terça-feira, 11 de março de 2008

Depois de nós

Após ver parte do programa “Depois do Adeus” sobre o ensino, apercebi-me de que muito mudou nas mentalidades dos portugueses nos anos que se seguiram ao 25 de Abril. E estranhamente, senti que algo funcionava bem naquela altura.
Antes de estarem já a afiar a forquilha e a chamarem-me facho, ouçam o que tenho para dizer, porque nunca vou abordar sequer o tema do regime a não ser como razão para o meu pensamento.
Hoje, qualquer aluno da escola secundária preocupa-se com o seu cabelo, as suas namoradas, a música da moda, a bebida da moda, a festa da moda, a roupa da moda…enfim, o seu cérebro está estagnado naquilo que se torna as suas maiores ambições: ser aceite. Já nem sequer se têm de preocupar com as notas para entrar na universidade, porque, como sabemos, hoje me dia entra-se para qualquer curso com uma média de treta.
Antes do 25 de Abril, as preocupações eram bem diferentes. Apesar de existir uma procura de afirmação (provavelmente bem mais real que a de hoje), os jovens estavam mais preocupados em fugir a uma realidade bem mais cruel do que o penteado ridículo ou a roupa sem estilo: fugiam da guerra. Imaginem o que isso não faria à nossa cabeça. Temos de ser homens antes de o ser. Temos a responsabilidade de não morrer numa guerra que nada tem a ver connosco.
Ouvi entrevistas de homens com 17 anos. Sim, homens. Porque eu hoje nem consigo ouvir homens da minha idade a ter aquele género de pose, altivez e respeito. Falavam como homens, vestiam-se como homens, agiam como homens. E aos 18 anos sonhavam entrar para a universidade. Não para fugirem ao jugo paternal, mas para fugirem ao jugo de um ditador.
Por isso, e apesar de ter noção da barbaridade que vou dizer, tenho pena que as coisas tenham mudado tanto. Não queria Salazares nem ditaduras. Queria que os jovens de hoje soubessem que há 34 anos atrás eles eram homens. E hoje são idiotas.

PS: Sem nada a ver com o tema, mas continuando a abordagem a temas polémicos, só ontem vi com atenção as imagens da manifestação. Sim, é vergonhoso querer falar para uma câmara sem se ter nada de jeito para dizer. Como diria o meu avô, aquelas mais valiam ter ficado em casa a coser meias.

11 comentários:

mik@ disse...

acho que as verdadeiras preocupações começam quando saimos da universidade... acaba-se o "bem bom", as coisas que tinhamos como certas e temos de nos fazer à vida... aqui é que dói e se vê o estado real deste país....

Mulher do Mar disse...

Como concordo contigo!!
Isto virou tudo do avesso de uma maneira estupida nesse aspecto... perderam-se coisas importantes sob uma máscara de "isto é que é livre e moderno".. É verdade que havia mta coisa má, mas se as boas foram também todas pelo cano abaixo, será que estamos assim tão melhores pessoas? A questão para mim é: a liberdade serve para evoluir. Nós estagnámos! Saímos de um regime mau e repressivo, entrámos num de ... sei lá eu de quê.... :s e hoje é esta geração de mentalidades que temos.
Beijinhos, desejo k dias melhores venham!

Cruxe disse...

O problema é que eu acho que no antigo regime havia muita coisa que "funcionava" melhor do que agora o problema é que era assim à custa da liberdade. Toda a gente se respeitava por medo.
Ganhou-se a liberdade, perdeu-se o medo e agora ninguém se respeita... nem as pessoas se respeitam a elas próprias.
Hoje há muita gente com 20/25 que ainda não são homens. Antigamente eram-no aos 17 (como tu dizes) ou mesmo mais cedo. Tinham que começar a ganhar para eles e para a família. Hoje sentam-se no sofá a ver televisão ou em frente ao computador e depois exigem dinheiro aos pais para sairem e comprar bens supérfluos só porque estão na moda.
Enfim... não se arranja um meio-termo.

Diabba disse...

Vão rareando os alunos empenhados. Na verdade esforçarem-se para quê? Quem estuda passa de ano, quem não estuda também! Isto é tão ridículo que até dá dó.

17,3 valores, em Coimbra, está bom?? Ahhh pois, mas eu sou do tempo em que se estudava a sério ;)
beijo d'enxofre

SBFR disse...

concordo contigo... muito se perdeu... certas coisas ainda bem... mas outras... enfim... que falta fazem! a começar pela vontade ou necessidade real de estudar! ter que estudar para não chumbar! mas a sério mesmo...

Hydrargirum disse...

Sem mais nada a acrescentar, assino por baixo....

!!!!!!!!

Azula disse...

Assino o teu post, e o comment do Cruxes.

Formiguinha disse...

Como escreve bem este Mestre!

É pena realmente! Mas nada tem que ver com Salazarismos, mas sim com o que cada um decide fazer com a sua liberdade!!! O que torna a questão ainda mais grave (digo eu, não sei...).

Bêjos

O Livreiro disse...

Voltou a ditadura, mas só que agora anda escondida.

Um abraço.

Ps. Quero um novo layout urgente, se faz favor.

Mestre.

Nani disse...

clap clap clap
(aplauso)

ps- ando desde ontem a tentar comentar mas isto não há meneira de dar ... a ver se é desta!

Lisa's mau feitio disse...

Mestre!!!

APLAUDO DE PÉ!!

E eu que tenho um "cagonete" para criar... Dou comigo tantas vezes a pensar no seu amanhã.
E não será tudo por culpa dele.
Nem minha, é claro.

..............................

Em relação à Manifestação: vês como alguns se explicam mal e outros berram alto demais!!!
Não sabem berrar baixinho...

ahaha

Mestre, fiquem bem.

Vamos ver. "Diz" que vai mudar não sei o quê... Vamos ver, vamos ver...

Beijinhos grandes

Lisa