morrer vou ter uma conversinha muito séria com eles....

Nuno da Alice disse...

1º Só o nome do gajo dava direito a que o alvejassem na nuca.

2º Vi uma vez esse cromo a tocar na tv e ia-me vomitando (um gajo até começa a sentir uma ligeira compaixão pelo João Pedro Pais).

3º Felizmente não sei a que música te referes, mas continua a não haver maior plágio que a música dos Jafumega "Latina América", é chapadíssima do "Message in the bottle" dos The Police.

Abraço e brindemos todos com um chazinho de folha de Khima...podia ser um nome de chá não podia?

Eskisito disse...

Lisa:
Eu com esse até vou à bola...este é que me tirou mesmo do sério com a sua vozinha e tal...
Beijos

Livreiro:
Para além desse pormenor de repetição excessiva...
Um abraço

Dina:
Cunha da TVI. Por isso é que estes caramelos se safam sempre...
Beijos

Eskisito disse...

Rita:
Lá está, o teu mau feitio deu nisso...enganares-te no nome do Mestre...vergonhoso.
Beijos

Hydra:
Quero pagamento pelo plégio...
Um abraço

Azul:
Khima...um nome profundamente de origem portuguesa...NOT!
Beijos

Eskisito disse...

Anónimo:
Mas, conseguiu fãs...o que ainda irrita mais.
Um abraço

Mafalda:
Sally Lune??? O que raio...ele já existia antes??
Beijos

Rita:
És uma traidora...vergonhoso...
Beijos

Eskisito disse...

Logan:
Sim, Buraca é mesmo algo que nem eu consigo entender...e eu vi o documentário...não dormi desde aí.
Um abraço

Nuno:
Chá...porque não? E, realmente, o que será que vêm nestes caramelos...não percebo.
Um abraço
PS - Ainda hoje estava a ouvir o Latina América no Modelo e a ouvir o belo do riff roubado.

Hydrargirum disse...

O que é um plégio, Mestre? lol

Abraço:)

Maria disse...

Eu também já me fartei de matar a cabeça a pensar qual é a música! Essa é claramente um plágio, à descarada.
Mas agora qdo ouvi esta música nova dele voltei a sentir o mesmo, parece que todas as músicas deste pseudo cantor são plágio, vê-se que são todas decalcadas de melodias já conhecidas.
E aquela voz... que sessão de terror!

Anonymous disse...

Meu Deus, tanta ignorância...
mensagens profundamente racistas,de caracter xenófogo(Portugal não precisa de quem deite abaixo, mas de quem puxe por ele para cima), débeis de conteúdo, fundado em pressupostos gostos refinados.Prepotência,mesmo.
Já Einsteine "nos fala" da teoria da relatividade, por isso, não julguem a vossa verdade a verdade universal! Quem não gosta, que não ouça( não oiça), escolham as rádios que passam as vossas músicas preferidas.
Eu não gosto de um certo tipo de músicas, mas respeito, apenas mudo de estação se, por ventura, estão a passa-las.
HAJA RESPEITO!!!

Anonymous disse...

Meu Deus, tanta ignorância...
mensagens profundamente racistas,de caracter xenófogo(Portugal não precisa de quem deite abaixo, mas de quem puxe por ele para cima), débeis de conteúdo, fundado em pressupostos gostos refinados.Prepotência,mesmo.
Já Einsteine "nos fala" da teoria da relatividade, por isso, não julguem a vossa verdade a verdade universal! Quem não gosta, que não ouça( não oiça), escolham as rádios que passam as vossas músicas preferidas.
Eu não gosto de um certo tipo de músicas, mas respeito, apenas mudo de estação se, por ventura, estão a passa-las.
HAJA RESPEITO!!!

Anonymous disse...

tem toda a razão.vêm de fora sem saber porquê e têm a mania de que eles é que sabem, que são os evoluidos...enfim.
estes tonys carreiras com a mania...