segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Provavelmente o maior post que alguma vez escreverei (ou a verdade sobre as AEC)

Casualmente, como em todas as coisas que surgem na nossa vida, deparei-me com um post num blog que falava sobre a vergonha que se passa com os professores das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC). Como parte do pacote, identifiquei-me com o que ali era dito. Mas, acho que faltavam ainda alguns detalhes sobre a realidade das mesmas.
Comecemos então pelo início, pois o texto vai ser longo.
Supostamente, as AEC deveriam iniciar com o início das aulas regulares. No primeiro dia de aulas os alunos deveriam ser acolhidos por uma realidade composta por aulas regulares e AEC. Mas, em muitas autarquias as AEC arrancam tarde. No caso de outras, extremamente tarde. Sei de uma escola que este ano que arrancou 1 mês e meio depois do início das aulas. E devem existir mais casos.
Depois, assume-se que todos os professores contratados são efectivamente profissionais competentes. Errado. Animadores, 12.º anos com Cursos Profissionais, Designers, Educadores Sociais entre outros. E claro, os pobres como eu que efectivamente são professores, que entram também nesta categoria.
Ora, se existem 40000 professores no desemprego, porque é que não existem só professores a leccionar as AEC? A resposta é a mais simples de todas. O que é pago, as condições de trabalho e os horários atribuídos. Vamos por partes.
As AEC exigem recibos verdes. Recibos verdes significam precariedade e nenhuma regalia social. Aliás, significam mesmo que as regalias se tornam em pesadelos. Porque a Segurança Social é paga pelo próprio, porque o estado entende que um professor a recibos verdes é um profissional por conta própria (mesmo quando é o estado o seu principal e único empregador na sua área).
Para além dos recibos verdes, temos a questão do pagamento. O pagamento é feito por hora. Desde os míseros 4 euros por hora até aos 17 euros. Não existe nenhuma obrigação estatal para que se pague um valor certo (embora o Ministério tenha aventado entre os 10 e os 12, sem nunca ter feito pressão nesse sentido). Considerando que as AEC são pagas por aluno, cada turma vale muito dinheiro. Mas, ao que parece numa conta rápida, muito dele nunca chega a quem verdadeiramente trabalha nas escolas. Onde fica este dinheiro? Em empresas privadas que viram nestas actividades uma boa maneira de ganhar dinheiro, em autarquias gananciosas…escolham o alvo.
Por último, a questão dos horários. Existem horários que vão desde as 6 horas até às 24 horas. Se somos pagos à hora, os horários decidem o quanto ganhamos por mês. E um baixo horário significa um baixo salário.
Consideremos então o seguinte. Um professor a recibos verdes que trabalhe 3 horas por dia, 15 por semana, a 8 euros por hora poderá, num mês de 21 dias úteis, ganhar 504 euros. Pagamos a Segurança Social (50 euros) e ficamos com 454 euros de salário. Mas, o problema são os feriados, as greves, os meses sem 21 dias úteis e os meses de férias. Em Dezembro trabalhamos 10 dias. Recebemos 240 euros. Pagamos a Segurança Social. 190 euros.
Isto claro sem contar com aqueles que têm de se mover de carro para as inúmeras escolas onde leccionam (chegam a ser uma diferente por turma). E muitos não ganham para as deslocações ou recebem 30% das mesmas no melhor dos casos. Existem também professores que ganham Subsídios de Alimentação (30%) e Subsídio de Assiduidade (1 euro por aula, desde que não se falte a uma única aula por período).
Chegamos ao mês de Julho. E são três meses que não recebemos. Não temos direito a Subsídio de Desemprego. E procuramos os piores trabalhos possíveis para sobreviver.
Então, porque raio é que nos metemos nisto? Temos sempre o tempo de serviço para efeitos de concurso. Pois…
Eu dei no ano anterior 10 meses de aulas. Uma média de 50 aulas por mês. O problema é que como são aulas de 45 minutos, não estamos a falar de horas mas sim de uma larga equação a ser feita. Em 10 meses de aulas, a trabalhar todos os dias, fico com cerca de 75 dias de serviço. Isto sem contar com os exames que o Ministério está a propor que podem acabar com todo o meu esforço de 3 anos nas AEC.
A culpa de tudo isto não é de quem lecciona as AEC, das empresas que ganham dinheiro com isto, das autarquias, das escolas, dos agrupamentos, do povo. A culpa é do Ministério da Educação. Porque na sua senda de mostrar trabalho entregou o ensino aos bichos. Em vez de promover concursos para professores, entrega a responsabilidade às autarquias. Em vez de se certificar que os mesmos profissionais que formou têm condições de trabalho, fecha os olhos a todas as injustiças. Em vez de se certificar que isto é feito para o benefício dos alunos, larga-nos médias e estatísticas em cima. E tudo falha, tudo se afunda…
Para que a verdade seja reposta escrevo este texto. E peço a todos os que o lerem que o divulguem. Para que tudo mude. Porque são os vossos filhos que mais sofrem com tudo isto.

19 comentários:

Carreira disse...

Excelente.
O texto que aqui publica retrata perfeitamente a realidade, a triste realidade, que os professores das AEC vivem.
Farei referência ao texto do Cegueira Lusa.
Abraço,
José Carreira

elvira carvalho disse...

É Eskisito a vda está preta mesmo para todos vós. Sabia que estavam mal. mas nunca imaginei esta crueldade, esta injustiça. E mudam os governos, mudam os ministros e tudo fica na mesma ou pior.
Deviam obrigar os senhores do governo a provar o seu próprio veneno, fazendo-os viver um ano na vossa situação.
Um abraço

Marta disse...

Excelente post!

Bjs

Teresa disse...

Muito, mesmo muito bom post, meu amigo.
E no tom certo, sereno, sem insultar ninguém, sem verter bílis, meramente contanto os factos como eles são.
Vou divulgar, podes crer.
Um beijo.

Maria do Consultório disse...

Estou orgulhosa. Conseguiste retratar a realidade que vivemos.
Agora vamos ver se conseguimos agitar as algumas consciências.
beijo

Andreia disse...

O post está execelente! A vida dos professores a recibo verde...
Este ano estou melhorzita porque estou a trabalhar perto, no ano passado andava 45 km (para lá e para cá) e lá ainda tinha que mudar de escola entre os blocos de 45 min (tempo de deslocação de 5 minuntos para ir para outra freguesia que na maior parte das vezes, nem sequer era a próxima a que estava. Ajudas de custo: zero! resultado: carro avariado, pois as estradas estiveram o ano todo em obras).
Ainda te esqueceste de falar do seguro de trabalho que os trabalhdores independentes são obrigados a ter! No ano passado fui obrigada a ter (era um dos pontos do acordo de prestação de serviços) e este ano não me disseram nada, mas resolvi manter!
Então vejamos, o mês de Setembro que recebi agora em Novembro foi no valor de 250€: 80€ para a segurança social (porque de Fevereiro a Junho de 2006 trabalhei em recibos verdes noutro projecto em que ganhava mais, mas como as regalias em recibos verdes são sempre penalizadas...), 118 para o seguro... o que sobrou 52€!

Valerá a pena o esforço??`
Às vezes sinto que ando a "bater no ceguinho"... tudo aponta para desistir, mas eu continuo porque um dia sonhei que queria ser professora!!!!

Formiguinha disse...

Fantástico!!!

Fazes imensamente bem em alertar as menstes para esta situação.

Bêjos

Cati disse...

A minha solidariedade... se quiseres, lê também o meu post, visto que partilhamos as mesmas agruras...

http://meupequenomundolouco.blogspot.com

Beijinho...

Azul disse...

O maior e o melhor texto ( dentro do género) lido nos últimos tempos.
É realmente cruel.
E só espero que passe por aqui alguém com pernas para o " agarrar".

Rita S disse...

Meu Deus Eskisito! Não fazia ideia que as coisas se passavam assim, fiquei abismada com tantas injustiças. Quanto à parte dos "filhos que mais sofrem" tens razão se já é mau um prof. que o é pelo curso que tem e não pela vocação (tantas vezes que esta falta) pior será quando o mesmo nem prof. é. Actividades de enriquecimento escolar deveriam ser uma mais valia para o aluno, assim não me parece que o sejam...
Jokas e parabéns pelo belo post

Marta Brás disse...

Como professora das AEC, subscrevo e assino por baixo =). E este post nem cobre metade da injustiça de ser professor das AEC.

NP66 disse...

Falo todos os dias com professores das AEC's. Nem tu nem eu contámos tudo... :)
Força!

Mo disse...

Assino por baixo de tudo o que escreveste.

Estou a trabalhar desde o dia 24 de Setembro e nem um cêntimo vi ainda. Se não fosse os meus pais a ajudar-me nem sequer tinha dinheiro para materiais ou deslocações.

É frustrante!!

O Livreiro disse...

Pois é, eskisito, isto está díficil para todos, mas tu e alguns ainda vão recebendo, pouco, mas recebem outros à que passam meses vem ver a cor do mesmo. Mas sabes que estou solidário contigo e com todos os que querem e não podem trabalhar. Já lá diz o ditado "trabalhar para aquecer mais vale morrer de frio".

Um abraço e fica bem.

Ps. Domingo sempre cá vêm?

Rafeiro Perfumado disse...

Não é assim tão grande, és um bocado convencido. Aposto que dizes isso em tudo... ;)

Batz disse...

Concordo com todas as palavras e pontos finais. Pelo menos fiquei a saber que há pessoas indignadas como eu.
beijinhos,
até vou dormir melhor hehe

ariba disse...

Meu querido amigo, esta não pude deixar de comentar. E se calhar até vou ser um pouco polémica porque vou falar de um outro lado da moeda, que a mim me diz respeito. É que graças às AEC's muitos ATL vão fechar, deixando no desemprego muito boa gente. Eu acho que "cada macaco no seu galho". Não concordo que sejam animadores a fazer o trabalho dos professores nem vice-versa, aliás eu defendo é soluções que consigam juntar o melhor dos dois lados da educação: o formal e o não-formal.
E a bem de quem? Dos alunos, obviamente. Por que eu, como tu acredito no meu trabalho e por isso dá-me umas certas comichões quando vejo que as políticas vigentes não zelam pelos objectivos do mesmo.
Acho que tu tens razão quando dizes que são actividades de encher chouriços, porque de facto não são benéficas para ninguém: aos professores dão uma espécie de emprego sem um pingo de justiça; aos animadores trazem desemprego; aos alunos, quem sabe? se os "professores" forem competentes como dizes, até podem trazer algum benefício. Então quem é que fica contente com isto tudo?
DING-DING-DING!!! Resposta correcta! O Ministério, que assim já pode ir para a televisão gabar-se de que consegue ter uma escola a tempo inteiro e tirar professores do desemprego!!

É preciso lata!

Beijos.

NP66 disse...

Leiam outro caso com as AEC... e divulguem.

São disse...

Colega, mas não somos nós os privilegiados?... Não somos nós os culpados do estado caótico a que o Ensino chegou?...
Desculpe a franqueza, mas penso que a responsabilidade é de todos nós, que continuamos a votar sempre no PSD ou no PS, que deixaram de se distinguir ideologicamente , prejudicando de igual maneira as mesmas pessoas de sempre e protegendo todo o tipo de interesses.
Veja-se só a canalhice( peço desculpa pelo termo...) à volta da Casa Pia!!
Um abraço!