segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

O Blogger e os seus segredos

Hoje estava sem tema. Aliás, ocorrência que se tem tornado comum nos últimos tempos. Não me apetece falar de mim, da minha vida, das minhas coisas. A minha vida aborrece-me neste momento e eu não quero que a Diabba venha para aqui chamar-me depressivo ou esquizofrénico. Não me apetece falar do mundo, que todos os dias nos brinda com coisas maravilhosas, como o atentado em Timor. Irrita-me pensar que vivemos para estes momentos.
Ao fazer o login no Blogger, aparece sempre a mesma pergunta: “O que é um blogue?”. Logo à partida irrita-me, porque odeio ver traduções a martelo. Para mim isto é um “blog” e não um “blogue”. Mas hoje deu-me tema para o post, por isso tive de atenuar a vontade de insultar o Blogger (coisa que faço diariamente).
Afinal, o que é um blog? Farto-me de ver explicações por aí. O que deve ser um blog. Como deve ser escrito. Que temas devemos abordar. Que temas não devemos abordar. Como devemos usar o blog. Se devemos usar o blog. E continua a lista até nos entediarmos de vez.
Para quem acredita em Deus, o resto do meu discurso fará toda a lógica. Para quem não acredita, talvez acredite em Fadas e Árvores que falam, por isso, também deve.
O blog não serve para nada. Acreditem em mim. Quando comecei a escrever este blog, sonhei que ele me ia trazer fama e fortuna, que seria a melhor maneira de me tornar importante e interessante. E o que é que ele me trouxe até agora? Nada.
Isto claro, sem contar com os amigos que me visitam todos os dias, que se preocupam comigo, sem contar com as inúmeras prendas que já recebi na minha casa de bloggers que nunca vi na vida, sem contar com os bloggers que já conheci e que se tornaram amigos pessoais, sem contar com o prazer que é ler os comentários a um post, mesmo que seja daqueles mesmo fraquinhos que não interessam a ninguém, de poder ver um contador com 20000 visitantes e ficar feliz por isso. Pequenas coisas que não interessam em nada, comparadas com a fama e a fortuna.
O que é um blog? Não sei, não me interessa. Mas gosto de o ter.

14 comentários:

Maria do Consultório disse...

Ó diacho...
Agora é que tu me tramaste...
Eu a pensar que o objectivo de escrever num blog era mudar o Mundo e encontrar a cura para a dor de corno...
Afinal não, é mesmo só escrever e pronto. Agora a minha vida faz sentido. O blog é que não, mas também não quero que faça.

Maria do Consultório disse...

Bejufas gandes pexoua!

Elvascidade disse...

O que todos já pensamos acerca de ... e ainda não o tinhamos escrito!

Rita disse...

E nós gostamos que o tenhas...
Jokas

Dina disse...

Fiquei traumatizada...blog em vez de blogue? mas eu escrevo sempre blogue...e agora o que faço eu da minha vida? como é que eu escrevo agora blogue sem ficar ainda com mais traumas? Só tu para te lembrares de tal coisa.

elvira carvalho disse...

Ora bem amigo, o seu texto ou será Post(?) hoje fez-me rir. Fez-me lembrar certos políticos. As coisas que eles inventam, quando não querem dizer nada.
E agora diga-me lá, se você não tivesse blog, ou blogue, quem é que eu ia "chatear" eheheh...
Um abraço e uma boa semana

Hydrargirum disse...

Um blog....!!!?

Para mim é uma extensão de mim próprio...:D

Abraço:)

Lisa's mau feitio disse...

Queres mesmo que eu opine?

beijos Mestre

O Livreiro disse...

E chamar-lhe bilógue, ah? Era bem mais giro.
Ou então "crónicas de um frustrado".

Um abraço.

Lisa's mau feitio disse...

Ora bem...

Tocaste num tema (lá está... blogs com conteúdo como o teu tocam sempre em temas-chave e tal) que por acaso, nos últimos dias, me tem vindo parar à mão. Clica-se aqui e lê-se mal da blogosfera. Clica-se ali e lê-se mal dos bloggers. Clica-se além e lê-se mal de tudo. E isso é coisa que me faz alguma impressão.
Quando eu criei o blog (aquele básico sem ponta de piada artística, lembras-te?), tenho a perfeita noção de ter clicado aí nesse item "O que é um blog"... E, curiosamente, não me recordo de lá ter lido que um blog era algo magistral, que só poderia ser criado se o seu proprietário assinasse algum acordo com o mundo no âmbito da melhoria do mesmo. É que não me recordo mesmo. Vai daí, entrei descontraída nesta área.
E quando me deparo com leituras soltas sobre blogs fico estarrecida com a competência que certas e determinadas pessoas têm no domínio da classificação de blogs como sendo isto ou aquilo. Fico mesmo. Há dias escrevia alguém "dão-me nervos os blogs que falam de bebés, que falam de tudo cor-de-rosinha, que só falam de problemas, que têm poemas de outros, irritam-me os pseudo-poetas, etc". Ora vamos lá ver se nos entendemos: afinal, a pessoa em causa gosta do quê afinal? De blogs que falam mal de blogs, ao estilo do seu próprio blog, certo? Se os blogs descrevem vidinhas cor-de rosa, irrita-se. Mas se falam do lado negro da vida, também não está bem? blogs com poemas copiados tb lhe caysavem comichão. Se um blogger se lembra de blogar a sua catrefada de poemas, ali, desenhados numa qqer beira-mar, enerva-se a pessoa. É, no mínimo, pura vontade de escrever acerca de alguma coisa. E, de preferência, mal. Não vejo outra explicação. Ficamos em que pé, então?
não gostam de ler blogs disto e daquilo, não leiam, credo! Ou leiam e riam-se com os amiguxos e pronto. Fazer crítica de circunstância por fazer? Isso não passa da mais reles tendência abusiva ao nível da PSEUDO-CRÍTICA.

Aos afectados com tudo o que lhes passa pelos olhos: já experimentaram desligar o botãozinho... dar 3 passinhos para trás... e ir curtir a vidinha "lá fora"? Já? Apesar de que acredito piamente que esta tarefa seja árdua para várias pessoas. Simplesmente porque não a têm, à vidinha lá fora. Ou porque aqui criaram uma segunda vida tal, que já se lhes está enraizada de uma forma, que a ordem ficou inversa.

Eu, Lisa, criei um blog e não pretendo enriquecer o mundo nem a blogosfera! Ohhhhhh... Pretendo escrever o que me der na real gana no dia A, no dia B, no dia C. Raios. Porque não? Vá, digam lá que há um blog recente, sem pingo de conteúdo! Digam lá, vá. Digam, que eu mostro-vos o meu único e real contrato com a blogosfera: a minha conta mensal de internet. Aquela que eu pago para andar para aqui a escrever o que me apetece, num espaço que o Blogger me deu o direito de criar, onde a única coisa que eu tenho de respeitar é o domínio dos outros bloggers, não sendo malcriada, nem abusiva com os outros. Isso, sim, eu lembro-me de ter lido!! E alguns de vocês?

Em suma, deixo o pedido.
Quem me dá directrizes de escrita para um bom, excelente blog? Quem?
Agradecia!!


Bloquemos todos lá sobre a vidinha desgraçada que temos, sobre as coisas cor-de rosa da vidinha, sobre o bebé da vizinha que nos tira o sono, sobre a amiga que é um must, sobre o namorado que é um estúpido, sobre a tarde de sol, sobre a noite de chuva, sobre viagens fabulosas, sobre cães e gatos, sobre supermercados, sobre festas e sobre glamour e pobreza. Bloguemos posts com uma frase incógnita, bloguemos textos infinitos!
Bloquemos felizes!
Cada um na sua, caramba!!
Há espaço para todos.

Pseudo-críticos mal intencionados é o que é.

Juizinho, minha gente. Juízo.

E já me alonguei.

Beijinhos, Mestre.
Muitos mesmo.

Sara disse...

Ah, mas afinal o Blogger não era uma coisa fixe?! :P
Tens toda a razão, não vai mudar o Mundo, mas anima o nosso! :)

Azul disse...

Mestre,

O teu blog é fantástico e sabes disso muito bem.
A mim, basta-me saber que tenho alguns de eleição que me fazem rir e chorar e que estão comigo quando quero e me apetece!
E tu és um deles.

Lisa, passaste-te Linda!
MAS DOU-TE TODA A RAZÃO.
Tanto, que vou fazer copy-paste do teu comment- se me permitires e o mestre also- paar postar lá no azul.

Jonix disse...

Eskisito, só o que descreves-te é o suficiente para poderes ter um blog e continuares a ter um blog. Não, claro que não, um blog deste tipo não te trás fortuna material directamente, nem nunca vai trazer, mas se já te trouxe pessoas que se tornaram amigos pessoais, acredita que isso vale e muito. Se forem amigos verdadeiros, um dia que precises vais ter uma mão amiga a ajudar a amparar e a evitar que caias do trapézio que é a vida. Só isso já é uma fortuna e raro hoje em dia.

Se realmente queres um blog para ganhar dinheiro directo, como publicidade ou outro do género, bom isso é outra história, e aí podemos falar particularmente, terei muito gosto em ajudar, pelo menos na teoria, o resto o trabalho terá de ser teu.

Excelente post, adorei.

Alda Serras disse...

Um blogue (e sim, escrevo assim e não à inglesa, havendo uma palavra em português porque não usá-la?) serve essencialmente para nos divertirmos. E, só tem razão de existir, enquanto for fonte de prazer. Se o encarares como obrigação, como fonte potencial de riqueza ou como outra coisa qualquer, deixarás de ter prazer em escrever, em ler os comentários, em responder,... É também, e como tu próprio verificaste, uma bom veículo de comunicação, de difusão da tua opinião. Deixa-te de crises existenciais e escreve o que te apetecer, quando te apetecer, para teu prazer... (um bom conselho também para mim ;) )