sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Cheira-me que isto este ano vai dar buraco

Na senda das maravilhosas reuniões com os papás das coisinhas fofas e adoráveis a que vou leccionar o Inglês este ano, hoje saiu-me na rifa, não uma, não duas, mas sim três reuniões seguidas com os mesmos.
Ganhei o hábito de ir apontando as frases brilhantes que são proferidas ao longo das mesmas, visto ter um blog e tal, mas principalmente para me poder rir mais tarde. Destaco as seguintes:
“…falta de profissionalismo dos professores…”, “…os manuais do 1.º ano não são os mais indicados…”, “…isso é legal?”, “…é que eu sou advogada e tenho o direito de saber…”, “…o meu filho não vem às actividades, mas gostava de saber…”, “…o meu marido trata-me como um objecto sexual, e anda sempre a perseguir-me com uma bisnaga de vaselina pela casa…”.
Pronto, está bem, esta última está um pouco extrapolada. Ela não disse vaselina, mas sim Nívea.
Eu pergunto-me o seguinte: Para que raio é que estas reuniões são marcadas? Se todos sabemos à partida que serão inúteis, porque raio é que perdemos o nosso tempo, dinheiro e paciência nestas trampas?
A minha favorita é sem dúvida a dos papás que não têm alunos inscritos nas actividades mas vão na mesma às reuniões e fazem perguntas. E uma vida, não se arranja para aí?
Claro que o nobre objectivo de nos apresentarem aos pais vai por água abaixo quando começam a falar na cantina, no transporte, no apoio e outras coisas que não têm absolutamente nada a ver com as AEC’s. E é aí que nós começamos a pensar na aquisição de armas de fogo…por nenhum motivo em particular.
Uma das mamãs saiu-se com: “…porque se não for aqui que falamos, nunca mais temos oportunidade de o fazer…”. E que tal falarem com a professora titular, dirigirem-se ao agrupamento, marcarem uma entrevista com o Vereador da Educação? Não sei…acho que deve dar uma trabalheira do catano preocuparem-se com a educação dos filhos.
Termino este desabafo com a seguinte mensagem: Sempre que eu gritar com os vossos filhos por serem mal-educados, lembrem-se que vocês gritaram comigo quando eu estava calado.

10 comentários:

  1. Caramba Eskisito, que desespero. E o ano está a começar. Não dá para fingir que está surdo, devido talvez a um ataque de alergia?
    Espero que o fim de semana sirva para recuperar forças... mentais claro.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  2. Oh pah.. esse tipo de pais fazem-me passar completamente da cabeça.. Têm uns filhos que são um terror, e depois eles são iguais aos filhos.. Que raiva.... Só me apetece bater aos pais por serem tão cabeçudos!


    Beijos

    ResponderEliminar
  3. E se eles são mal educados!! Mas bem vistas as coisas, não saem a ninguém de fora, não te parece?!

    :)

    ResponderEliminar
  4. Perguntas e bem «Para que raio é que estas reuniões são marcadas? Se todos sabemos à partida que serão inúteis, porque raio é que perdemos o nosso tempo, dinheiro e paciência nestas trampas?» porque como um pouco em todas as profissões que há por aí há muita coisa que não passa de uma fachada enorme para se poder dizer "ah e tal, mas a reunião foi feita como estava na lei". Só para cumprir. O verdadeiro objectivo estão-se todos a cagar para isso.

    Eu vejo no sítio onde trabalho (que não tem nada a haver com aulas) e agora com o estagiário que me entrou gabinete adentro com esta observação: "mas nós podemos sempre escrever relatórios para nos protegermos". Ok, quando um estagiário já está a pensar no que é melhor "para ele" e não para o objecto de trabalho dele... está tudo estragado, não te parece?

    Tenho milhentas histórias deste género para contar que não posso porque o mundo é pequenino e sim, tenho alguns receios de entrar pela minha vida profissional no blog.

    E sem dúvida que consigo calcular que estar ali a aturar pais que estão preocupados com legalidades, em culpar os professores do avançao grau de degradação da educação dos seus filhos e outras coisas que tais deve ser do pior.

    O teu desespero quando no fim daquele tempo todo percebeste que não foi uma reunião para comunicação escola-casa mas sim:
    -->para ti cumprir o que com a experiência já sabes que é perda de tempo
    -->para os pais provavelmente ir encontrar as outras mães e combinar um chá, ver as roupas dos outros para poder falar, criticar, criticar, criticar

    A tua pergunta deve ser semelhante à minha - mas eu não tenho experiência em escolas a não ser como aluna - que é: Então e há por aí algum papá ou alguma mamã que esteja preocupada com a educação que o filhinho está a ter? O filhinho está a ir bem? O que é preciso para ser melhor?

    Acho que passam muitas pela cabeça de um encarregado de educação mas não me parece que preocupação coma educação e aprendizagem seja uma delas.

    (Poças, alonguei-me como tudo! Desculpa.)

    ResponderEliminar
  5. Ás vezes penso seriamente que quem devia ir para a escola são os pais! Têm atitudes mais infantis e imaturas do que os filhos!

    No outro dia quase me atirei ao chão a beijar os pés de uma mãe porque o filho dela é simplesmente...um adolescente...normal, tipo, daqueles que já quase não existem!!! Ela sorriu-me embevecida e disse-me: "sabe, são 14 anos de muito investimento, qualidade na relação com os meus filhos! Temos uma vida modesta mas somos uma família muito unida!"

    Lindo não é? E é tão simples e facilita tanto a vida a toda a gente! Se ao menos os pais fossem Pais e não apenas progenitores...

    Já me estiquei um bocado mas este assunto mexe comigo!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Para quem não sabe,existe um produto melhor que a vaselina...KY!

    ResponderEliminar
  7. Elvira:
    Mas eu estou bem...começo é a antever o final do ano...quando já não tiver uma lufada de sanidade em mim.
    Beijos e não te preocupes.

    Professorinha:
    Sim, bater nos pais. Mesmo. Mas apetece-me mais bater ao pessoal do Ministério por me obrigar a andar nestas trampas de actividades.
    Beijos

    Thunderlady:
    Sim, os pais não se preocupam, e pior ainda, os professores cada vez se preocupam menos. E eu compreendo-os a todos.
    Alonga-te à vontade amiga. Isto é como se fosse teu.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Mo:
    Desculpa, saltei a tua vez. Péssima recepção não foi. Mas sejas bem-vinda aqui ao cantinho. Já lá passei no teu canto e vi que passas pelo mesmo que eu. Não é fácil, e parece que o mundo todo está contra nós.
    Beijos e obrigado pela visita.

    Ariba:
    Sim, muito paizinhos voltavam lá sem dúvida. E devemos mesmo agradecer esses pais que ainda se preocupam.
    Alonga-te à vontade amiga.
    Beijos

    Gata Verde:
    Como é que sabes isso? E mais importante que isso, como é que gozo com o Rafeiro sobre o facto de saberes isso?
    Beijos

    ResponderEliminar
  9. Pois é eskisito, mas muitos papás só se interessam por ter uma desculpa para reclamar com os professores, queram lá saber se os filhos mereceram a reprimenda ou não. Por acaso tenho sorte, alguns dos "meus" papás até são daqueles que ainda dizem "tu vê lá, respeita a professora, que ela não me diga que foste mal educado, ouviste?"... Mas confesso... São poucos...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  10. Ultimamente, tenho adorado a maneira como terminas os teus textos.
    Não menosprezando o restante texto, claro está.
    Mas as tuas "saídas de cena"andam absolutamente diabólicas!!

    ResponderEliminar