terça-feira, 16 de junho de 2009

O fim...

Hoje apeteceu-me fazer como os miúdos e sair da minha última aula a gritar "Férias...Férias". Apesar de ainda me faltar mês e meio para estar efectivamente de férias e apesar de não ter sido um dos meus piores anos em termos de trabalho (e considerando tratar-se do primeiro em que fui efectivamente colocado), descobri que para além das aulas existe um mundo bem maior e mais complexo dentro dos muros de uma escola.
Certo é que me deu um prazer enorme acabar com uma das minhas piores turmas. Putos betos, todos iguais, com a mania que são gente. Se juntássemos todos os neurónios daquela turma equivalia a um décimo do cérebro de um José Castelo Branco.
É triste ver ao que o ensino chegou. Os alunos pensam que têm direito à positiva apenas por estarem dentro da sala. Tenho certos alunos que nem isso conseguem fazer de forma correcta. Mexem-se que nem macacos uma aula toda e, claro, ainda ficam ofendidos quando lhes dizemos para se sentarem como pessoas.
A maioria dos alunos nem sequer sabem ler ou escrever na sua própria língua. Como raio é que eu hei-de conseguir ensinar-lhes uma língua estrangeira?
De quem é a culpa? Não interessa. O que é que se pode fazer? Sinceramente, acho que nada. Portugal caminha para a estupidificação em massa. Seremos um país de chico-espertos analfabetos. Porque a partir do momento em que falha a educação...


7 comentários:

Rita disse...

Pois.. já algum tempo que acompanho este teu espaço, mas só hoje vou mandar aqui um bitaite:
'Mái Nada!'

Apesar de não o fazer agora, quando andei a leccionar não só tinha esses mesmos pensamentos várias vezes por dia, como também achei que pudessemos, um dia, inverter essa situação.. depois dediquei-me a causas menos utópicas.

Vale mesmo a intenção..

Beijinho! E (pelo menos a contar de aqui a 1 mês e meio) boas férias!!

Formiguinha disse...

Olá,

Sabes que apesar de partilhar plenamente a tua perspectiva ontem fiquei esmagada com uma reportagem da SIC onde os putos se preparavam para os exames em grupos e estudavam individualmente e de pois tiravam dúvidas entre todos....

No meu tempo não havia nada disto! E estas competências não podem ser ignoradas.

Posto isto meu amigo, parece que há esperança!

Bêjos

Poetic GIRL disse...

Olá

Quero acreditar que há excepções... claro que a maior parte deles, tem a mania que sabe tudo e não sabe nada... Embora na generalidade eles realmente agora não têm noção, nem se interessam pois podem fazer o que lhes dá na cabeça. E enquanto dentro de casa lhes for permitido isso, penso que não é um professor por mais dedicado que seja que vai conseguir combater isso. Tudo é uma questão de principios, e quando esses principios não existem.... beijinhos

P.S. Aproveita mas é as férias...

elvira carvalho disse...

Ou seja antigamente éramos um país de analfabetos, porque não haviam condições, de estudarmos. Hoje há condições e somos analfabetos porque o ensino é uma...
Não que seja culpa dos professores, ( e não o digo pelo facto de o amigo ser professor) mas porque o sistema está de um jeito que pouco podem fazer. E também porque educação não é só escola, mas é, e em grande parte também casa. E actualmente todos sabemos como é o ambiente em muitas casas neste país, onde os pais mal vêem os filhos, mais preocupados com o emprego que pode desaparecer de um dia para o outro, com as prestações da casa, que pode deixar de ser sua a qualquer momento etc.
Um abraço

rx disse...

Eu comecei a semana a dizer às minhas turmas: Bem-vindos à última semana de aulas isto dito com um sorriso que não cabia dentro da minha sala, eles responderam: Parece que está mais contente que nós! e eu nem confirmei nem desmenti...

T disse...

a minha irmã também dá aulas... e eu admiro como ela consegue chegar ao fim do ano lectivo sem apertar o pescoço a nenhum... eu não conseguiria chegar ao fim do dia...

Azul disse...

Pera ai...então, mas o José Castelo Branco tem cerebro?!?.....