quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Quase tão bom como saber lavar as mãos.

Estava eu hoje a folhear um jornal (mentira, que eu só leio os títulos online e depois digo isto para parecer inteligente) quando me deparo com o seguinte título: Portugal não deverá ter segunda onda de Gripe A.
Eu não sei se sou só eu a pensar nisto, mas quando é que houve a primeira vaga? Eu lembro-me do pânico generalista criado pela máquina, dos noticiários abrirem com mais um caso de Gripe A em Caranguejeira de Baixo, com imagens de máscaras e de senhoras de idade aos berros porque o sistema de saúde é sempre a mesma coisa. Ora, se isso foi a primeira vaga, preciso de números. Até agora, estima-se que "perto de dois milhões de portugueses tenham tido gripe, o que significa que não haverá muito mais gente susceptível de ser infectada. Estima-se? O que quer dizer isso? É que se for mesmo dois milhões, isso foi à grande e à francesa. Um quinto da população. Agora, estimativas...eu nisso sou como o CDS e as sondagens.
Estimo eu que isto seja aldrabice. E como é que eu sei disso? Devido à minha brilhante carreira de educador. Numa das minhas turmas, 10 crianças faltaram devido a suspeita de Gripe A. Dessas, apenas tivémos um caso confirmado. Ou seja, em cada 10, apenas 1 foi confirmado. Contudo, nas justificações de faltas de todas as dez apareceu como razão para essa falta a contaminação com o H1N1. E assim se fazem estatísticas. A crer neste facto, estes dois milhões resumem-se a dois mil casos confirmados. E, considerando que, segundo o OMS, esta seria uma das mais mortais epidemias de todos os tempos, quantos mortos temos afinal entre esses "dois milhões" de infectados? 106. Sim, isso mesmo, 106. Devido exclusivamente à Gripe A? Não. São mortes relacionadas com o vírus. Que é como quem diz, não se sabe bem do que morreram, por isso, escreve-se a epidemia da moda no óbito. O cirurgião deixou uma esponja no intestino, provocando sérias complicações e morte do paciente? Culpem a Gripe A. O doente ao qual não foi detectada uma pneumonia porque os serviços de saúde estavam cheios de hipocondríacos? Culpem a Gripe A. Tudo serve.
Pois bem, deixem que vos diga uma pequena coisa, que a grande maioria de vocês já sabe. Já passámos por não sei quantas epidemias mortais nas últimas décadas. E todas passaram da mesma maneira. E sabem o que é mesmo mortal?

685 pessoas morrem de gripe comum por dia .

5700 pessoas morrem de SIDA por dia.

24000 pessoas morrem de fome todos os dias, dos quais 16000 são crianças.

Segundo os últimos dados, cerca de 100 mil pessoas morreram no Haiti devido ao tremor de terra.

Culpem a Gripe A.