sábado, 16 de abril de 2011

Deixei de acreditar em fadas.

Hoje foi inaugurado o trajecto que faltava à CRIL. Um projecto com 33 anos concluído numa altura em que o FMI diz que o país se fartou de gastar dinheiro em obras desnecessárias. Não que isso seja o tema deste post.
Ao ler notícias sobre esta inauguração nos jornais online, dei-me ao trabalho de ler os comentários. E, em vez de criticarem os sucessivos governos que adiaram a obra, o dinheiro mal gasto, o trajecto com defeitos e falhas óbvias para os moradores...nada disso! Uma autêntica guerra entre Norte e Sul devido ao pagamento de portagens. Do Norte queixam-se que pagam SCUT's e portagens, no Sul queixam-se das pontes e dos acessos a Lisboa. E assim começa uma troca de acusações de parte a parte, algumas com sentido, outras nem por isso.
Como esperam que este país chegue a algum lado? Somos um país pequeno em dimensão que continua cheio de mini-fronteiras dentro de si. Onde as pessoas só querem viver rodeados dos seus. Onde o clubismo e o bairrismo são mais fortes que o orgulho nacional.
Já afirmei isto tantas vezes: os grandes culpados do estado deste país não são os seus governantes, mas sim o povo. Um povo que acumula defeitos e ignora qualidades. Um povo que luta por um campeonato de futebol como se não houvesse amanhã, mas não sabe lutar pelos seus direitos. Um povo que grita pelas ruas apenas quando as injustiças lhes tocam directamente. Um povo que sabe criticar, mas não sabe solucionar.
Enfim, um povo que merece o que lhe está a acontecer.

Sem comentários: