domingo, 3 de julho de 2011

Orgulho

"Ser professor é mais do que ensinar. É ser-se uma influência positiva nas vidas de todos os que nos passam pelas mãos." Ouvi esta frase ao longo do curso várias vezes. E sempre pensei que seria algo fácil, considerando quem pensava que era.
Com os anos descobri que não é assim tão fácil. Fazer com que eles percebam que tudo o que fazemos é para que eles se tornem pessoas melhores. Que se tornem seres pensantes e responsáveis. Acabo sempre por ser encarado como o professor chato e exigente, que pede demais deles.
Hoje ganhei novamente a fé de que isso é possível. Tudo devido à minha Maria. A MELHOR PROFESSORA DE SEMPRE! Digam-me o que disserem. O que vi hoje, duas semanas depois do fim das aulas, foi algo que julguei perdido para sempre na educação. Ela conseguiu reunir pais, professores e alunos num encontro informal, em que todos manifestaram a falta que ela lhes vai fazer. Não pelo politicamente correcto. Não pelo ficar bem. Porque o sentiam mesmo. Lágrimas e tudo lá pelo meio. Pais que ainda são pais a sério a agradecerem o trabalho que ela teve um ano inteiro. Alunos que olham para ela com um orgulho, como que a dizer: "Esta foi a minha DT!".
E eu, um simples professor, que olhava com uma inveja tremenda para ela. E eu, um simples marido, que se orgulha cada vez mais de a ter como mulher.

1 comentário:

RX520 disse...

Pelo sonho é que vamos,
comovidos e mudos.

Chegamos? Não chegamos?
Haja ou não haja frutos,
pelo sonho é que vamos.

Basta a fé no que temos.
Basta a esperança naquilo
que talvez não teremos.
Basta que a alma demos,
com a mesma alegria,
ao que desconhecemos
e ao que é do dia a dia.

Chegamos? Não chegamos?
- Partimos. Vamos. Somos.