terça-feira, 17 de junho de 2008

Na mouche

Reportagens na televisão e vários artigos nas revistas – vêm aí os exames do Básico e Secundário e os vários ‘psis’ (pedopsiquiatras, psicólogos, psicopedagogos, etc.) alertam as famílias para situações de stress e traumatismos vários. Por mim, fico sempre traumatizado com esta pobre gente, os profissionais da vitimização.
É o seu negócio, bem vistas as coisas. Agora são os exames; em Setembro, o regresso às aulas; em Dezembro, os presentes de Natal e as notas do primeiro período – em tudo haverá motivo para julgar que, à nossa volta, nascem e crescem crianças traumatizadas. Ora, a verdade é que tudo exige esforço, trabalho e sacrifício, mas os "pedagogos" preferem criar culpados e vítimas. Às vezes apetece chamá-los à razão. Mas não à estalada, que ficam traumatizados.
Francisco José Viegas

in: Correio da Manhã de 17/06/2008

10 comentários:

wednesday disse...

Hoje em dia parece que se traz os meninos em bandeja de ouro. O equilíbrio é que não deve ser muito bom, que os neurónios ou caem ou ficam desorientados!

Cruxe disse...

É... tadinhas das crianças de hoje em dia que crescem traumatizadas e por isso não se pode exigir muito delas na escola. Depois chegam ao mercado de trabalho e ficam traumatizados porque não conseguem arranjar trabalho ou porque são despedidos por incompetência.

Rita disse...

Pois eu passei por tudo isso e não me parece que tenha ficado mínimamente traumatizada ou se calhar estou e fiquei cheia de recalcamentos que mais cedo ou mais tarde virão ao de cima e que me vão enterrar viva numa depressão monstra da qual só irei sair depois de muita terapia, ou então não...
Jokas

Mulher do Mar disse...

Mouche mesmo.
K cambada :s

ariba disse...

E ninguém fala do trauma de ter de saír todos os dias da cama com as galinhas para ir TRA-BA-LHAR?! E de ter de pagar impostos?! E contas e mais contas?! Enfim, do trauma de enfrentar a VIDA REAL???!!!
Os putos precisam é de se fazer à vida, não é de festinhas na cabeça!

Beijinhos. E vê lá se não ficas traumatizado por ter acabado o ano lectivo e teres um futuro incerto...

elvira carvalho disse...

Ora aí está um artigo com pés e cabeça, como diria a minha avó.
Traumatizada devia ser eu que acabei a 4ªcasse (naquele tempo chamava-se assim) e fui trabalhar para uma fábrica de cortiça, e tinha que andar a esconder-me atrás das pilhas, quando lá iam os fiscais, porque não podia estar a trabalhar. E veja lá tenho levado a vida como posso, já passei dos 60 e nunca matei ninguém, nunca assaltei ninguém nunca me droguei ( a não ser com a própria vida, que às vezes é mesmo uma droga).
Devo ser anormal. Aliás devemos ser todos os que não são desta geração, que os tais psis defendem, e que coitados com tantos auidados e cautelas,nem chegam a ter defesas para quando crescem e se vêm largados nesta selva que é a vida actual.
Um abraço e bom fim de semana

Celeste disse...

Por isso é que o mundo não se vira...

Dina disse...

Eu fico traumatizada com estes "psis" isso sim...agora sempre que os meninos querem levar a deles avante é só dizerem que estão a ficar traumatizados por serem contrariados...isto está lindo!!
Onde tens andado?? Estás zangadinho comigo??

Bxana disse...

Eu acho que quem precisa mais dos "psis" são mesmo os adultos, e não as crianças...

Restelo disse...

100% de acordo.