segunda-feira, 16 de junho de 2008

Para fechar com chave de ouro

Numa altura em que Portugal passa pelos seus piores momentos, num momento em que este blog destilou ódio e desgosto pelo país e pelas suas gentes, chega a altura de escrever sobre algo que sempre me agradou neste país: as suas terras.
Se o país se encontra como está é devido às suas gentes. Mas as terras que os nossos antepassados construiram são uma verdadeira homenagem à beleza e ao trabalho.

Já percorri este país de ponta a ponta e ainda não conheço metade dele. Já vi sítios com tal beleza que nenhumas palavras conseguiriam descrever a sua beleza e a forma como me senti ao observá-los. Desde o mosteiro da Batalha aqui tão perto, até Santa Luzia em Viana no meio do seu monte. Da Igreja da Penha em Portalegre e os seus nasceres do sol que tantas vezes me aqueceram o coração, ao maravilhoso Mosteiro dos Jerónimos, sinal de outros tempos de glória. De La Sallete em Oliveira até ao Aqueduto da Amoreira em Elvas, de Barcelos a Évora, de ponta a ponta, de lés a lés. Todo este país está cheio de beleza e de maravilhas. Todo este país está pleno de locais que me fazem pensar na sorte de viver num lugar tão belo.

O problema é que tenho de falar com os nativos, o que estraga um bocadinho o efeito.

Fica aqui a homenagem a todos os que resmungaram comigo por ser um traídor à Pátria, mas especialmente à Elvira que me conseguiu lembrar da única coisa que ainda gosto no meu país.

7 comentários:

elvira carvalho disse...

Ora aqui está um texto lindo, com uma foto que é como a cereja em cima do bolo.
Parabéns.
Um abraço e uma boa semana

Mulher do Mar disse...

:) tu e a tua Maria estão a deixar-me nostálgica... oh pah!
Não vale... mas pelo menos a sonhar ainda não pagamos imposto :)
Beijokas, bom resto de dia.

ariba disse...

Tens de visitar a serra da Lousã.
Fazes uma bela caminhada até ao Talasnal e já tens mais um belo post ;)

Cruxe disse...

Ah! Mas então tu gostas de Portugal e, tal como muitos comentários que te deixaram, não gostas é dos portugueses que estragam este nosso belo país.

É que qd eu defendo Portugal com unhas e dentes estou a defender a terra, o país e não as pessoas (principalmente as que "mandam" nele).

rute disse...

A Igreja da Penha... :) Olha, fez-me lembrar o nosso Alentejo e também a minha mana. Nunca escrevi nenhum comentário, mas costumo ler-te a ti e à Maria há já algum tempo! Não sei como vim cá parar, mas quando num dos posts me apercebi onde vocês estudaram, comentei logo com a minha irmã. E olha, conhece-vos aos dois! :) E eu própria já tinha ouvido os vossos nomes :) É engraçado como o mundo é pequeno e as coincidências são mais que muitas.
Em relação ao post, tens toda a razão. No nosso país temos sítios muito bonitos. Às vezes queremos ir para fora (o que também é compreensível), mas não conhecemos as maravilhas (mais que 7, concerteza) que temos por cá.

Um beijinho para ti e para a tua Maria :)

**Rute

Elvascidade disse...

A parte do aqueduto da amoreira é realmente fantástica :) ... bonito texto, parabéns.

AP disse...

Muito bom, adorei!
Quanto a mim foi preciso eu vir parar a Luanda para dar valor à minha terra! Não há melhor que Elvas!
Pronto, concordo que as pessoas a estragam um pouco, mas enfim nada é perfeito...