domingo, 27 de setembro de 2009

Coisas que me apoquentam

O meu carro morreu três dias antes de ter sido colocado. Por isso, enquanto ainda não tenho casa em Lisboa, faço o caminho de ida e volta através de não sei quantos meios de transporte todos os santos dias. A princípio, tudo isto me cansava e achava que não iria aguentar o ritmo. Logo me lembrava dos meus tempos de carregar peixe ou carne congelada. E penso na sorte que tenho.
Quero viver por ali. Mas vou fazer tudo para escolher uma casa com calma e pensar em toda a logísitca da coisa com o máximo de ponderação. Porque uma casa não se muda assim de um dia para o outro. Pior, como é que eu transporto os peixes sem os matar? Coisas parvas que me passam pela cabeça...
Para além disso, tenho que comprar um carro. Com calma também, que eu não nado em dinheiro e tenho de comprar usado. E toda a gente sabe que nem tudo o que luz é ouro. E que grão a grão enche a galinha o papo. E que mais vale um pássaro na mão que dois a voar. O que é que isto tem a ver com o carro? Tudo.
Mais notícias se seguirão...se o Sócrates assim o permitir.

sábado, 19 de setembro de 2009

LX

Após lágrimas, revolta e coisas que tais, acabei por ser recompensado. Talvez não como queria. Mas é uma recompensa.
Tal como expliquei no último post, chegámos à fase em que os professores se candidatavam às escolas como se de um emprego se tratasse. Apareceram-me 7 horários na mesma escola. Pensei: Última hipótese. Conseguir ficar colocado e na mesma escola que a Maria. It's a long shot, mas que se lixe. Tentei.
Consegui. Ficámos os dois na Zona Norte de Lisboa, na mesma escola, no mesmo grupo, na mesma vida. A 100 e tal km de casa, a apanhar não sei quantos autocarros e comboios por dia, totalmente estourados e à procura de casa na zona, a pensar em mudanças e outras confusões.
Estou feliz. Mais um ano colocado. Apesar de tudo estou colocado. Apesar de tudo estou onde quero, numa escola a ensinar. Apesar de tudo...

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Concursos, Colocações, Ofertas de Escola e Bolsa de Recrutamento

Este post serve para que os não professores tenham uma pequena (e será sempre pequena) ideia do sofrimento e exaustão mental a que este Ministério expõe os professores desde o final do ano lectivo passado.
Já passámos por duas fases diferentes de concurso. Na primeira fase entraram aqueles professores que fazem parte dos quadros e pouco mais. Na segunda entraram os restos dos quadros e alguns (poucos) contratados.
Claro que tudo isto aconteceu sem datas e sem qualquer conhecimento de número de vagas. Desde o ínicio de Agosto que andamos nisto. E agora, para facilitar mais o suicídio, chegou uma nova forma de concurso: a Bolsa de Recrutamento. Aliás, mentira. Segundo o Valter Lemos, esse iluminado da Educação, no dia 31 de Agosto eram colocados 5500 professores em Bolsa de Recrutamento. Pois...tal não aconteceu. Ah, e que a Bolsa começava a receber horários de escolas no dia 1 de Setembro. Pois...tal não aconteceu.
Soube através de um fórum de professores que, afinal, a Bolsa começava a dia 7. Pois...aconteceu...a partir das 16h. O que invalidou o primeiro dia. Ah, e que os primeiros resultados saíam hoje (dia 9). Pois...tal não aconteceu. Para além disso, deixou de haver listas para que possamos acompanhar a nossa evolução (ou saber se existem colocações com factor C). Conveniente. Ou seja, enquanto a Bolsa durar, pelo que eu sei, todos os candidatos na Bolsa atrás de mim podem ficar colocados e eu ficar em casa a dar em maluco. Assim decidiu o Ministério, que achou ser melhor escurecer o processo em vez de o deixar às claras.
Para além disso, temos as Ofertas de Escola. Encarem isto como uma candidatura a um emprego. Mandam uma proposta com o vosso currículo (neste caso com médias e graduações) e nunca chegam a saber quem entrou, se estava atrás de vós nos concursos. Nada. Novamente, um processo escurecido pelo Ministério, pois no ano passado, em todas as ofertas de escola mandavam um mail a dizer que não tínhamos sido seleccionados e quem tinha sido. Para além disso, são as Escolas que escolhem os critérios a serem pedidos na escolha de professores. Por exemplo, já vi uma escola que tinha um critério giro: ser Bombeiro Voluntário na localidade em questão. Ora, ser Bombeiro, como todos sabem, é essencial para ser professor. Ou isso, ou alguém queira colocar um primo numa escola. Uma de duas.
Agora que já vos fiz um resumo (e garanto que isto é a versão resumida dos concursos) imaginem o que me irrita ver os paizinhos a concordarem com a Ministra, afirmando que a culpa do estado do ensino é dos professores, que são bem pagos demais e não fazem nada. Imaginem o que me irrita o silêncio dos sindicatos nesta altura, em que só os contratados lutam, e esses não têm poder para os eleger, nem para lhes dar tacho. Imaginem o que me irrita o silêncio dos meios de comunicação social, que se preocupam com a cor das cuecas do Ronaldo, mas não se preocupam com uma situação que afecta 50000 portugueses.
Agora, imaginem o que é viverem agarrados a um telefone há mais de 9 dias à espera de um contacto de uma escola. Imaginem o que é esperar um mail com uma colocação. Imaginem o que é não saber onde vão parar, se vão parar, quando vão parar. Imaginem o que é terem de deixar a vossa família num sítio e terem de atravessar meio país para ganhar dinheiro, aturando pais e crianças que já desistiram da escola.
Imaginem o que é viverem assim. E talvez percebam que quando saímos à rua é por algum motivo. Porque estamos fartos de viver assim.
Agora vou ver o meu mail e olhar para o telemóvel até me deixar dormir.

sábado, 5 de setembro de 2009

A selecção e a minha esposa

Ora, ver um jogo da selecção Brasilei... desculpem, da selecção Portuguesa (se é que ainda lhe podemos chamar isso...está bem que se tivermos um bando de velhos cegos e pernetas escolhidos a dedo podemos chamar-lhe uma selecção...mas adiante) com a minha querida esposa é de facto tão bom como ver um dramalhão do caneco. Ela chora, ela ri, ela insulta toda a gente, ela não percebe qual das equipas é Portugal e passa 10 minutos do jogo a insultar os portugueses...
- Querida, Portugal está a jogar de branco...
- Afinal, eles não jogam de encarnado?!
- Não querida, branco...
Mas o grande momento do jogo foi quando ela usou as palavras "coitadinho" e "Ronaldo" na mesma frase. Considerando que ela passa metade da vida a insultar o puto, achei uma tremenda piada a esse pequeno comentário.
O pior é que ela é extremamente racista nos comentários. O que torna a questão difícil tratando-se dos dinamarqueses. Acho que o pior que se pode dizer deles é que escrevem contos infantis. E ela hoje até esteve bastante fraquinha nos insultos.
Claro que faltam uns minutos e Portugal está a perder. E vaticino que isto é para manter. Por isso, meu caro Queiroz, já foste!

quinta-feira, 3 de setembro de 2009