quarta-feira, 16 de junho de 2010

Depois da tempestade...

O último post deixou a fasquia de interesse bastante alta, por isso resolvi que este post irá ser perfeitamente desnecessário e desinteressante. Só porque sim.
No dia em que decidi tornar-me professor não sabia ainda bem todas as decisões adicionais que essa ideia inicial me iria obrigar a tomar. Decidi ser justo, atribuir notas por desempenho e não por conveniência ou gosto pessoal. Decidi ensinar da melhor forma possível todos os alunos, indiferentemente de raça, cor, credo, sexo e condição financeira. Decidi tratar os alunos com o nível de responsabilidade que eles merecem e nunca tratar um aluno de forma paternalista. Decidi...
No entanto, nem todos pensamos o mesmo. Outros invertem esta linha de pensamento. Outros pensam que todos são uns coitadinhos porque vêm de situações complicadas. Outros recusam-se a ensinar de forma exigente, porque acreditam que os alunos não vão conseguir.
Cada um na sua, mas custa-me pensar assim. Segundo os meus alunos sou exigente, chato, metódico e neurótico. Mas, também segundo os meus alunos, eu preocupo-me, explico a mesma matéria vinte vezes se necessário, dedico-me a todos da mesma maneira e quero que todos eles tenham um futuro melhor.
Falta um dia para acabarem as aulas numa escola de bairro social em pleno subúrbio de Lisboa. Falta um dia para deixar de entrar em salas de aula com turmas cheias de miúdos complicados de gerir e de ensinar. Falta-me um dia para deixar de andar carregado de testes cheios de respostas incorrectas e de trabalhos meio acabados com a pressa de os entregar. E, pela primeira vez na vida vou sentir saudades disto.
Sempre pendi a favor dos underdogs, dos desprivilegiados, daqueles que nunca terão as mesmas oportunidades que outros. Talvez por isso sinta uma tão grande proximidade com estes alunos. Talvez seja da mudança que se operou na minha vida este ano. Talvez esteja a ficar velho e maricas com estas coisas. De qualquer maneira, é verdade. Vou sentir saudades deles.
Falta um dia...

10 comentários:

Mo disse...

Apetece-me pegar no teu texto e colá-lo no meu blog.
Queixamo-nos, desesperamos durante um ano inteiro, mas depois acabamos sempre por sentir a falta deles e fica sempre aquela saudadezinha de quem passou dias a fio numa sala com aquelas "pestes".
Mas acho que isso só pode significar que estamos na profissão certa. E, que, às vezes, mais que uma profissão, é uma missão :)

Vasco Trindade disse...

Essas saudades devem uma variante nova do Síndrome de Estocolmo...

rx 520 disse...

É normal passamos muitas horas com eles, a trabalhar para eles e durante estes meses todos ocupam grande parte do nosso dia, no final sentimos aquele gosto amargo da despedida e quando os revemos (às vezes anos mais tarde) e eles veêm perguntar: Ainda se lembra de mim ficamos com aquele sorriso parvo :)

Diabba disse...

hihihihi amaricaste?? uiii

enxofre

Zé de Melro disse...

Não percam o meu artigo 2.ª feira 28 de Junho:

Portugal X Espanha, o pior pesadelo de Macorra!

Estará em risco a EuroCidade?

Como devem os Elvenses com mulher de Badajoz lidar com a situação?

Como aproveitar para desfazer-se da mulher de Badajoz!

Deverão as crianças filhas de mulher Pacense receber tratamento psiquiátrico por causa deste jogo?

Onde ver, Badajoz ou Elvas?

A resposta a estas e outras perguntas no meu blog!!!

Obrigado Rosamaria por te fazeres minha seguidora, espero não defraudar-te!!!

Zé de Melro disse...

Não perca no meu blog!

O Zé de Melro fez um ensaio comparativo de Serviços Públicos de Elvas.

Bombeiros X Linha Verde da Câmara!

Qual é o mais eficiente?

Será que um bombeiro de Portalegre pode alegar embriaguês pelo incumprimento de um contrato?

Será que um bombeiro de Portalegre pode vender rifas em Elvas?

As respostas a tudo isto e muito mais no meu blog!

Zé de Melro disse...

NÃO AMARICOU, AMADUROU!

O meu blog, com apenas 15 dias já é o mais visitado de Elvas!

Leiam o melhor artigo de sempre da blogosfera elvense agora e amanhã 1 de Julho:

"Património: Elvas X Badajoz, os tontos somos nos!"

Zé de Melro disse...

Não percam hoje e amanhã o meu muito profundo artigo que aborda a problemática da venda ambulante em Elvas.

Ambulantes: Presidente descontente!

Zé de Melro disse...

Não Percam o meu último artigo publicado hoje sábdo em que desarmo o Tasca e o mato coma sua arma - a fotografia!

Zé de Melro disse...

Continuo sem leitores, isto é uma desgraça!!!!!!
Hoje, um extraordinário artigo sobre a Avenida das Sochinhas!

Não percam!!!!