quarta-feira, 5 de novembro de 2008

USA Today

E lá ganhou o Barack. Fantástico. Eu considero que poderá ser um momento positivo para todo o mundo e isso começou já hoje a notar-se na questão da Bolsa. A crise pode ser eliminada apenas por uma mudança de cara. E isso leva-me ao tema chave deste post: racismo.
Votar raramente é um acto consciente. A grande maioria dos votantes fazem-no partindo de um princípio. Sejam promessas eleitorais, seja o historial do candidato, seja a quantidade de bebés beijados ao longo da campanha.
Nunca na história recente dos USA existiram dois candidatos tão bons como nesta eleição. McCain, veterano de guerra, queria um país melhor. Queria um país justo. Para azar dele estava no partido errado com os apoiantes errados. Mas acredito que ele tivesse feito um bom trabalho.
Obama é um político feito a pulso. Novo demais para estas andanças, subiu ao senado e demonstrou a sua integridade e esforço numa das melhores campanhas políticas de sempre. De um perfeito desconhecido há 4 anos atrás tornou-se no melhor candidato democrata. Dia 20 terá o prazer de entrar na Casa Branca como inquilino durante os próximos 4 anos.
Obama tem uma tarefa inglória pela frente: limpar todas os erros do seu predecessor, e não vai ser fácil.
O que é que tudo isto tem a ver com racismo? - perguntam vocês com razão. Tudo. Espero que Barack Obama tenha recebido os seus votos pela sua carreira política e pelo seu esforço. Porque se os recebeu por ser preto (sim, eu digo preto...negro e afro-americano são apenas sinónimos desta palavra) esta vitória não terá um sabor tão doce. Porque já vai bastar para Obama ver toda a sua presidência avaliada na cor da sua pele.

8 comentários:

Flávio disse...

Tenho a certeza que muitos dos que votaram McCain fizeram-no pela cor da pele do Obama. Não interessa que McCain esteve envolvido num caso de corrupção no passado, nem que a Sarah Pallin é uma facista cristã (tipica bimbalhona americana), votaram neles porque o Obama é preto.
Temo pela vida do, agora, Presidente dos E.U.A.. Num país de tanta gente estúpida, o radicalismo anda de mãos dadas com a livre posse de armas.
Também eu espero algo de Obama. Que se mantenha inteligente.

mik@ disse...

espero ke ele tenha fibra e nao se assista a um JFK versão 2. acho que tem tudo para fazer a diferença e esperemos que as coisas melhorem.
bjos

Dina disse...

Penso que ontem outra coisa mudou nos EUA...perderam a arrogância que tem sido a sua característica principal desde há muitos anos.
Gostei do discurso de Obama, sem triunfalismos excessivos, reconhecendo as dificuldades mas transmitindo a esperança e afirmando que a mudança é possível quando as pessoas querem mesmo mudar.
Agora será que o deixam chegar a algum lugar?
Também eu, tal como o Flávio, tenho algum receio quanto ao que poderá acontecer num futuro próximo. Apesar de ao longo desta noite ter afirmado que afinal talvez ainda exista esperança para os americanos...tenho receio que o racismo tão arreigado nalguns fale mais alto e um dia...
Aguardemos...pelo menos para já é a esperança que fala mais alto.

Eskisito disse...

Não sei porquê, mas acho o estilo dele parecido com o do Zezinho no início...Até o cabelo...

Eskisito disse...

O último comentário é da Maria do Consultório, mas esta foi preguiçosa demais para mudar o login...

mik@ disse...

ahahah :D parecido com o nosso zé é que não fosgasse!

Rita disse...

Ainda antes das eleições uma colega minha dizia "cá para mim ele não chega lá, ainda o matam antes". Quem sabe se ele "dura" os 4 anos. De qualquer forma gosto dele acho que é um homem humilde e sincero quanto ao outro só o facto de ter como vice a Sara Paula...
Jokas

elvira carvalho disse...

Penso que o McCain, começou a perder as eleições, no momento em que escolheu para sua vice a Sra Pallin. E penso que o Obama, tem levado a vida a preparar-se, para ser presidente dos E.U. Daí que penso que ele já ensaiou muitas coisas, e já tem uma opinião tomada, sobre as coisas essenciais.
Se essa decisão será a mais correcta ou não, os tempos dirão.
Um abraço