sábado, 22 de maio de 2010

Pensamentos do dia

Serei eu o único a achar que o Sócrates perdeu de vez a cabeça? Serei eu o único a enojar-me sempre que ouço aquela vozinha nas reportagens sobre mais uma medida impopular que ele está a obrigar os portugueses a obedecer? Serei eu o único a achar que este senhor precisa de uma boa dose de realidade, ou que lhe mostrem que ser primeiro-ministro não é o mesmo que ser rei?
Serei tembém o único a achar que a nossa oposição é mais do mesmo? Ou que o Pedro Passos Coelho é um pequeno clone do Sócrates? Que se queixavam da Manela, mas que este é igual ou pior?
Serei eu o único a pensar que a abstenção na moção de censura por parte do PSD e do CDS mostram ao país o que eles realmente pensam? Serei eu o único a achar que estas novas taxas são injustas para todos, menos para aqueles que nos meteram nesta situação? Serei eu o único a achar que estamos a pagar uma tarifa estúpida numa altura de doidos?
Último pensamento: serei eu o único a pensar que é desta que o país vai à vida?
Pensem nisso...

domingo, 16 de maio de 2010

IRS, subsídios e gajas nuas

Ora, no meio do caos de trabalho que se gerou na minha vida, entre provas de aferição, corrigir as provas de aferição, horas extras, formação nocturna, testes e reuniões, chegam-me algumas notícias que me deixam assim a dar para o perplexo.
A primeira dessas notícias é, sem dúvida, aquela em que me vão ao bolso por causa dos erros de sucessivos governos. Aumentar os impostos, retirar parcelas aos subsídios ou, em segunda análise, fasear o pagamento dos mesmos, são medidas de um governo que não vê o mais óbvio: este dinheiro seria gasto no levantamento da economia portuguesa. O subsídio de férias e de Natal servem para ser gastos. É o dinheiro extra que o pessoal usa para pôr o carro na oficina ou para comprar aquele artigo que normalmente não teria dinheiro para comprar. Claro que também serve para férias e presentes. Não sou parvo ao ponto de acreditar que todos o usem de forma correcta. Contudo, não sou como aquele senhor que diz que os portugueses se tornaram uns consumistas de primeira e que vivem acima das possibilidades, sendo que estes cortes vão servir para se moderarem nas compras. Indiferentemente, este dinheiro é fruto do nosso trabalho. Se eu quiser gastar todo o subsídio em putas e vinho verde, a decisão é minha.
Curiosamente, fala-se em retirar dinheiro aos contribuintes mas não se fala em acabar com obras públicas condenadas ao fracasso. O novo aeroporto e o TGV continuam nos planos do Governo. Mais um exemplo de belíssima administração pública.
Outra das notícias que me arrepiou a espinha foi o caso da professora das AEC que se despiu para a Playboy e foi suspensa do cargo. Epá, que afinal somos todos muito liberais! "O facto de ela professora não tem nada a ver com o caso." "Ela é mulher primeiro e professora depois." "Cada um é livre de fazer o que quer.". Ora, alguém não entra numa escola há muito tempo.
Convenhamos que o facto dos alunos da escola andarem com fotas da professora mamalhuda nua no telemóvel é perfeitamente normal.

-Vais ter aulas com quem?

-Com esta aqui...isto é que é uma professora...nem ligo ao que ela diz, penso só nestas fotos e divirto-me depois na casa de banho...

A sério, que raio de merda de ideia foi esta? Um professor tem de ser um modelo exemplar para os alunos. Por muito retrógrada que seja esta ideia, é algo a ser seguido. Se numa escola cada professor fizer o que quer, os miúdos vão pensar que podem fazer o que querem. E todos nós sabemos qual a situação nas escolas de hoje. Eles já fazem o que querem de qualquer maneira.
Aposto que se a professora em causa desse aulas num secundário não tinha pousado nua. Como dá aulas a meninos da primária, só vai ter de aturar todos os pais dos meninos a babarem-se para o seu decote enquanto não ouvem as recomendações que ela dá.
Chamem-me o que quiserem. Mas antes de ser mulher ela é professora. E uma professora tem de pensar em cada acção pública que irá tomar.
Acabo este post com uma mensagem para todos aqueles que me virão aqui insultar. Há uns anos um professor disse uma piada sobre o Sócrates em privado e foi suspenso. Esta despiu-se para o mundo e foi suspensa. Qual das suspensões será a pior?


P.S. - E se têm ainda alguma dúvida das consequências da acção desta professora, passem por aqui. Leiam os comentários deixados e pensem um bocadinho.