segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Greve...

Hoje foi dia de protesto na forma de greve. Os professores mostraram-se indignados com as condições em que trabalham, contra o ECD, contra um processo de avaliação cheio de características pouco democráticas.
Sendo professor, orgulho-me de que a classe se mostre disponível para aderir a este protesto. Que se mostre a este governo e a esta ministra que nem tudo o que eles fazem ou pensam será feito de qualquer maneira e o povo que se sujeite. Por qualquer razão vivemos em democracia.
O que me levou a escrever este texto não foi de todo a questão do protesto. Foi as razões que nos levam a ignorar este mesmo processo. Não falo só dos pais que ficam incomodados porque os filhinhos não têm sítio para onde ir, ignorando que o que nos realmente queremos é que a escola os eduque e não os torne seres amorfos e pré-programados como o Ministério deseja. Não falo de revistas e jornais que ignoram a greve ou a desdramatizam porque estão comprados pelo sistema. Nem sequer falo dos que vão comentar posts como o meu afirmando que a vida de professor é fácil e que não sabem o porquê de tanto protesto (a estes desejo 90 minutos com uma das minhas turmas, mais nada). Falo sim dos colegas que não aderem à greve.
90%, mais coisa, menos coisa. Tem sido sempre este à percentagem de adesão às greves, às manifestações, etc. O que me leva a pensar que 10% ainda não percebeu que um dia não poderão entrar numa escola. Que deixarão de ser professores. Que passarão a ser súbditos de decisões ministeriais ou de decisões dos próprios alunos que cada vez ganham mais direitos e menos deveres. Porque indiferentemente da pressão que possam ter por serem presidentes de executivos, sócios do partido, deputados ou seja o que for, acima de tudo são professores. E é agora que têm de mostrar o seu lado. Se continuarem a aceder de bom grado a tudo o que se passa nos dias de hoje, acho que todos deixarão de ter dúvidas sobre essa decisão.

2 comentários:

Anonymous disse...

em relação ás suas opiniões acerca do sistema de avaliação apenas acho que não é assim tão negro como alguns professores e dirigentes de sindicato pintam....mas opiniões são opiniões e cada um sabe de si.
mas aquilo que me faz comentar este post é sobre esse pormenor dos que não fazem greve....não precisam de ser necessariamente presidentes de executivos nem deputados...mas sim pessoas que aquele dinheiro ao fim do mês faz falta, professores que são contratados e têm medo de ver o seu curriculum "manchado" ou pura e simplesmente porque concordam em ser avaliados.
outra coisa que acho engraçado é que vocês só se manifestam contra a avaliaão, quando há tantas mais coisas muito mal e das quais não se falam...
sinceramente não acham que o vosso representante sindical deveria ser uma voz mais de resolução dos problemas e menos de protagonismo televisivo????
apresentem soluções viáveis e deixem-se de chorinhos.

Liliana

elvira disse...

Passei. Deixo um abraço votos de bom Domingo.
A margem, a saúde debilitada de meus pais, ele internado no hospital onde foi amputado a uma perna, ela em casa, mas totalmente dependente, teem-me impedido de visitar os amigos virtuais e reais.