quinta-feira, 26 de junho de 2008

Resumo da obra feita

Em 1997 inscrevi-me num curso. Em 2002 acabei-o. Tornei-me professor. Com um P minúsculo. Esperava arranjar colocação e começar a utilizar o que aprendera. 3 anos depois iniciei a minha actividade lectiva. a ensinar Inglês no 1.º ciclo, uma experiência do Ministério para calar algumas bocas e abrir muitas mais.
3 anos depois continua tudo na mesma. Continuo a ser um professor com P minúsculo, continuo nas AEC, continuo a perder tempo da minha vida com isto. Mal pago, sem planos para o futuro, com um sistema de educação cada vez pior. Irrita-me. Chateia-me. Perturba-me.
Mas nem tudo são espinhos neste mar de...espinhos. Tinha 3 escolas este ano. 7 turmas. 140 alunos. Um pesadelo logísitico de burocracia e pessoas pequenas irritantes. Apenas uma turma numa das escolas. Curiosamente, a escola onde me relacionei melhor com as professoras que a gerem. Desde uma coordenadora com uma tendência permanente para ter um AVC, a uma directora que é o que sempre se espera de uma directora. Calma, simpática, mas uma directora de palavras e acções. Se tudo correr bem, este ano foi o seu último. Um ano em que me conheceu, o que só por si, faz com que qualquer pessoa precise de reforma.
Esta escola e estas pessoas fazem-me pensar que afinal existe mesmo uma luz ao fundo do coiso. Que existe uma esperança para este sistema de ensino que nos atira aos lobos e se esquece de nos dar armas.
Para o ano, espera-me mais do mesmo. Mas este ano acreditei, por momentos, ser um professor com P maiúsculo.

6 comentários:

(Pa)Ciência disse...

Segundo o ME só somos "candidatos a professores"... enfim, cada vez mais motivante!!!
Boa sorte ;)

Hortelã-pimenta disse...

E para os alunos o teu p é maiúsculo ou minúsculo? Isso é que realmente importa! :)

Andreia disse...

Pois com isto da avaliação, nós que ainda temos de fazer o tal exame, nem sequer somos considerados professores... no decreto somos chamados indiviudos... vê lá bem...

Mas temos que nos agarrar ao que de positivo fica, só assim podemos continuar...

Beijiho e muita força

Azul disse...

Lindo DOMÊ CORAÇÃO!!!!!
Confesso que não li post nenhum, MAS ESTOU AQUI SÓ,PARA TE DIZER ( já disse lá do outro lado) QUE TEMOS MUITAS SAUDADES VOSSAS, e, assim que puder, entramos em contacto convosco!!!
Venham mas á para cá.
Até pagam para termos babies!!!!!
JE VOUS AIME!!!!!!!
AAAHHHHHHHHHHHHHHHHHHH....... e também tenho muitas saudades,´já tinha dito?????

elvira carvalho disse...

Amigo, o sistema de educação está mal há muito tempo. Para vós e para os alunos. As facilidades que lhes estão dando estão a criar uma geração de semi-analfabetos. Eu para os meus filhos, se os tivesse em idade escolar, havia de querer um professor, que mostrasse a sua consciência, e a sua vocação para a profissão. A questão do tamanho do p vai ver-se no futuro quando os jovens que estão hoje nas escolas, venham para o mercado de trabalho.
Um abraço e um bom Domingo.


À margem: ver aqui a nossa amiga, com esse ar tão feliz, deixou-me muito contente.

Kapitão Kaus disse...

A situação está mal,sim.
Força! E não desanimes, nunca!

Abraço:)