quinta-feira, 5 de junho de 2008

Patriotismo

Dentro das coisas que mais me irritam em Portugal, uma delas são os portugueses. Estou farto de passar pela mesma situação:

Eu - Que cara é essa?

O outro, a outra, o grupo - É a porra da vida. A gasolina está cara, mal tenho dinheiro para comer, tenho de andar a comprar roupa em segunda mão, o meu patrão anda a sodomizar-me...

Eu - Pois é, isto anda complicado...

O outro, a outra, o grupo - A culpa é desta política do deixa andar. Elegem políticos de treta, distraem-nos com o raio do Europeu...

Eu - Portugal é mesmo um país de cócó.

O outro, a outra, o grupo - O QUÊ??? Portugal é um grande país...(blá, blá, blá)...Camões...(blá, blá, blá)...os descobrimentos...(blá, blá, blá)...a prostituição...(blá, blá, blá)...(blá, blá, blá)...(blá, blá, blá)...(blá, blá, blá)

Lá está. Serei só eu o único não patriota neste país? Não tenho razões para ser patriota. Este país decepcionou-me desde que nasci. Logo, foi mesmo só o sítio onde nasci. Se tivesse nascido na Gronelândia era a mesma coisa. Portanto, que fique assente, deixem de ser parvos. Este país é mesmo um país de cocós.

10 comentários:

Teresa disse...

Por acaso discordo.

Eu até posso dizer cobras e lagartos do meu país, mas ai daquele que benha dizer-me mal dele! Salto que nem uma leoa a defender as crias.

Sou patriota, sempre fui. Acho que há um laço íntimo e profundo entre nós e a terra que nos viu nascer. Inexplicável, mas tenaz. Por mais que essa terra nos decepcione, por mais longe que possa estar de ser ideal. É como ter por mãe uma prostituta. Apesar de tudo, é a NOSSA mãe. Nossa. Única.

Beijo.

Teresa disse...

CREDO! Agora pareci nortenha, devem se as influências... lol

Ai daquele que VENHA!!! (b e v estão lado a lado no teclado, como bem sabes)

elvira carvalho disse...

Portugal é um grande País. (Apesar do tamanho)O que acontece é que tem sido governado por políticos da treta, que vão tranformando a vida dos habitantes, numa m****.
Um abraço

Cruxe disse...

Portugal é um grande país e já deu provas disso noutros tempos. Só porque, de há algumas décadas para cá, temos sido governados por pessoas que não fazem a mínima ideia do que é gorvenar um país e que nos últimos tempos acham que levar um país para a frente tem apenas a ver com o défice esquecendo-se do povo, tudo isso não faz com que eu deixe de gostar menos do meu país e seja menos patriota.

Sim, penso que existem paises melhores, tal como penso que existem terras melhores para viver do que Coruche, mas tal como quando morava em Samora o meu coração estava em Coruche, nem que eu me mude para a Austrália, continuarei a defender Portugal com toda a garra que tiver, nem que para isso tenha que matar um político ou dois (ou duzentos ou dois mil).

Ana disse...

Não. Não é o único "não patriota" do país... : )

Sara disse...

Desta vez não concordo nada contigo Eskisito. Os problemas que nós temos os outros países também têm. Se houvesse um país perfeito estava tudo emigrado lá.
Sou patriota, gosto do meu país com todas as qualidades e defeitos. Como aliás todos nós temos.
E não, não somos de todo um país de cocós.

Rita disse...

O problema não está em Portugal mas sim em alguns Portugueses. If you know what I mean...
Jokas e bom fim de semana na Gronelândia (calorzinho...)

Maria do Consultório disse...

Gronelândia??
Mas que raio...

Mulher do Mar disse...

Subscrevo-te.
Não creio que a culpa seja somente dos políticos e dos media. Então as pessoas deixaram de pensar e agir por elas? É o k essa teoria deixa transparecer e amigos, não posso concordar. Cada um tem a sua capacidade de acção e de pensamento. Culpar somente os outros é fácil, simples e rápido. Mas temos de olhar para nós e para aqueles k nos são próximos. Como deixamos em regra de ter em atenção isso e deixamos o trabalho para os outros porque "alguém há de falar/impôr ordem no sítio onde esteja/ajudar o próximo/reclamar de um mau serviço/deixar passar nas escadas rolantes alinhando de UM só lado, etc.... esqueçemos que o resto do mundo tb pensa que "alguém" que não eles o fará.
Meus caros, a mentalidade é das pessoas, não dos políticos. Há responsabilidades dos dois lados. Se não fizermos por nós qualquer coisa, ninguém (mto menos políticos) irão fazer. Os países civilizados (porque não pensem k não me doi isto, mas é verdade que somos de terceiro ou quarto mundo)sabem-nos. As pessoas impuseram-no porque cresceram colocando a responsabilidade em cada uma delas mesmas. E agora são grandes.
Nós? Minúsculos e de brandos costumes, de brandissimas opiniões e "ser". Gente que diz que está tudo mal, horrível mas que "vá lá, podiamos estar pior não é? Deixa passar."
Eskisito, não és o único a achar isso.
E não creio que isso seja falta de patriotismo. Acho k é o oposto. Não é patriótico o dizer que se adora o páis, que se está com o país e ele é o melhor. Patriótico é defender o que somos capazes de fazer, impulsioná-lo para a frente qd vemos que ele está mal e ter a coragem de o fazer e assumir publicamente.

Celeste disse...

Pois não és o único. Temos duas opções: emigrar ou tentar mudar a mentalidade do povo, começando pelas crianças.

Ou então uma revolução, mas à séria!