quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Concursos, Colocações, Ofertas de Escola e Bolsa de Recrutamento

Este post serve para que os não professores tenham uma pequena (e será sempre pequena) ideia do sofrimento e exaustão mental a que este Ministério expõe os professores desde o final do ano lectivo passado.
Já passámos por duas fases diferentes de concurso. Na primeira fase entraram aqueles professores que fazem parte dos quadros e pouco mais. Na segunda entraram os restos dos quadros e alguns (poucos) contratados.
Claro que tudo isto aconteceu sem datas e sem qualquer conhecimento de número de vagas. Desde o ínicio de Agosto que andamos nisto. E agora, para facilitar mais o suicídio, chegou uma nova forma de concurso: a Bolsa de Recrutamento. Aliás, mentira. Segundo o Valter Lemos, esse iluminado da Educação, no dia 31 de Agosto eram colocados 5500 professores em Bolsa de Recrutamento. Pois...tal não aconteceu. Ah, e que a Bolsa começava a receber horários de escolas no dia 1 de Setembro. Pois...tal não aconteceu.
Soube através de um fórum de professores que, afinal, a Bolsa começava a dia 7. Pois...aconteceu...a partir das 16h. O que invalidou o primeiro dia. Ah, e que os primeiros resultados saíam hoje (dia 9). Pois...tal não aconteceu. Para além disso, deixou de haver listas para que possamos acompanhar a nossa evolução (ou saber se existem colocações com factor C). Conveniente. Ou seja, enquanto a Bolsa durar, pelo que eu sei, todos os candidatos na Bolsa atrás de mim podem ficar colocados e eu ficar em casa a dar em maluco. Assim decidiu o Ministério, que achou ser melhor escurecer o processo em vez de o deixar às claras.
Para além disso, temos as Ofertas de Escola. Encarem isto como uma candidatura a um emprego. Mandam uma proposta com o vosso currículo (neste caso com médias e graduações) e nunca chegam a saber quem entrou, se estava atrás de vós nos concursos. Nada. Novamente, um processo escurecido pelo Ministério, pois no ano passado, em todas as ofertas de escola mandavam um mail a dizer que não tínhamos sido seleccionados e quem tinha sido. Para além disso, são as Escolas que escolhem os critérios a serem pedidos na escolha de professores. Por exemplo, já vi uma escola que tinha um critério giro: ser Bombeiro Voluntário na localidade em questão. Ora, ser Bombeiro, como todos sabem, é essencial para ser professor. Ou isso, ou alguém queira colocar um primo numa escola. Uma de duas.
Agora que já vos fiz um resumo (e garanto que isto é a versão resumida dos concursos) imaginem o que me irrita ver os paizinhos a concordarem com a Ministra, afirmando que a culpa do estado do ensino é dos professores, que são bem pagos demais e não fazem nada. Imaginem o que me irrita o silêncio dos sindicatos nesta altura, em que só os contratados lutam, e esses não têm poder para os eleger, nem para lhes dar tacho. Imaginem o que me irrita o silêncio dos meios de comunicação social, que se preocupam com a cor das cuecas do Ronaldo, mas não se preocupam com uma situação que afecta 50000 portugueses.
Agora, imaginem o que é viverem agarrados a um telefone há mais de 9 dias à espera de um contacto de uma escola. Imaginem o que é esperar um mail com uma colocação. Imaginem o que é não saber onde vão parar, se vão parar, quando vão parar. Imaginem o que é terem de deixar a vossa família num sítio e terem de atravessar meio país para ganhar dinheiro, aturando pais e crianças que já desistiram da escola.
Imaginem o que é viverem assim. E talvez percebam que quando saímos à rua é por algum motivo. Porque estamos fartos de viver assim.
Agora vou ver o meu mail e olhar para o telemóvel até me deixar dormir.

20 comentários:

Pecola disse...

Revi.me em tudo...

Por que seremos os únicos funcionários públicos com este tipo de toto.emprego?

Paula disse...

Um sentido "BOA SORTE!"... Sei que se disser para ter paciência ou o que for é o mesmo que estar a dizer blablabla, por isso, apenas e só Boa sorte!

Já agora, ontem, PELA PRIMEIRA VEZ, o Público publicou o "resto" do estudo da OCDE. Os profs tugas ganham mais EM FIM DE CARREIRA, mas são os que trabalham mais! Parece-me lógico que quem trabalha mais, ganha mais, mas isso sou eu que sou prof, logo, tenho défice cognitivo! Sou o que se poderia considerar uma 319 da sociedade!

profpardal disse...

Join the club!

Exactamente o que estou a passar... hoje descobri que há escolas que recusam divulgar quem ficou colocado.

Anonymous disse...

Faço minhas as suas palavras: foi este isto de revolta e tristeza com que me debati o dia todo... Pergunto-me porque motivo, ninguém quer saber de nós... Sara

Anonymous disse...

no comentário anterior onde está "isto" leia-se *misto. É o que dá estar o dia inteiro a olhar para o computador

Miguel Castro disse...

E essa do Bombeiro era de que grupo? E a localidade? Fiquei curioso.

Rita disse...

Tens toda a razão, não consigo fazer ideia do que é viver assim, nessa incerteza, nessa corda bamba. Não deve ser nada fácil amigo...
Jokas

Jornalista disse...

Boa tarde,
Sou jornalista e acompanho a EDUCAÇÃO há vários anos. Gostava de saber se estava disponível para falarmos.

O meu e-mail é cfmendonca@tvi.pt

Obrigado

Joana Santos - Mystian (site sala dos professores) disse...

E não termos acesso a esta tal, já famosa Bolsa de Recrutamento? Quem entra? Quem já entrou? Que perspectivas futuras podemos nós ter? A transparência dos resultados ficam fechados no segredo dos Deuses não é?

Formiguinha disse...

Grande mestre,

Que desânimo é este???

Não podes deixar que isto te abale tanto e de forma tão profunda. Manda a Milu dar uma volta pega no photoshop e altera a imagem do Valter Lemos (espera, não isto não é preciso, ele já é suficientemente ridículo); faz qualquer coisa que te permita exorcizar esta má onda que, mais cedo ou mais tarde, vai passar!

Bêjos

No bai disse...

Que desespero!!!!!!!!!!!!!

Vera disse...

Por favor, divulguem isto aos órgãos de comunicação social! O país precisa de saber o que estamos a passar!!! Ninguém tem o direito de abusar assim das pessoas... Enviem este endereço por mail às redacções, e assinem por baixo!

KeepTheMagic Secret disse...

"Jornalista disse...

Boa tarde,
Sou jornalista e acompanho a EDUCAÇÃO há vários anos. Gostava de saber se estava disponível para falarmos.

O meu e-mail é cfmendonca@tvi.pt

Obrigado
"

...sr. jornalista da TVI, faça o melhor que puder para divulgar esta história.
POR FAVOR!

Anonymous disse...

Olá Colega!

Apesar de tudo, parabéns pelo artigo. Resumindo:
Esta situação é inadmissível. Este governo é uma miséria. Esta Ministra é incompetente. Este concurso é o mais injusto de todos e ninguém denuncia isso.
Abaixo Maria de Lurdes Rodrigues!
Abaixo PS! Comigo não contem!

Anonymous disse...

As pessoas podem ouvir todos os testemunhos, mas nunca conseguirão compreender o que passamos com esta incerteza.

Eu que até me considero uma "gaja" optimista, estou sempre a dizer "não fiquei, mas é menos um para chegar à minha vez", hoje só me apetece chorar "baba e ranho".

Ando nisto 4 anos (nem quero imaginar o que sente quem anda mais) e só tenho garantidas 7 horas nas AEC's a uma distância tão grande de casa que não vou ganhar o suficiente para as despesas.

Mas uma pessoa sujeita-se para que venham dias melhores. O lixado é quando perdemos a esperança...

Anonymous disse...

Colega das AECs! Não estás sozinha!!!Eu tenho 9 horas de aecs e metade do que ganho é para pagar a segurança social..o resto fica para a gasolina!....é difícil arranjar motivação para continuar....

Patricia disse...

Ora há já muito tempo que não via uma escrita tão sincera e verdadeira!!!
Sou professora e realmente a realidade destas palavras é gritante!!!
Mas convençam-se que para qqr pessoa a cor das cuecas do outro é muito mais importante que problemas mais sérios...é q os verdadeiros problemas exigem soluções! e para se chegar a soluções é necessário reflectir, pensar bem...e isso dá mt trabalho!!! dp não há tp para viajar nem gastar o € dos contribuintes!!!
Eu, desgraçada de uma professora que não arranja colocação, nem contratação de escola, nem bolsa de recrutamento, nem cunha, nem o raio... vou implorando a todos os santos que conheço para ficar nas aec's e enfrentar professoras licenciadas como eu, a olhar pra mim de cima da burra a julgar-me uma mendiga e com toda a oponência que lhes é permitida, pensando que são 20 000 vezes melhores q eu... sim, pq ainda existem colegas assim, infelizmente!!!
Mas tb há as que nos tratam como merecemos e estão solidárias com a nossa situação - um bem haja pra elas!!!
Quem conhecer jornalistas q divulgue... se eu conhecesse divulgava!!!

Anonymous disse...

Olá,

Sei bem o que lhe vai na alma... Também sou contratado e passo o dia todo a olhar para o computador, na espera de chegar um mail da DGRHE... mas até agora nada...

Sou contratado e fui obrigado a ser avaliado no ano anterior... Pergunto para que serviu?

Foi trabalho desnecessário a preencher grelhas e mais grelhas... enfim mais uma deste ministério... a minha avaliação foi de Muito Bom. Mais uma vez, para que serviu? Para nada mais uma vez, porque continuo desempregado...

O grave deste concurso foi de saber que alguns colegas que estavam atrás de mim e só concorreram a horários reduzidos, e quando chegaram às escolas, estas completaram os horários. Claro que a culpa não é dos colegas, mas sim do Ministério que permitiu esta situação...

Enfim, estou cansado de olhar para o computador...mas lá vai ter de ser...

Cumprimentos solidários a todos...

elvira carvalho disse...

Li e reli o texto. Sem palavras para comentar, informo que o levei para o Sexta. Espero que não se importe. Se assim for diga, que eu tiro-o na hora.
Um abraço

Anonymous disse...

禮服酒店 酒店上班
打工兼差 台北酒店 酒店
酒店兼差 酒店打工 酒店經紀 酒店工作 酒店PT 酒店兼職
酒店喝酒 酒店消費