quarta-feira, 23 de janeiro de 2008

E que tal...

Os caríssimos colegas do Ministério da Educação e a sua capataz resolveram pôr em causa todo o trabalho que as universidades e os politécnicos deste país fazem na formação de professores. Aliás, "candidatos a professores". Como? Propuseram uma avaliação, pós-curso, de todos os que ainda não acumularam 5 anos de serviço. Eu acabei o curso há 6 anos e ainda nem um ano tenho. Acho que o erro não deve ser só meu, mas passemos à frente.
O problema é a forma como isto deve ser feito. Ninguém está de acordo. Se os sindicatos e os professores não querem sequer uma avaliação, o Ministério quer que esse papel caiba aos professores titulares (vulgo aqueles que fazem parte do sistema).

Eu tenho uma proposta simples para resolver esta discussão. Fala-se com a RTP e com o Jorge Gabriel e cria-se um novo programa chamado "Sabes mais que uma professora titular que nunca tirou uma licenciatura, mas que o Estado não permite que se reforme, e, sendo assim, ela vai contrariada para mais uma avaliação (apesar de lhe pagarem para isso), subindo claramente as hipóteses de chumbar os professores que serão avaliados (sem contar com o período menstrual ou menopausa)?". Ou então um nome mais pequeno...logo se vê...

Sim, porque se é para ser um espectáculo deprimente, ao menos que passe na televisão.

14 comentários:

Dina disse...

Quando li a notícia pensei exactamente o mesmo que tu...que a ministra estava a passar um atestado de incompetência a todos os professores das faculdades por onde esses candidatos a prof. passaram.
Quando hoje a vi e ouvi na TV só me apeteceu dar-lhe estalos. Que país este...

O Livreiro disse...

É o país em que vivemos e os governantes que temos de aturar.

Um abraço.

Ps. trás a mala do doutor no domingo.

mik@ disse...

estes politicos (alguns nem licenciatura tem) são uma cambada de energumeros, incompetentes, idiotas.... era dar cabo deles.

André disse...

Mas ainda alguém se admira! No dia em que fizerem algo a favor dos professores ou de muita mais boa gente que por ai anda a ser chulada é que um gajo se tem que admirar. Agora isto já é pão nosso de cada dia!

Andreia disse...

Ainda ando a toa...A situação em que estamos já é linda e agora ainda nos "espetam" o exame!Acabei o curso há 4 anos e também ainda nem sequer somei um ano de serviço...parece que me "tiraram o chão"! É que de repente, se isto correr mal significa que poderemos não ser professores? Que os anos da licenciatura não significam nada? É assim não é?!
Eu bem luto, bem penso em não desistir, desde sempre que quis ser professora, mesmo na situação das AEC (que de longe não são as melhores), mas penso ao menos estou ligada ao ensino(é como se andasse sempre à procura de um aspecto positivo)!!! Mas parece que vou ter de me "desligar"... isto é mesmo para o pessoal desistir, assim, com estas medidas, de certeza que as listas diminuem...

E já agora? Nós os das AEC já temos que fazer o dito cujo exame? É que já estive a ler o decreto, mas não percebi muito bem!

Desculpa o longo e confuso comentário... mas é como me sinto: confusa, triste e desânimada... tanto esforço para tirar um curso... sinto que perdi anos de vida...

beijo

Elvascidade disse...

Este governo .... tem com cada uma!

Dualidades disse...

Porque é que as alterações são tantas e o ensino está cada vez pior?!

Dualidades JP

elvira carvalho disse...

Parece que estes ministros, levam os dias a imaginar idiotices para azucrinarem a vida dos portugueses.
Um abraço

Maria do Consultório disse...

É desta que vou para cabeleireira!
WWWEEEEEEE!!!!!

Formiguinha disse...

O pior é que tens toda a razão....

Bêjos e obrigada :)

Mo disse...

Os putos passam sem lá pôr os pés e nós somos constantemente apelidados de incompetentes e mal-habituados.

Daqui a 20 anos querem professores e não os há!

HzoLio disse...

Mo, só uma pequena correcção...

Daqui a 5 anos querem professores e não os arranjam e, lado nenhum!!!

Quanto a este exame, mais do mesmo, é que aquela gente parece que só despacha serviço quando vai ao 'trono'...

Assim sendo, só pode sair m€rd@ mesmo...

Saltapocinhas disse...

eu não sabia que essa medida era extensiva a gente que já trabalha.
mesmo sendo só para os que acabam agora os cursos, já a achava uma estupidez.
Não cabe na cabeça de ninguém!

Em relação à pergunta do "teu" concurso, posso responder-te que não.
A maior parte dos professores que começam agora a trabalhar não sabem mais que um professor que nunca tirou uma licenciatura.
Claro que há gente incompetente apesar de ter muitos anos de serviço, mas a maioria dos professores nessas condições sabe muito do seu trabalho. Sabes que a experiencia é uma grande mestra!
e nenhum professor desses teria interesse em "chumbar" um colega, uma vez que já está instalado na carreira!

De qualquer modo acho uma barbaridade, assim como o acho também no caso de todos os prof. serem avaliados pelos colegas titulares.

Azul disse...

Mudam os blogs, mudam os posts, mas o tema é quase sempre o mesmo!
Porque será?!?
ai, que hoje tou cá com uma raiva a estes gaijos todos!