terça-feira, 27 de novembro de 2007

As crianças, a inocência…a estupidez.

Enquanto educador das jovens mentes nacionais, tenho a mais pura consciência de que este país está condenado a acabar mais cedo do que esperamos. As crianças estão cada vez mais limitadas a um pensamento de “alguém há-de fazer por mim”.
Exemplo: “Turma, resolvam este exercício (que até é bastante simples) na página x.” Um silêncio aterrador fez-se na sala, o que é ate bastante estranho. “Perceberam o exercício?” Uma voz tímida faz-se ouvir: “Não”
Penso eu, se calhar sou eu que estou a exigir demais dos miúdos, afinal o exercício não é assim tão simples como isso, se calhar até vou explicar o exercício para que eles o resolvam sem dificuldade.
“Ora, então fazem isto e isto, desta forma específica, e depois de fazerem isto, já podem ligar isto a isto e já está” E o silêncio mantém-se. “Perceberam?”
Como é óbvio, a voz tímida fez-se ouvir novamente. E a minha paciência ficou no seu limite. Como bom educador que sou, resolvi explicar de uma forma diferente o exercício. “Ora…”
Enquanto explicava pela segunda vez o exercício, duas ou três vozes ouviram-se “Done”. Se alguém conseguiu é porque me expliquei bem, pensei eu. E a paciência foi de vez.
Como é que é possível que num exercício simples apenas dois alunos o percebam à primeira? Fiz então o teste com todas as turmas. Expliquei o exercício da mesma maneira. E uma das turmas que tenho percebeu tudo à primeira. Nas outras apenas um ou dois alunos. O que prova que o erro claramente não é meu.
Estão tão habituados a um ensino de treta, em que o papel deles é que é importante, em que aprenderem uma letra ou um número é uma conquista tão grande como chegar à Lua, para depois serem aplicadas lentamente ao longo de quatro anos na estupidificação do aluno.
Tenho uma aluna num 4.º ano a fazer currículo de 1.º. Como é que esperam que ela aprenda alguma coisa?
Tenho mesmo uma muita má esperança para estes miúdos…e para nós que iremos depender deles.

32 comentários:

_f_[X] disse...

A esperança é a última a morrer...a não ser que tenha nacionalidade portuguesa, e aí o mais certo é estar morta e enterrada. Pessimismo? Um pouco, misturado com algum desânimo. Antes de mais, não sou professor, e dou graças por isso, pois só uma grande dose de dedicação e força de vontade impede que os professores em Portugal se despeçam em massa, e deixem os meninos entregues à televisão, ao msn e afins. No entanto, este tipo de histórias é-me familiar, a minha irmã mais velha é professora, assim como vários amigos e amigas.

Correndo o risco de parecer um velho jarreta, "no meu tempo" as turmas dividiam-se em pessoas que queriam prosseguir estudos, e pessoas que apenas queriam cumprir a escolaridade obrigatória (na altura, 6º ano, e depois 9º), e o nível das aulas era tabelado pelos primeiros. Hoje em dia, e corrija-me se estiver errado, acontece o contrário. O professor tem de adaptar a matéria, e nivelar tudo por baixo, de forma proporcional ao número de alunos desinteresados (em português politicamente incorrecto, ao número de alunos que são burros que nem portas). E todos acham isto normalíssimo, afinal o acesso ao ensino, de forma livre e desregulada é, de um ponto de vista puramente demagógico, o expoente máximo de democracia. Pois, é uma pena que tanto poder de decisão tenha sido retirado aos professores que têm a ingrata tarefa de ensinar os meninos, desde o básico até ao secundário. O ensino estará definitivamente perdido quando as universidades, ingratas herdeiras deste rebanho de mentecaptos, também tiverem de começar a nivelar o grau de exigência pelo mínimo (o que tmabém já acontece, ainda que numa escala, felizmente, reduzida).

Mas isto não nos devia surpreender. Afinal, o que é o professor, senão o responsável máximo pelo sucesso/insucesso do(a) menino(a)? Se o menino(a) não sabe, não estuda e não se esforça, se o papá e mamã também não sabem e não querem saber, se nem o explicador faz milagres, de quem é a culpa no final? Do professor, obviamente! E quem diz isto? As aves raras responsáveis pelas constantes imbecilidades que são as reformas educativas que, posso estar a ser injusto, na maioria dos casos, já não devem ver uma sala de aulas há umas quantas dezenas de anos.

É pena que nem todos os professores achem que uma turma em silêncio uma coisa estranha, e se congratulem pela ausência de dúvidas - afinal eles são bons profissionais. Se em duas turmas, uma percebe e a outra não, é porque a culpa não é sua. Os meus parabéns pela coragem que é tentar ser um bom professor em Portugal.

Hélder disse...

Como se explica que numa turma todos percebam e noutra quase nenhum?!

Por outro lado, sempre ouvi dizer que, para diferentes alunos, diferentes métodos. Lembro-me de uma professora que tive de matemática no 10º ano com a qual todos baixámos (e muito) as notas. No entanto, mudando de professora, esta foi a turma que melhores notas teve e que mais pessoas colocou na faculdade.

HzoLio disse...

Olha, ainda te desperto mais o apetite... Eu tenho um aluno ao qual o 4º ano foi dado por favor para ele ingressar no projecto em que trabalho... A criança tem 17 anitos!!!

_f_, este país certamente seria outro se mais pessoas tivessem a sua opinião. Um grande bem haja para si.

P.S.: E não teres que ouvir, como eu ouvi muitas vezes o ano passado, da boca das encantadoras crianças 'Eu faço cá pouco caso disso...' já é uma sorte... Mas ELES que não se preocupem que a factura há-de ser paga daqui a poucos anos!!! É pena é que seja por (quase) todos...

HzoLio disse...

Eskisitinho amigo, desculpa lá ter apagado tantos comentários mas o meu computarrastadeira anda assim... ;)

E o portátil continua a passear entre Portugal e Espanha... Viva a ACER!!!

Ana disse...

Estamos bem entregues estamos...

Beijocas

elvira carvalho disse...

Pois é amigo.As crianças de hoje em dia não se preocupam com a escola, e muitos encarregados de educação, apoiam os seus pimpolhos. Ou por ignorância, ou por comodismo não se preocupam se os seus filhos aprendem ou não. E os jovens de hoje só sabem jogar no pc, ou falar no msn,e pouco mais.
Já passei os 60 anos. E decidi tirar a carta de condução. Ontem quando vinha de uma lição , ao falar com a instrutora e comentando eu que achava que devia estar mais autónoma com as 7 lições que fiz ontem, mas que burra velha tinha mais dificuldade. E sabe o que ela me respondeu? "Tomara eu que todos os meus alunos fossem assim. Tenho aí um jovem com 20 anos que não lhe posso dizer, pé na embraiagem no travão ou no acelerador. Não dá, não encaixa. Tenho que lhe dizer, pé esquerdo no pedal esquerdo, pé direito pedal direito, ou pé direito no pedal do meio."
Eu fiquei parva e ela disse-me que os jovens de hoje não pensam. Só sabem mexer no pc.
Um abraço

Maria do Consultório disse...

Tu ensinas em demasia! Agora é vê-los a apanhar bonés...
beijo

Azula disse...

beemmmm.
Isso vai de mal a pior.
Mas j+á estou como o nosso 1º amigo que aqui comentou: a esperança é a última a morrer e talvez a coisa mude (?...)

Logan disse...

Viva, na minha modesta opinião, e agora ironias e sentido do humor à parte, o professor tem que motivar os alunos de forma a cativar a sua atenção e procurar com que estes se interessem pela matéria.

(apartir daqui se calhar convém voltar a lembrar as ironias e o sentido de humor)

Mas, (istos dos "mas" e´que torna as coisas difíceis...) numa altura em que os putos só ligam aos morangos com açucar, essa séria que apenas e só promove a rebeldia a falta de respeito e a burrice em massa, é muito complicado um professor encontrar formas de cativar os seus alunos, Na minha modesta opinião o que esta geração de imberbes mal educados precisa é duma boa dose de PORRADA!

Mas pra começar, os pais dos meninos eram os primeiros a levar pois são eles os responsáveis pela educação dos seus rebentos.

Muito sinceramente digam-me lá, nos vosso tempo também nãolevavam porrada quando era necessário (e até mesmo quando não era) e não se fizeram homens e mulheres???

Disciplina, Respeito, Valores, Educação, tudo coisas que os putos de hoje não têem, nada como uma bela chapada de mão aberta não resolvesse não fosse a mania que agora se ganhou de que não se pode ensinar assim...bah..tretas, mas os putos podem desrespeitar o professor a torto e a direito..Na peida é o que eu digo a isto tudo!!

Este ensino em Portugal está na merda, os professores (os bons, que também há aqueles que andam lá só ...enfim) São uns heróis! Tás de parabéns por, depois de tanta coisa a mandar abaixo, continuares a tetar dar aos teus alunos uma educação de qualidade, pena é que eles não reconheçam o teu esforço, mas digo-te, eles vão reconheçer o teu trabalho...mas quando isso aconteçer meu amigo, já é tarde demais.

1 Abraço páh, vou-me calar que há certas coisas que me revoltam e só me dá vontade é de dar uma carga de porrada em certos FDP que comandam os destinos deste marásmo em que se tá a torna este país.

_f_[X] disse...

Ando tão danado ultimamente, que acabei por ficar a matutar nesta questão. Resultado: o maior post que provavelmente escrevi. Publicidade descarada, eu sei. Para os interessados, http://efeitos-especiais.blogspot.com/2007/11/as-crianas-so-o-futuro-da-nao-tenham.html

Andreia disse...

Não imginas as vezes que olho para os meus alunos e penso, o que será deles no futuro... deles e de nós?!

Não estão a ser preparados para o futuro, nem pelos pais, nem pela escola... onde tudo é facilitado!!!

Beijinhos

mik@ disse...

hum... hã uns tempos falou-se na tv de se poder escolher o sexo do bebé, cor dos olhos... será que isso também funciona pra inteligencia??? odiei a ideia de poder vir a ter um filho assim... nao quero!!!! recuso-me a fazer complô com isto

Nuno da Alice disse...

Hey Vitor e já checkaste as cenas das avaliações ao desempenho docente?
Muahahhaahaaaha
muahahahhahahhahahha
muahahahahhahhaha
Groovy baby!

Nuno disse...

Imagino a frustração!!!
É a geração morangos de que falava no outro dia a Maria...
Estamos condenados!!!
Abraço
NP

Graça disse...

Eu gostava de te dizer algo positivo, mas não sei bem o quê.
Portanto deixo-te aqui um abraço e força!

Cumprimentos do Graça

V. disse...

Não me querendo alongar que isto daria obviamente pano para mangas, a culpa , por enquanto, não é deles. É de quem optou por lhes mostrar o caminho (supostamente) mais rápido.

Por outro lado, estamos já quase em Dezembro, passaram já mais de 2 meses do início das aulas. Os professores já não fazem testes diagnósticos? Não era suposto saberes que conhecimentos têm os teus alunos para preparares o modo de lhes explicares as coisas?

Bxana disse...

Pois, eu vejo isso acontecer com os meus primos (que estão agora no preparatório/secundário) e nós, familia, já não sabemos bem o que fazer... a educação foi identica para todos nós, mas existem dois miudos "nossos", em particular, que nos estão a dar (ou estão a dar a eles...) imensos problemas.

Um deles é que tiram más notas e estão a borrifar-se para isso. Castigos? Não resulta. Conversas? Não resulta. Ajuda e apoio? Não está a resultar.

Será da água que bebem? Porque é que, sendo a forma de educar a mesma, uns resultam azuis e outros amarelos?

Miaus!

Ninica disse...

As crianças de hoje são os homens de amanhã...consequentemente...o nosso futuro...MEDO!!!!!!
Beijo

SBFR disse...

eu hoje estou contente...
o terceiro ano só teve uma negativa no teste de segunda feira... e houve uma data de 100%... ok, o teste não era dos mais complicados... mas foi o primeiro teste deles com um texto e true/false na interpretação...
(ok.. e a turma também é fraquinha... o que me faz ficar muito mais contente..)

bjs

O Livreiro disse...

Ouve lá meu, tu pensas que todos as pessoas tem a tua capacidade de aprender as coisas à primeira?
Claro que não, pensa bem se é assim que queres preparar os homens do futuro e se essa é maneira mais correcta.
Mas nem por isso te deixo de dar apoio.

Um abraço e força

Marta disse...

Só não acho que nós vamos depender deles!

Dualidades JP disse...

As crianças são uns amores! As dos outros, e desde que não se seja professor! ;o)

Saltapocinhas disse...

"Estão tão habituados a um ensino de treta"
bem, não sei por onde ensinas, mas não estou de acordo contigo.
Antigamente só os bons alunos permaneciam nas escolas, os maus iam saindo.
Hoje em dia ficam lá (quase) todos.

eu concordo que há muita falta de responsabilidade e de responsailização, mas as coisas não são assim tão negras!

quanto à aluna do 4.º ano, se deve ser uma criança com NEE.
Dantes esses alunos nem tinham lugar nas escolas! E andando ela no 4.º ano tem possibilidades de para o ano ir para o 5.º e poder experimentar coisas novas, o que não sucederia se ela ficasse no 1.º ciclo até ao limite de idade.

Eskisito disse...

_f_[X]:
Um muito obrigado por esse comentário, com o qual concordo em todos os aspectos.
Um abraço

htsousa:
Não tem a ver com o método. Uns são mais carentes, outros mais desenrascados. Quando digo que o exercício é simples é porque é mesmo simples (do género de ser feito por um puto de dois anos).
Um abraço

Hzolio:
Mas depois sou eu que invento o facilitismo nas escolas.
Um abraço e o meu Acer está na mesma.

Eskisito disse...

Ana:
Mas são mães como tu que me dão alguma esperança.
Beijos

Elvira:
Facilitismo. Não se ensina à criança o "ser independente". Depois admiram-se.
Com 60 anos faz inveja a muita gente que conheço, garanto-lhe eu.
Beijos

Para sempre o meu anjo:
Às vezes penso que sim. Mesmo.
Beijos grande meu amor.

Eskisito disse...

Vera:
Pode ficar bom. Precisamos é de encontrar o botão de reset.
Beijos

Logan:
Tens razão nas duas opiniões. O professor tem de motivar...mas se o aluno não quer de todo saber é muito complicado abdicar de uma turma de 24 por causa de 1. E falta mesmo a disciplina e a responsabilidade.
Um abraço

Andreia:
Mas acho piada que essa opinião é mesmo só do pessoal mais novo. E de algumas pessoas que sabem o que quer dizer realidade.
Beijos

Eskisito disse...

mik@:
Depende mesmo de nós se os nossos filhos serão assim ou não. Eu acredito que o meu não será. Posso estar enganado.
Beijos

Nuno da Alice:
Sim. É mesmo de dar connosco em malucos. O problema está no pessoal que acabou o curso há pouco tempo...sem dúvida.
Um abraço

Thunderlady:
Tenho 2h15 por semana com eles. Ensino o rudimentar dos rudimentares de uma língua estrangeira. O teste diagnóstico é feito na primeira semana de aulas a martelo. Garanto-te que o erro é mesmo deles. Volto a dizer o que disse ao HTSousa: o exercício era mesmo fácil.
Beijos

Eskisito disse...

Nuno:
Estes são os filhos da nossa geração. Como é que sairam tão avariados? Não percebo.
Um abraço

Benfiquista:
São pessoas como tu que me fazem acreditar no futuro desta porra de país. E obrigado.
Um abraço

Bxana:
Não. É culpa dos professores. Pelo menos é o que ouço dizer por aí...
Beijos

Eskisito disse...

Ninica:
É mesmo de ter medo...infelizmente.
Beijos

Bellatrix:
Eu sei bem o que é essa sensação. Mas, irrita-me que estes miúdos, que até são de uma turma "bem", não consigam ligar o cérebro.
Beijos

Livreiro:
Se todos tivessem a minha capacidade eu nem sequer precisava de dar aulas. O problema é mesmo esse, é pensar na forma mais fácil de fazer as coisas. Não pode ser assim. Nunca poderá ser assim. Porque no dia em que for isto vai tudo por água abaixo.
Um abraço

Eskisito disse...

Marta:
Esperemos mesmo que não...
Beijos

Dualidades JP:
São mesmo uns amores. Mas exige-se que sejam também competentes e trabalhadores.
Um abraço

SaltaPocinhas:
Se agora NEE inclui uma aluna que nunca soube o que era uma escola e que apenas foi para o 4.º ano devido à idade... Mas, não sei porquê, acredito que essa não seja a melhor solução.
Eu é que gostava de saber em que escolas é que tu ensinas...porque gostava de ter essa visão optimista que tens. A minha é mesma a realista.
Beijos

Saltapocinhas disse...

se a menina nunca foi à escola não devia estar no 4.º ano, tenha a idade que tiver.

eu também tnho na minha turma um "turista" desses, com 12 anos e está no 2.º ano.
Mas garanto-te que o vou passar para o 3.º e até o passaria para o 5.º se ma autorizassem!

A minha escola é uma escola problemática e de gente pobre. Pobre de dinheiro e de espirito tb há muitos.
Não trabalho num local xpto como posso ter dado a entender!
mas os garotos mesmo com muitas limitações, lá vão aprendendo.
e no ingles também fazem umas coisas que eu vou vendo os trabalhos deles (e são do 1.º e 2.º ano!)
Mas um dia destes vi uma ficha da prof de musica que nem eu sabia fazer, quanto mais os garotos que ainda nem sequer sabem ler!
tem também de haver um certo realismo nos trabalhos que se dão às crianças!!
(mas se a tua ficha é a do post seguinte ela é realmente facil e até os meus alunos - os do 2.º ano - a faziam, de certeza)

Saltapocinhas disse...

no ano passado tinha 4.º ano, na mesma escola.
se quiseres ter uma noção do trabalho dos meus alunos espreita aqui, no blog deles.
e se te deres ao trabalho de ir até ao inicio, eles começaram o blog quando ainda andavam no 2.º ano.
todos os trabahos são da autoria deles, eu só corrigia os erros.

http://blogdos17golfinhos.blogs.sapo.pt