domingo, 4 de novembro de 2007

Campanhas de treta…

Há uns anos apareceu pela primeira uma campanha em que a Swatch vendia uns relógios para ajudar uma instituição a construir uma casa. O relógio era giro, tinha uns ursos e tal, e eu achei que era uma excelente prenda para a minha esposa. Um verdadeiro dois em um: uma prenda catita e ajudar uns coitadinhos quaisquer.
Chego à bela da ourivesaria (sim, onde é que já se ouviu falar em lojas só a vender relógios…modernices) e pergunto à funcionária se tem o Swatch tal e tal, ao que ela me diz que sim, ao que eu pergunto o preço. Ela diz-me “um balúrdio de dinheiro”. Eu cheio de boa vontade (e aparentemente dinheiro na altura) disse-lhe “então traga lá isso”. Quando a embalagem chegou ao pé de mim, reparo no autocolante a dizer que contribuíam com menos de 10% do valor do relógio para a instituição. Hãããã? Pera lá! Então afinal o que a Swatch quer é ganhar dinheiro com esta conversa. Ajudar os outros o tanas. Se quisesse mesmo ajudar dava 100% das vendas aos gajos. Ou então retirava só o preço de custo do relógio. Não dava menos de 10%. Recusei-me a comprar o relógio (e provavelmente neguei-me uma belíssima noite de amor carnal).
Ora, estava eu ontem a ver a Operação Triunfo (a minha mulher obriga-me) e aparece o Sr. Jorge “Faço tudo e mais alguma coisa” Gabriel a anunciar uma campanha muito gira da Modalfa, onde compramos um cachecol por 5 euros e contribuímos com 2 euros para uma campanha qualquer de fazer a música nos hospitais e tal, porque agora é giro cantar para o pessoal acamado (havia de um desses filhos de um bovino feminino vir com cantigas para a beira do meu leito a ver a bela da arrastadeira a cair-lhe em cima). 2 euros?? Então, um cachecol custa 3 euros na fábrica??? Ou será que a Modalfa agradece a publicidade gratuita e ainda quer ganhar dinheiro com isso?
A sério que não compreendo o pessoal que compra estas tretas…

24 comentários:

V. disse...

E queres perceber o pessoal que compra (algumas) dessas tretas? Se quiseres posso explicar porque é que entro em algumas campanhas. Ou porque é que gostaria de entrar em mais (mas nem sempre se pode).

E isso da Maria te obrigar a ver a OT... vou lá espreitar o dela para ver se não é ao contrário... lol!!!

Bjokas

SBFR disse...

Bem.. eu como tenho uma mente um bocado capitalista... vou não comentar muito este post.. ou acabo a defender a modalfa, apesar de na realidade concordar contigo... não é só o preço de custo na fábrica, é o preço da distribuição e todo o resto envolvente... digo eu...

beijinhos

mik@ disse...

ok vou ser pratica. 5 euros por um cachecol e barato, mas a qualidade e afins so indo a loja ver.
a swatch bem que poderia contribuir com metade do valor do relogio,no minimo!

Graça disse...

A Solidariedade!!!
Essa já acabou! Isso já não existe.
No outro dia uns escuteiros vieram-me pedir uma contribuição para a ajuda da sede e em troca levava um calendário todo piroso dos anos 60.
É mais que óbvio que os mandei dar uma curva.
Ainda por cima isto está mesmo mal.
Esk vou matar-me e no meu testamento deixo-te....... Um recibo da loja da Balaia para matares saudades.

Beijos

Dina disse...

Não é assim tão linear...é lógico que quer a Swatch quer a Modalfa poderiam ser um pouquinho mais generosos mas além dos custos do fabrico existe por detrás destas duas marcas uma enorme máquina que tem que ser lubrificada. Embora concorde em parte contigo também reconheço que se houvesse mais gente a dar por pouco que fosse seria muito mais fácil tornar a vida de tanta gente um pouquinho mais fácil.
Já agora gostaria de deixar aqui um exemplo quanto a mim muito positivo no que diz respeito à solidariedade e à ajuda e quase sempre sem serem publicitadas...estou a referir-me à Delta. Quantas crianças que praticam desporto se deslocam em carrinhas oferecidas por aquela empresa de cafés, quantas ambulâncias já foram oferecidos por essa empresa a hospitais e centros de saúde? Por exemplo em Elvas a maternidade pouco tempo antes de ser anunciado o seu encerramento recebeu uma máquina que poucos hospitais e maternidades consideradas grandes tinham...oferecida por quem? Pela Delta. Quantas vezes viste publicidade a isso?
Há muitas formas de ajudar e muitas vezes as maiores ajudas são desconhecidas da maior parte das pessoas.

wednesday disse...

Há coisas que não valem muito a pena... Prefiro antes dar algum dinheiro para um evento de solidariedade do que para um bem material. Normalmente não têm grande utilidade ou não são nada de especial...

Por isso no próximo domingo vou à Corrida Sempre Mulher, contra o cancro da mama.

elvira disse...

Nunca comprei nada para campanhas, a não ser os calendários aos escuteiros. Prefiro quando posso envira o que posso para a Unicef, ou na maior parte das vezes para a Associação Mãos Unidas.
Um abraço

Azul disse...

A mim, também não me apanham nessas cenas.
Quando posso e quando me apetece- não quando mo exigem- doo para a Unicef e outras associações que sei carentes.
Mas eis que , qual não foi o meu espanto, quando, noutro dia, liguei para a " ajuda de mãe" a fim de lhes comunicar que tinha imensas roupas de bébé praticamente novas, algumas ainda por usar, e me respondem do outro lado, ah, não , agora roupas e essas coisas não precisamos, mas se quiser fazer uma doação em dinheiro, podemos dar-lhe o nib!!!!
Confesso que fiquei de tal maneira indignada que desliguei imediatamente o telefone e não vão saber de mim tão cedo!

Rita disse...

Eles não dão nada com uma mão que não estejam a receber em dobro com a outra...
Jokas

Rita disse...

pela minha experiência, dado que tive em contacto directo com a produção dos cachecóis, posso dizer que são de boa qualidade, e até estão girinhos, e que pelo preço nem estão caros... quanto a solidariedade, é muito bonito mas hoje é tudo um jogo de interesses.

maria cunha disse...

realmente tens razão, mais vale mandar directamente um cheque no valor do relógio para os beneficiários...

beijo

o_cao_que_morde disse...

O Blog O Cão Que Morde fez uma Petição para a obrigação da esterilização de todos os animais de companhia que não pertencem a criadores autorizados.
Assina e ajuda a divulgar esta iniciativa para resolver o problema dos animais abandonados

Belzebu disse...

Lembro-me dessa campanha da Swatch e recordo que era para a construção de uma casa em Timor para crianças abandonadas. É lógico que a Swatch faz estas campanhas, porque lucra com isso e não exclusivamente por solidariedade, mas o que é certo é que essa casa em Timor está construída e alberga dezenas de crianças. Noutra campanha posterior, uma percentagem das vendas revertia para a "Abraço" e essa casa está também já construída. Mesmo lucrando com as campanhas, fez aquilo que que os responsáveis deste país se recusam a fazer, ou seja, apoiar ONG´s que prestam serviços essenciais às populações!

Aquele abraço infernal!

Marta disse...

é mais facil fazer directamente a oferta as instituições

beijo

O Livreiro disse...

Ainda acreditas nos glutões do presto???
Pensei que já tivesse passado essa fase, eu só acredito no que vejo, e como sabes já não tenho idade para acreditar em tudo, muito menos em campanhas da treta.

um abraço.

PS. já parece menos um blog de gaija. lool

Bxana disse...

E a TMN?

"Dê 3 450 pontos à TMN (que equivale a 3 450 aérios) e pode ajudar com 2€ os países do terceiro mundo!"

Bah!:/

Eskisito disse...

Thunderlady:
O que ponho em causa é mesmo a margem de lucro. Se quero ajudar alguém, não me ponho a fazer alarido a isso para depois dar 1% dos lucros.
Beijos

Bellatrix:
Se estivesses a falar de uma loja pequenina. Mas, a Modalfa tem o seu quê de lucros para poder fazer isto de borla.
Beijos (capitalista)

mik@:
Metade? Eu voto mesmo no todo. E 5 € não é caro. Concordo contigo. Mas se fosse todo para a campanha...pagava-o de bom grado.
Beijos

Eskisito disse...

Extra: Se há coisa que me irrita é escrever respostas aos comentários e a _erda do Blogger mandar tudo às urtigas.

Benfiquista:
ESCUTEIROS??? Droga ainda é de homem...agora escuteiros...
No outro dia também descobri uma factura...ahhhhhh
Um abraço e dá porrada aos gajos do curso

Dina:
Concordo contigo. Apesar do flop da Campanha Timor. Mas o Nabeiro até dá. Sem grande alarido.
Beijos

Wednesday:
Dar sem olhar a quem e sem fazer alarido. Se pudesse corria convosco.
Beijos

Eskisito disse...

Elvira:
Se uma campanha me diz que o faz a 100% para o proposto eu alinho...sempre. A Unicef é um excelente exemplo. O resto...
Beijos

Azul:
Na Caritas (vi eu) a doarem roupa nova a "necessitados" e os mesmos a largarem metade da roupa no lixo quando viraram a esquina. Irita-me um bocadinho...
Beijos

Rita:
No caso da Swatch em larga margem de lucro.
Beijos

Eskisito disse...

Rita:
Mais razão me dás. Se podem fazê-los de qualidade, mais uma razão para poderem marcar presença com uma boa campanha.
Beijos e obrigado pela informação.

Maria Cunha:
Nem mais...como eu gosto de ti.
Beijos

O Cão que Morde:
Passarei por lá.
Um abraço

Eskisito disse...

Belzebu:
Concordo contigo. Mas as ONG's fazem o trabalho sem querer lucro. As empresas faziam um melhor trabalho se doassem sem tretas de campanhas 1% dos seus lucros para as mesmas...ah...mas assim ficavam sem publicidade. Gosto das ideias, mas acho que falham nas intenções.
Um abraço

Marta:
E mais interessante. Pelo menos sabemos que o investimento vale a pena.
Beijos

O Livreiro:
Nunca acreditei. Mas irrita-me que haja quem o faça. E irrita-me que se pense que tudo isto é feito por pura solidariedade.
Um abraço e a seguir vou falar de partes de automóveis e contratações dos clubes...

Eskisito disse...

Bxana:
É como os gajos do combustível...sem comentários.
Beijos

Anonymous disse...

5 euros por um cachecol nem é muito! Se bem que realmente..ao menos 2.50 euros poderiam ser para a campanha. Mas também não está lá muito longe. Ah..só mais uma coisa. Não percebo porque é que só vê a Operação Triunfo porque a sua mulher o obriga! Muita gente classifica a Operação Triunfo como uma cópia, ou uma resposta na altura da RTP ao Big Brother da TVI, e ainda por cima é produzida pela mesma empresa, a Endemol. Mas em meu ver, essas condicionantes não retiram brilho a esse programa, muito pelo contrário.

Anonymous disse...

é tudo verdade e muito bonito... mas é verdade que grão a grão enche a galinha o papo... e dois euros pode ser pouco para muita gente,mas quantas vezes já ne negaram a dar 0.50€ por alguma coisa... prefiro comprar um cachecol duando 2 € e n usa-lo... é pena criticarem aqueles que pelo menos dão.... bem hajam a tds