quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Porta Fechada

Como pessoa informada, tomei conhecimento do novo projecto de apoio ao Arrendamento Jovem proposto pelo governo do José. Chama-se Porta 65 e abre a hipótese de uma pessoa com menos de 32 anos se candidatar. O seu predecessor, o extinto apoio do IAJ, só dava até aos 30. Ora, eu como pessoa dotada do dom da inteligência e a aproximar-me perigosamente dos 30 anos, julguei encontrar aqui a solução para os meus problemas.
Dirijo-me ao site em questão e descubro que a candidatura só pode ser feita através da Internet. Tudo bem. Será uma tarefa fácil.
Deixa cá ler isto com atenção. Ora, devo consultar isto e isto. Está bem. O QUÊ!? Tenho de ter uma renda de 180€ para um T1? Então eu pago 250€. Mau, isto não me parece bem. Deixa cá ler isto melhor. Pode ser que dê à mesma. Todos os documentos têm de ser enviados em formato PDF, a preto e branco, com 200dpi. Eu nem sequer sei como gravar em PDF, quanto mais gravar isto com 200dpi.
Resolvo todos os problemas dos PDF’s e começo a apresentar a candidatura. Primeira página. Aquela dos dados pessoais.
Ora, inserir o nome…ainda sei esse, morada…o que é isto? Actualizar morada…hã…tenho de inserir o distrito...concelho…freguesia…artigo? Que raio é o artigo? Ah…está no contrato…como não existe? O meu prédio não existe…então onde é que eu estou?...isto deve ser erro…deixa-me lá tentar outra vez…não existe mesmo…e agora?
Sou sincero, ainda dei uma volta pelas outras páginas. E ainda tentei pôr mais umas coisas. Ao gravar, aquilo diz-me que já existe uma candidatura no meu NIF. E aí eu desisti.
Estou a imaginar os pobres coitados que nem sequer têm dinheiro para ter um computador (visto que isto é um apoio para gente sem dinheiro), que ficam com cara de parvos a pensar o que raio é um PDF, e que tentam arranjar tudo como deve ser para o sistema dar erros como me deu a mim que até percebo alguma coisa disto.
Simplex my axx. Isto é o demónio disfarçado. Se não queriam dar o apoio, acabassem com ele de vez. Isto é mesmo mais uma estupidez do governo do José.

O mais engraçado é que com os mesmos dados que tentei inserir nesta Porta 65 consegui aprovação no IAJ. Pois é…o meu prédio existe mesmo.

16 comentários:

Saltapocinhas disse...

as juntas de freguesia, por exemplo, deviam ajudar a preencher ooisas pela net.
não é o teu caso (até sabes mexer no template desta coisa e isso para mim, que não sei nadinha é o supra sumo da sabedoria!) mas a maior parte das pessoas que precisaria desse apoio nem deve ter computador...
as ajudas deviam ser dadas de forma simples, senão parece que não querem mesmo ajudar!

HzoLio disse...

É o belo do Simplex em grande...

Isso também me aconteceu há uns tempos com uns documentos fiscais. Os senhores demoram eternidades a actualizar e afinar bases de dados e nós é que nos tramamos...

E olha que eu sei do que falo. ;)

Dina disse...

Mas tu achas que eles fazem favores a alguém? Não querias mais nada...tu deves acreditar no pai Natal!! :):)

V. disse...

Não sei como funciona nos outros concelhos.
Sei que no de Sintra "os pobres coitados que não tinham dinheiro para ter um computador" não tinham desculpa para não estarem informados ou terem este direito, já que existem locais onde podem consultar gratuitamente e com apoio de técnicos os computadores e até (vejam só!!!) internet.

Foi assim que esta "pobre coitada" (já que não tinha dinheiro para um computador) deu os seus primeiros passos na internet.

Mas isto é no de Sintra. Dos outros não posso falar.

Anonymous disse...

É o choque tecnológico, caro amigo!
O homem quer à força pôr o Portugalinho agarrado às novas tecnologias e tudo mt mais letrado, é reparares nos inscritos nas Novas Oportunidades. Não tarda somos um país de doutores e engeheiros.
Abraço

dualidades np disse...

Ups, nem assinei o post.
Abraço

Professorinha disse...

Oh rapaz, o que importa é que isso exista... Se não cnsegues preencher isso já está fora das responsabilidades dos meninos governantes!!! Existe, está lá!! Eles fizeram... E isso é o que importa!...

Ninica disse...

É do melhor que pode haver....
Eu como sou tónhó como o catano teria que ir ter com o grande mestre para me explicar o que é um "pdf"...
E sim.. o prédio existe mesmo... e fazem-se umas jantaradas fixolas...
Beijo

Nuno da Alice disse...

Então votem nesse carniceiro de novo e apoiem-no enquanto ele com a sua mega palhinha nos suga até ao tutano.

André disse...

É mais uma daquelas coisas 'para inglês ver'. Aparece nas noticias, tudo muito bonito, o governo quer dar oportunidades e tal... mas é uma treta como muitas outras que tem feito apenas para cair nas boas graças de mais alguns eleitores. é continuar a atirar mais areia para os olhos do povo.

Hydrargirum disse...

Realmente é rídiculo...a burocracia e a complicação que envolve algo que devia ser tão simples...
Eu tive e tenho os mesmos problemas no site da FCT (Fund. Ciência e Tecnol.)...
Isto revolta-me como tu nem adivinhas...Agora sim era uma tosga!lol

E Pdf....o que e detesto Pdfs!!!

Abraço!:)

Dina disse...

Segundo me apercebi hoje houve várias manifestações contra essa tal porta 65...e as razões são basicamente as que tu apresentas aqui.
Notícia:
http://tsf.sapo.pt/online/vida/interior.asp?id_artigo=TSF186654

elvira carvalho disse...

Quando a esmola é grande o pobre desconfia, diz o povo. E em se tratando do governo é dar com a esquerda e recolher com a direita.
Não vejo cá o prémio que atribuí ao seu blog a 14 deste mês o que quer dizer que não o recolheu...
Um abraço

mik@ disse...

o xôr zezinho socrates e as suas medidas! era bater-lhe com força... essa gente não tem noçao da realidade... os preços das caras ficam na maioria todos muito acima dos apoios que eles dão.
realmente como alguem disse, um dia destes somos um pais de doutores e engenheiros: desempregados!!!!!!!! é o que é....

mik@ disse...

caras deve ler-se casas. fugiu-se me a tecla :)

Azul disse...

ah bom, agora já estou a rebolar de riso!!!!

Então, mas tu continuas a insistir nos contos do vigário??? da última vez foi com a tmn , agora fizeste pior: meteste-te com o José...